terça-feira, 1 de agosto de 2017

Jogo Da Vida

Cupidos valiosos - exibida há 35 anos, Jogo da Vida era uma comédia rasgada e mostrava a aventura dos personagens em busca de uma fortuna perdida.

Maetê Proença, Paulo Goulart e Glória Menezes
A trama (sucesso no início dos anos 80) foi escrita por Sílvio de Abreu e era inspirada em um argumento chamado As Quatro Marquesas, de Janete Clair. A história se passava em São Paulo e girava em torno do desaparecimento de uma grande fortuna, escondida em estátuas de cúpido feitas em bronze.

Traição e abandono

Norma Geraldy e Glória Menezes 
Jordana (Glória Menezes) era uma mulher simples, alegre e de bom caráter, que ajudou o marido Silas ( Paulo Goulart) a enriquecer com uma rede de restaurantes. Mesmo assim, após 20 anos de casamento, ele abandonou a esposa para viver com a jovem e oportunista Carla Barros ( Maetê Proença), deixando Jordana em uma situação financeira bastante complicada. Para sobreviver, a moça precisou trabalhar e passou a cuidar da simpática e excêntrica velhinha Mena (Norma Geraldy), que havia sido abandonada pela família.

Vida nova!

Norma Geraldy
Em O Jogo da Vida, Norma Geraldy viveu Filomena Madureira, a tia Mena
Dedicada, Jordana caiu nas graças de Mena, que passou a tratá-la como uma filha. A senhora pediu que a moça reconstruísse o pensionato do qual ela foi dona antes de se casar e, quando Mena morreu, a cuidadora herdou quatro cúpidos de bronze. Dentro das estátuas estava guardado 1 milhão de dólares, que resolveria os problemas de dinheiro de Jordana e ajudaria no pensionato.

Em busca da fortuna



Rosamaria Murtinho e Raul Cortez

O problema é que as estátuas desapareceram e Jordana começou uma grande busca pelas peças, que passaram de mãos em mãos, inclusive, dos interesseiros sobrinhos de dona Mena, os vilões Loreta (Rosamaria Murtinho) e Carlito Madureira(Raul Cortez), por quem Jordana se apaixonou.


Gianfrancesco Guarnieri e Glória Menezes

A corrida pelo cúpidos envolveu vários núcleos, mas no final eles acabaram nas mãos de quem realmente os tinha herdados, a batalhadora Jordana, que conseguiu organizar sua vida, terminar a reforma do pensionato e ficou feliz ao lado do simpático Vieira (Gianfrancesco Guarnieri).


Debora Bloch como Livia, filha de Jordana, em sua estreia em novelas.
Mário Gomes era Gero, filho adotivo de Vieira e galã das domésticas do bairro.
Angelina Muniz era Flávia aluna do pensionato e sonhava melhorar de vida.



A veterana Norma Geraldy foi a excêntrica Mena. Abandonada pela família, lutava para reabrir o pensionato e tinha as estátuas cheias de dinheiro. 


Curiosidades


A novela Jogo da Vida, marcou a estreia de nomes famosos da televisão em tramas da Globo como Bia Seidl, Debora Bloch e Eernesto Piccolo. 


A cantora Olivia Nerwton-John fez uma participação especial como atração principal da boate Singçe's Bar e cantou o hit da época, Physical. 


Sílvio de Abreu inseriu o humor na trama aos poucos e o folhetim terminou como uma grande comédia, gênero que consagrou o autor.

Ficha técnica


Emissora:Rede Globo
Exibição: 26/10/1981 a 08/05/1982
Capítulos: 167
Autor: Sílvio de Abreu
Horário: 19h


Texto: Flavia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 904
Memórias
Fotos: Canalviva.globo.com-Memória Globo/Nelson di Rago/Globo-Terra-Globo/Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário