quarta-feira, 6 de setembro de 2017

A Indomada


Ninguém segura essa mulher! Com uma mistura de Nordeste com Europa, A Indomada laçou o coração do Brasil!Oxente, my god! - ousou ao misturar o nordeste brasileiro com costumes ingleses e conseguiu uma boa mistura de drama e comédia.


Claudio Marzo e Eva Wilma
Há 20 anos, A Indomada agitava o horário nobre da Rede Globo com uma inusitada trama cheia de elementos do realismo fantástico. A história de Aguinaldo Silva se passava na fictícia cidade de Greenville, no litoral do nordeste brasileiro, região que havia sido invadida pelos ingleses no século 19 e, por isso, seus moradores tinham fortes e curiosas influências estrangeiras. Greenville entrou em declínio com a partida dos ingleses e a explosão da usina, que produzia açúcar e aquecia a economia do local. A fictícia cidade de Greenville, localizada no nordeste do Brasil, misturava costumes ingleses e nordestinos. No passado, havia sido uma cidade rica e ainda mantinha o poder nas mãos da poderosa família Mendonça e Albuquerque, proprietárias da usina Monguaba. Por ser uma família tradicional, eles não tinham nenhum tipo de relação com pessoas de poucas posses.

Paixão Proibida

Carlos Alberto Riccelli e Adriana Esteves
Apesar da decadência, os moradores nunca perderam 'a pose', principalmente a família Mendonça e Albuquerque, que mandava na região. A trama girava em torno de interesses e de um amor proibido.Eulália de Mendonça e Albuquerque (Adriana Esteves) se apaixonou por Zé Leandro (Carlos Alberto Riccelli), cortador de cana da usina.  Sua família conservadora tratou de acabar com esse amor e nunca deixou que eles ficassem juntos. Ameaçado, Zé foi embora  de Greenville, deixando a amada grávida,mas prometeu voltar para fugir com Eulália e cuidar da filha que ela ela estava esperando.

Quinze anos depois

Leandra Leal e Adriana Esteves
Com uma pequena fortuna que conseguiu garimpando, Zé voltou para fugir com Eulália que, nessa época, cuidava sozinha de sua filha, Lúcia Helena (Leandra Leal).Mas a fuga foi descoberta por Pedro Afonso (Cláudio Marzo), irmão de Eulália, que boicotou o bote em que a família estava ,fazendo com que o barco afundasse e, dessa tragédia, só Helena (Leandra Leal) sobreviveu.

Pedro perde sua fortuna

Cláudio Marzo e Eva Wilma
Helena (Leandra Leal) foi morar com Pedro e a esposa dele, Altiva (Eva Wilma), mas era maltratada por eles. Algum tempo depois, o forasteiro Teobaldo (José Mayer), que era apaixonado por Eulália, ganhou a fortuna de Pedro em uma aposta e prometeu devolver o dinheiro a Helena se a mesma se casasse com ele quando atingisse a maioridade.



Leandra Leal e Adriana Esteves

Ela acabou aceitando. Helena, então, foi estudar na Europa e voltou amadurecida, anos depois (na pele de Adriana Esteves) para cumprir o acordo. Corajosa, ela retornou cheia de planos para Greenville,e se apaixonou de verdade por Teobaldo (José Mayer). Os dois enfrentaram tudo e todos para ficarem juntos, venceram os poderosos.

Amor verdadeiro
José Mayey e Adriana Esteves 
Por acaso do destino, Helena (interpretada por Adriana Esteves nessa segunda fase), e Teobaldo (José Mayer) acabaram se apaixonando de verdade. Cheia de ideais,a moça decidiu reabrir a usina Monguaba , que anteriormente havia sido fechada por seu tio. 
 
Eva Wilma
Altiva (Eva Wilma), que estava tramando a morte da sobrinha, tentou matá-la, mas acabou provando do próprio veneno e morreu.

Adriana Esteves e José Mayer
Os dois enfrentaram tudo e todos para ficarem juntos, venceram os poderosos e terminaram felizes e com um casal de filhos gêmeos.


Luiza Tomé
A fogosa Scarlet Mackenzie Pitiguary, a primeira dama da cidade;
Adriana Esteves
Lúcia Helena, a grande 'indomada' da trama, mocinha decidida e guerreira:
Eva Wilma
Eva Wilma foi um dos destaques da história na pele da malvada Altiva; 
Seltton Mello
Emanuel era um garoto especial, que no final virou anjo e voou pela cidade;

Maria Fernanda Cândido
Maria Fernanda Cândido, ainda desconhecida, aparecia na abertura da trama.

Você sabia?

Os personagens misturavam o sotaque nordestino com hilárias expressões em inglês, que viraram moda. Altiva, uma das maiores vilãs da telinha, usava muito Well, Oxente, my God! e Tudo all right. E mais: quem aparecia na abertura da novela correndo era Maria Fernanda Cândido que fez assim sua estreia na TV. Depois anos depois, ela se consagrou em Terra Nostra e, em 2000, foi considerada a mulher mais bonita do século em uma votação feita pelo Fantástico.

Ficha Técnica

Emissora: Globo
Capítulos: 203
Autor:Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares
Exibição: 17/02/1997 a 20/10/1997 às 20h

Texto: Vitória Palmejani/Colaboradora
Flávia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 909
Memória
Fotos: Reprodução/Conta MaisLucas Novelas/Memória da Globo/Cenapop - Uol - Terra-Nilson Xavier-Gshow - Globo.Bol Noticias - Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário