segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Zezé Polessa

Zezé Polessa
Da medicina à telinha
Zezé Polessa é um dos destaques da novela A Força do Querer, na pele da 'espevitada' Edinalva, mãe de Ritinha.

Com a autoestima lá em cima, Edinalva proporciona momentos mais leves à tensa novela de Gloria Perez e é responsável pelo lado cômico da trama das 21 h. E Zezé Polessa é isso mesmo, uma atriz versátil que vai do drama à comédia com o mesmo talento. Por muito pouco, porém, a televisão não perdeu Zezé para os consultórios médicos.É que, inspirada em um tio, a atriz fez faculdade de medicina. "Ele fez uma cirurgia na minha mãe e eu, aos nove anos, achei que ele tinha salvado ela. Então, se tornou o meu herói", disse Zezé no Encontro.

Médica formada



Zezé Polessa

Maria José de Castro Polessa, cujo nome artístico é Zezé Polessa, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de setembro de 1953 é uma médica e atriz brasileira.Mas quando já estava no 4º ano do curso, Zezé se encantou pela arte de interpretar ao participar de um grupo de teatro. Mesmo assim, a moça continuou a faculdade, se formou médica e chegou a fazer residência!


A primeira vez na TV

1978 - Dancin Days

Zezé Polessa na novela Dancin Days
A estreia nos palcos aconteceu em 1973, na peça Drácula. Em 1978 ela apareceu pela primeira vez na TV, em Dancin Days e voltou ao teatro, só retornando à telinha em Partido Alto (1984) para seguir carreira frente as câmeras e viver os mais diversos papeis.

1984Partido Alto 


Versatilidade

Entre seus personagens de destaque estão Dancin Days como Berrita, a Naná, de Top Model,  Amapola, de Porto dos Milagres .Zezé também fez várias minisséries com Hilda Furacão, Amazônia, entre outras. Um grande talento!


1989 -  Top Model
Zezé Polessa na novela Top Model
Em 1989, Zezé Polessa estreou na Globo dando vida a fiel escudeira de Gaspar Kundera na trama da novela Top Model, do autor Antônio Calmon. 

1998 - Hilda Furacao



Zezé Polessa na minissérie Hilda Furacão
"Hilda Furacão" foi uma das minisséries mais faladas da TV. Hilda Furacão narra a vida de uma socialite que escandaliza a sociedade mineira dos anos 1950 e 1960 ao se transformar em meretriz.

1995 - Explode Coração

Zezé Polessa na novela Explode Coração
É uma perua típica representante da sociedade emergente. Implica com os cianos por seus costumes, barulho, festas, e danças.

1996 - Salsa e Merengues
Zezé Polessa na novela Salsa e Merengues

Valentim (Marcos Palmeira)é o amante latino que enlouquece Marinelza (Zezé Polessa), uma senhora casada que brinca com o perigo.

2001 - Porto dos Milagres

Zezé Polessa na novela Porto dos Milagres

Amapola Ferraço (Zezé Polessa) adora grifes e balangandãs mas a falta de senso  mistura cores e cortes de cabelos, criando um estilo bem particular. É tida como fútil e desligada mas, no fundo, é uma mulher muito inteligente e pragmática.


2011 - Cordel Encantado


Zezé Polessa na novela Cordel Encantado
Em Cordel Encantado, Zezé Polessa interpretará Ternurinha, a primeira-dama da cidade. Ela é casada com Patácio Peixoto, o prefeito, interpretado por Marcos Caruso.


2012 - Salve Jorge
Zezé Polessa na novela Salve Jorge
Em Salve Jorge, como a turca Berna, atormentada com a adoção da filha.

2014 -  Império



Zezé Polessa e Tato Gabus Mendes na novela Império
Interpretam casal politicamente incorreto em Império, novela da Globo. Zezé Polessa será Magnólia,mãe de Marina Ruy Barbosa e interpretará uma caipira repaginada. "Ela sai do interior para o Rio e, após ganhar uma grana, mudará o visual. Sem perder o jeito caipira", disse Zezé Polessa  a colunista Patricia Kogut, do jornal carioca O Globo.


2016 - Liberdade, Liberdade

Zezé Polessa na novela Liberdade Liberdade

Zezé Polessa é uma mulher misteriosa e mística, chamada de bruxa. Vivendo na mata,  ela desperta curiosidades e muito medo nos moradores de Vila Rica.

2017 -  A Força do Querer

Zezé Polessa na novela A Força do Querer
Dona Edinalva e seu Abel ( Tônico Pereira ) são como gato e rato: os dois vivem brigando e implicando um com o outro e se a mãe de Ritinha sozinha já faz o público rir, quando junta com o pai de Zeca então. Ninguém segura a dupla.

Na telinha

1978 - Dancin Days
Berrita
1984 - Partido Alto
Amapola
1998

Hilda Furacao
1989 - Top Model
Naná
1995 - Explode Coração
Mila
1998 - Salsa e Merengues
Marineiza
2001 Porto dos Milagres
Amapola
2011 - Cordel Encantado
Ternurinha
2012 - Salve Jorge
Berna
2014 -  Império
Magnólia
2016 - Liberdade Liberdade
Ascensão
2017 -  A Força do Querer
Edinalva

Texto: Flavia Serra

Publicado na revista TV Brasil n/n 916



Fotos: Noticias da TV-Uol-Fotografia-As Estrelas-blogger-Viva-Globo-João Cotta/Globo-VIX-TV Globo-Rede Globo-Renato Rocha Miranda-http://gente.ig.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário