quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Deus Nos Acuda

Satirizando a corrupção
Trama de Deus nos Acuda seria perfeitamente atual se fosse exibida nos dias de hoje e abordasse a política brasileira...
Cláudio Correia e Castro e Dercy Gnçalves
Se atualmente a política do Brasil está caótica, com infinitos casos de corrupção, há 25 anos a situação não era muito diferente e foi exatamente este assunto que inspirou, de foram bem humorada, o autor Silvio de Abreu a escrever a novela Deus nos Acuda, exibida com sucesso no horário das 19h e que atingiu a surpreendente audiência de 40 pontos.

Difícil missão no céu 



Dercy Gonçalves e Cláudio Correia e Castro 
A trama mostrava o profundo  desgosto de Deus com o Brasil, que estava mergulhado em lama e na desonestidade da classe política. O Todo Poderoso, então, recrutou a anja Celestina (Dercy Gonçalves) para uma missão difícil: transformar um brasileiro com desvio de caráter em um cidadão honesto e que seguisse o caminho do bem. Celestina contou com a ajuda de outro anjo, Gabriel (Cláudio Correia e Castro), e escolheu para 'regenerar' Maria Escandalosa (Cláudia Raia), uma bela mulher que, junto com seu pai vivia só de trambiques e de aplicar golpes nos inocentes.


Marieta Severo

Marieta Severo interpretou a grande vilã da trama, Elvira. Ambiciosa, ela era apaixonada pelo milionário Otto (Francisco Cuoco) e só fez maldades.


Glória Menezes
Baby era uma mulher alto astral, que pensava só em viagens e casamentos.

Curiosidades

Jeitinho brasileiro 


A novela fazia uma crítica à sociedade, que na época vivia a fase do impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. O tal 'jeitinho brasileiro' era sempre retratado nas cenas e o 'núcleo do céu', com os departamentos celestiais, satirizava as repartições publicas do País. 

Romance na vida real 

Cláudia Raia e Edson Celulari
Apesar da abordagem política, Deus nos Acuda também teve seus amores. Maria Escandalosa, por exemplo, se apaixonou pelo milionário Ricardo Bismark (Edson Celulari), se regenerou e depois terminaram juntos! Na vida real os atores também se 'entenderam' e, pouco tempo depois, se casaram. Cláudia Raia e Edson ficaram juntos por 17 anos e tiveram dois filhos: Enzo e Sophia. O casamento chegou ao fim em 2010.

'Tudo na chon'

A saudosa Dercy Gonçalves tinha 86 anos quando fez a novela e contou com uma ajudinha para suas falas. A comediante usava um ponto eletrônico para ouvir seu texto, mas claro que sempre rolava aquele improviso desbocado típico de Dercy e que tanto agradou os telespectadores. 
Aracy Balabanian e Marcello Novaes
Outra curiosidade desta trama foi a volta da impagável Dona Armênia, mas uma vez vivida pela talentosa Aracy Balabanian e que, assim como em Rainha da Sucata, foi um enorme sucesso.Dona Armênia retornou e era a mesma surperprotetora com as suas 'filhinhas'.

Cheia de lama

A abertura da trama é, até hoje, considerada uma das melhores da teledramaturgia. Ao som do clássico Canta Brasil, mostrava um mar de lama invadindo uma requintada festa da alta sociedade. O barro se transformava em um redemoinho que engolia tudo e escoava por um ralo que virava o contorno do mapa do Brasil. Bem sugestivo.!

Texto: Flávia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 912
Memória
Fotos: gshow.globo.com-Visitar Visualizar imagem-Globo/Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário