quarta-feira, 2 de agosto de 2017

A Série Sob Pressão


Grande acerto global
Sob Pressão. série exibida semanalmente, conquista a audiência com temática forte e campanhas conscientizadoras.

Inicialmente comparada a séries gringas já consagradas como Plantão Médico e Gre'y Anatomy, a atração da Rede Globo estreou no último mês com a difícil missão de substituir o popular Mister Brau. E conseguiu!Já no episódio de estreia, a obra apresentou um crescimento de 40% em relação a sua antecessora, com 28 pontos de audiência.

Médicos sob pressão

Marjorie Estiano e Julio Andrade
Inspirada no livro Sob Pressão - A rotina de guerra de um médico brasileiro, a obra foca nos dilemas dessas pessoas"Os profissionais da equipe também têm suas histórias pessoais, são humanos, tem problemas...Mas na hora em que estão trabalhando, os problemas deles são pequenos comparados com o das pessoas que chegam naquele hospital", contou Jorge Furtado, responsável pela assinatura final da produção, ao Gshow. Nessa realidade caótica, os próprios personagens acabam buscando métodos para se aliviarem: Evandro (Julio Andrade) precisa de remédios para dormir e Carolina (Marjorie Estiano) se auto-mutila. "O auto-flagelo serve para ela dar conta de algo da sua cabeça. É uma angústia imensa e, através desse mecanismo, ela tira o foco de si", contou a atriz ao site da Globo.
  
Ícaro Silva e Marjorie Estiano são os reforços do Dr. Evandro (Júlio Andrade )

Temáticas fortes

Questões impactantes como violência sexual, corrupção e tráfico de drogas também servem para prender ainda mais o telespectador, que muitas vezes identifica elementos da realidade na produção. 
Bruna Griphao
Logo no segundo episódio, por exemplo, Sob Pressão exibiu a história de Michele (Bruna Griphao), uma jovem que foi abusada pelo próprio pai e tentou se suicidar após o fato. O embate entre ciência e religião e o direito de um paciente a encarar ou não um tratamento também são amplamente discutidos e foram parar nos trending topics do Twitter quando a obra exibiu uma paciente recusando a cirurgia para não perder a voz!Fora isso, o sistema fraudulento dentro do próprio hospital (que recebe equipamentos superfaturados) também fizeram sucesso com o público, que vibrou "até que enfim, uma série mostrando a cara do Brasil, comentou uma internauta.

Campanha sociais

Além de entreter, Sob Pressão serve como uma prestação de serviço à sociedade. Os seus capítulos já alertaram sobre a importância da denúncia em casos de agressões sexuais e ressaltaram outro problema bastante perturbador: o tráfico de mulheres. Fora isso, uma campanha a favor da doação de órgão foi feita em um dos episódios mais emocionantes. Nele, uma mãe autoriza a doação de órgão do filho (que sofreu morte cerebral) no momento em que descobre que essa era a vontade dele!.

Almas doentes - Sob Pressão, nova série da Globo, mostrará como os médicos lidam com a crise no sistema de saúde, se apaixonam e curam as cicatrizes de seus passados.

Julio Andrade como Dr Evandro
Em um hospital público do Rio de Janeiro, que enfrenta sérios problemas de infraestrutura, uma equipe de médicos tem que fazer  impossível para salvar a vida de pacientes em estado grave. Entre os desafios que testam os limites dos profissionais de saúde, estão dois médicos que se apaixonam e, através de suas profissões, procuram a cura para suas almas doentes. Esse será o ponto de partida de Sob Pressão, nova série da Globo que estreia dia 25 de julho e conta com grande elenco. O casal principal será formado por Dr. Evandro (Julio Andrade), um importante cirurgião que perdeu a esposa, Madalena (Natália Lage), durante um de seus turnos. Atormentado pela culpa, ele se afunda no trabalho e se torna viciado em medicamentos.
Marjorie Estiano como Dra. Carolina
Já Dra. Carolina (Marjorie Estiano), uma cirurgiã vascular que possui misteriosas marcas pelo corpo, usa a religião para encontrar equilíbrio e tentar superar os traumas da infância.Juntos na missão de salvas vidas, os dois buscarão salvar a si mesmos.

Ícaro Silva como  Dr. Paulo 
Ícaro Silva, que faz o Dr. Paulo e foi o primeiro namorado da Dra.Carolina.

Retratos dos pacientes

Durante a trama serão mostrados casos de alguns pacientes muitos deles inspirados em acontecimentos reais. A equipe se baseou livremente no livro Sob Pressão: A Rotina de Guerra de um Médico Brasileiro, escrito por Marcio Maranhão. Além disso, a série contará cm participações especiais como Matheus Natchergaele, Paulo Milkos, Zezé Mota, entre muitos outros.

Bruno Garcia
Décio (Bruno Garcia) É clínico geral e um excelente funcionário, porém não revela nada de sua vida pessoal.

Talita Castro e Heloísa Jorge
Kelly (Talita Castro) técnica de enfermagem e Jaqueline (Heloísa Jorge) enfermeira, as duas procuram cuidar dos pacientes e auxiliar os médicos com muito carinho.

Pablo Sanábio
Charles (Pablo Sanábio),médico residente. O jovem, embora seja iniciante, é muito inteligente e esforçado.

Alívio cômico

Orã Figueiredo
O respiro da série acaba ficando por conta de Orã Figueiredo,(anestesista) que vive uma situação inusitada. "Ele tem uma vida complicada, porque tem duas noivas e uma não sabe da outra. Isso gera um humor para a série".

Tatsu Carvalho
Rafael (Tatsu Carvalho) neurocirurgião, homem misterioso que guarda diversos segredos.

Stepan Nercessian
Samuel (Stepan Nercessian)Diretor do hospital, faz negociações duvidosas. e muitas vezes não consegue oferecer recursos para sua equipe.

Conselho de enfermagem critica a obra

Sob Pressão sofreu críticas do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. Em carta aberta, a associação informou que "a emissora transmite uma imagem equivocada sobre a dinâmica das equipes de atendimento, menosprezando profissionais elementares no cuidado prestado à população Esperamos que o canal reavalie a obra, atribuindo a enfermagem a devida valorização e reconhecimento", ressaltou. 
Andruca Waddington
"Ficção e realidade se misturam de alguma maneira. As histórias são livremente inspiradas em fatos reais", destaca Andruca Waddington, diretor da obra, ao Gshow.

Texto: Luana Rodrigues

Publicado na revista Guia da TV n/n 538 ano 11, 21 de julho de 2017 e TV Brasil n/n 907
Fotos:Maurício Fidalgo/Globo.-Cultura - Estadão-TV Foco-gshow.globo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário