terça-feira, 28 de novembro de 2017

A Minissérie O Grande Sertão:Veredas

A volta de um clássico

Minissérie O Grande Sertão:Veredas foi uma das maiores produções da década de 80 e será reprisada pela primeira vez, e  reexibida 32 anos após sua estreia, pelo canal Viva, a partir do dia 18 de dezembro!
Literatura na telinha

Tony Ramos e Bruna Lombardi em O Grande Sertão: Veredas
Na história - baseada no clássico livro de Guimarães Rosa - que fez sucesso na Globo, em 1985, a narrativa se passava no começo do século 20, no sertão de Minas Gerais, e girava em torno das lutas dos jagunços que buscavam uma vida melhor. Riobaldo (Tony Ramos) era o protagonista da atração . Isso acaba despertando uma grande amizade com Reinaldo/Diadorim (Bruna Lombardi) . Valente e destemida, Diadorim fingia ser homem e se misturou com o bando de jagunços para fugir da triste sina da mulher sertaneja, sempre infeliz e tratada de forma marginalizada pelos homens e pela família.
Bruna Lombardi e  Rubens de Falco em O Grande Sertão: Veredas
Diadorim e o líder, Joca Ramiro, interpretado pelo saudoso Rubens de Falco,verdadeiro mito entre aqueles homens, que logo começa a mostrar certa confiança por ele, e o apelida de Tatarana. O laço entre os dois faz com que Riobaldo mude de lado na guerra, passando para o bando de Joca Ramiro (Rubens de Falco).Isso dura pouco tempo, já que Riobaldo logo perde seu líder: Joca Ramiro acaba sendo traído e assassinado por Hermógenes, um dos seus companheiros. Riobaldo jura vingança e persegue Hermógenes e seus homens por toda aquela árida região. 

Tarcísio Meira em O Grande Sertão: Veredas
Tarcísio Meira era o cruel jagunço Hermógenes, que traiu o bando e assassinou o líder do grupo.Numa emboscada, Joca é assassinado por Hermógenes (Tarcísio Meira), a quem Riobaldo jura vingança. No embate final entre eles, Riobaldo consegue matar Hermógenes, mas Reinaldo/Diadorim acaba morto. 

Emoções em cena
Bruna Lombardi em O Grande Sertão: Veredas
A forte afeição que Riobaldo sentia por Diadorim perturbou o sertanejo durante toda a história, mesmo assim, ele manteve essa relação de amizade muito próxima. Somente no final, após a morte de Diadorim em uma sangrenta batalha, é que o moço descobre que seu grande amigo, na verdade, era uma linda mulher! A descoberta acontece quando o jagunço prepara o corpo do companheiro para ser enterrado. A cena é uma das mais emocionantes da história da teledramaturgia.

Yoná Magalhães em O Grande Sertão: Veredas
Yoná Magalhães interpretou a beata e sofrida Maria Mutema, uma de suas grandes personagens.
Sebastião Vasconcelos em O Grande Sertão: Veredas
Solano Candelário, vivido por Sebastião Vasconcelos.

Curiosidades

Para viver o valente Riobaldo, Tony Ramos emagreceu na época oito quilos e teve aulas de tiro, equitação e rastejamento militar. E o ator contou ao site da Globo que relutou em aceitar o papel... "Eu, o Riobaldo jagunço? Tenho inglês, italiano, espanhol e português na família.Não vou convencer !", disse Tony na época. O diretor, Walter Avancini, porém, discordou e não abriu mão do artista. Já Bruna Lombardi tem em Diadorim um de seus trabalhos mais especiais e ganhou muito destaque após a minissérie. Tanto que, na sequência, protagonizou Memórias de um Gigolô, com Lu e, em 1987, a novela Roda de Fogo, quando viveu a juíza Lúcia.

A trilha sonora foi composta especialmente para a produção pelo maestro Júlio Medaglia que passou dias em Paredão de Minas (MG) para captar o clima do sertão. 

Os números da produção são impressionantes, principalmente para a época em que foi realizada a trama: cerca de duas mil pessoas participaram do projeto. As gravações demoraram 90 dias e foram realizadas na cidade de Paredão de Minas, no sertão de Minas Gerais. Segundo informações do site Memória Globo, durante a realização do trabalho foram consumidas uma tonelada de fruta por semana: um boi por refeição; 13 mil copos de água, além de oito dúzias de base para maquiagem semanais e 50 litros de sangue cenográfico!



A Minissérie 'Grande sertão: Veredas' revelou Bruna Lombardi na televisão.


Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Exibição: 18/11/1985 a 20/12/1985
SAutor: Walter George Durst
Horário: 22h15
Capítulos: 26.

Texto: Flávia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 920
Memória
Foto: Bruna Lombardi-Beleza Rara-blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário