segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Marieta Severo

 Marieta Severo
Brilhante em todas as áreas
Com mais de 50 anos de carreira, Marieta Severo sempre mostrou sua versatilidade na telinha, no cinema e no teatro!
Ela viveu uma das personagens mais queridas do Brasil, a Dona Nonê, de A Grande Família e, agora, em menos de um mês no ar é odiada como a vilã Sophia, de O Outro Lado do Paraíso. Aliás, as megeras são marcantes na trajetória da atriz de 71 anos, que já fez várias delas e de forma brilhante.Longe das novelas há mais de uma década, Marieta Severo não pensou duas vezes antes de aceitar o desafio de viver a megera Fanny na novela global das 11.Foram cinco meses de férias entre o fim de A Grande Família, em setembro passado, e a pré-produção de Verdades Secretas, iniciada em março. Tempo bastante para a atriz deixar de vez os vestidos floridos e os cozidos da querida Dona Nenê. E quem vê os mandos e desmandos de sua "absoluta" no folhetim também já percebeu que Marieta se recriou completamente. "Não acredito muito nisso de deixar a imagem descansar", comentou a estrela.
Marieta debutou como atriz no teatro, aos 18 anos, na peça Feitiços de Salém (1965), e está completando  50 anos de carreira, mas não se preocupa com comemorações. Para ela, estar gravando ou nos palcos é a melhor forma de brindar às décadas de trabalho incríveis e personagens memoráveis.

Do balé para o teatro

Filha de um advogado e de uma professora, Marieta sonhava em ser bailarina e estudou balé clássico por um longo período, mas aos 16 anos conheceu o curso de teatro do Tablado e acabou mudando seus planos. Encantada pelo palco e determinada, resolveu que seria mesmo atriz.Com 19 anos, a moça fez sua estreia no cinema e no teatro. A protagonista da peça em que a jovem atuava era Eva Wilma, que logo notou o talento da garota e a indicou para a novela O Kheik de Agadir, na Globo, em 1966.Na trama, Marieta vivia a princesa Éden, que no final foi revelada como o misterioso assassino Rato, um dos personagens centrais da história.

A Grande Família

Marieta Severo como a querida Dona Nenê, em A Grande Família.
Na sequência a atriz fez duas velas na Tupi, e retornou para a Globo, onde se transformou em uma das atrizes mais presentes da nossa teledramaturgia. Entre 2001 e 2014, ela deu vida à carismática Nenê e somente em 2015, retornou às novelas como a ambiciosa empresária Fanny, no grande sucesso Verdades Secretas.
Marieta Severo como a perversa Fanny de Verdades Secretas


1966 O Kheik de Agadir

 Marieta Severo como a  princesa Éden  em O Sheik de Agadir
A atriz de 68 anos,sonhou em ser bailarina mas escolheu a arte de representar aos 16 anos,e tem uma carreira longeva e repleta de tipos distintos. A dedicação ao ofício se fez presente no teatro, no cinema e na TV, onde estreou na novela O Kheik de Agadir, em 1966.


1967 - O Homem Proibido


Marieta Severo como Thana de O Homem Proibido
Thana (Marieta Severo não queria dividir o amor de Damian (Carlos Alberto) com ninguém.


1983Champagne


Marieta Severo como a frágil Dinah  de Champagne.
Um dos primeiros trabalhos  da atriz na TV foi em Champagne (1983), na Globo, em que deu vida à Dinah, uma mulher bonita, frágil e hostilizada pelo marido, Zé Brandão (Jorge Dória). A personagem era rica, tinha tudo o que o dinheiro podia comprar, mas era absolutamente infeliz.  

1983 - Bandidos da Falange


Marieta Severo e Betty Faria, como Denise de Bandidos da Falange

A trama começa em 1975, quando Paulo Alberto (Nuno Leal Maia), considerado o último bandido romântico do Rio de Janeiro, é morto após um assalto, durante um tiroteio com a polícia. Ele deixa a mulher, Denise (Marieta Severo), com quem tem dois filhos, e a amante, Marluce (Betty Faria).

1984Vereda Tropical 

Maria Zilda Bethlem e Marieta Severo  como Catarina de Vereda Tropical
Em Vereda Tropical (1984), veio uma mudança de perfil ao estilo 'da água para o vinho'. Na trama das 19h, a artista interpretou Catarina, dona de personalidade forte e esnobe, que não se conformava com a linha de produtos baratos que era sucesso na empresa de sua família. 

1985Ti Ti Ti

 Luis Gustavo, Marieta Severo e Cássio Gabus Mendes, como Suzana de Ti Ti Ti
Divertiu o público na pele da Suzana da primeira versão de Ti Ti Ti (1985), com  Luis Gustavo e Cássio Gabus Mendes

1989Que Rei Sou Eu?
 Marieta Severo como Madeleine Bouchet de Que Rei Sou Eu?
Foi a revolucionária Madeleine Bouchet em Que Rei Sou Eu? (1989). Coube a Marieta encenar a história de Madeleine, a única mulher do engraçado reino de Avilan que sabia escrever e que tinha ideias próprias.Corajosa e feminista, defendia suas opiniões com dignidade e firmeza.


1994 - Pátria Minha

Marieta Severo, Tarcísio Meira e Vera Ficher como Loretta, de Patria Minha
A atriz atuou em Pátria Minha (1994) como a Loretta, muito conhecida por seu lado chique. Dona de uma boutique, era inteligente e divertida, embora estivesse sempre em pé de guerra com o tio Raul (Tarcísio Meira), de quem era dependente economicamente.

1995Carlota Joaquina 

Eliana Fonseca e Marieta Severo como a rainha Carlota Joaquina
A fogosa rainha Carlota Joaquina, com Eliana Fonseca no filme Carlota Joaquina (1995).

2000Laços de Família
 Marieta Severo como Alma Flora de Laços de Família
Marieta Severo estava afastada dos folhetins desde Laços de Família (2000), em que interpretou a autoritária Alma Flora. Na trama  Laços de Família - um grande sucesso no ano 2000 - Marieta era a milionária e chique Alma, a tia autoritária de Edu (Reynaldo Gianecchini) e Estela (Júlia Almeida). Casada com o mulherengo Danilo (Alexandre Borges), Alma era traída pelo marido, mas nem por isso 'baixava a guarda', sempre se achando superior a tudo e a todos.

2004Cazuza-O Tempo Não Para

 Reginaldo Faria e  Marieta Severo como Lucinha de Cazuza  O Tempo nao Para
Foi comovente Lucinha Araújo no filme Cazuza-O Tempo Não Para  (2004) junto de Reginaldo Faria, onde conta a vida do filho Cazuza.

2007As Centenárias 


 Marieta Severo e Andréa Beltrão como Socorro de As Centenárias 
Ao lado da amiga Andréa Beltrão na peça As Centenárias (2007), dirigida por Aderbal Freire-Filho. Marieta Severo e Andréa Beltrão são amigas há 20 anos. Elas já contracenar. Socorro (Marieta Severo) e Zaninha (Andréa Beltrão) iniciam ainda jovens uma forte amizade. Elas encontram personagens como o mítico cangaceiro Lampião, um coronel traído e uma viúva inconsolável.

2001/2014 - A Grande Família

 Pedro Cardoso, Guta Stresser, Vinícus Moreno, Lúcio Mauro Filho,Marieta Severo  e Marcos Nanini como Dona Nenê A Grande Família
Durante 14 anos, brilhou como a mãezona Nenê, ao lado dos amigos  Pedro Cardoso, Guta Stresser, Vinícus Moreno, Lúcio Mauro Filho  e Marcos Nanini, no elenco da segunda versão de A Grande Família. Em 2001, a atriz abraçou a ideia de entrar em um seriado e fazer um tipo popular em A grande Família. Gente como a gente, Dona Nenê era querida pelos telespectadores e foi responsável por aproximar Marieta ainda mais de grande público. O sucesso foi tanto que a atração emendou uma temporada na outra, até chegar ao fim, no ano passado.

2015Verdades Secretas

Camila Queiroz,Marieta Severo e  Rainer Cadete de Verdades Secretas
Agora, completamente 'despida' da amada Nenê, a veterana artista quis se reinventar e encarou com entusiasmo a polêmica e inescrupulosa Fany, de Verdades Secretas (2015), totalmente o oposto de sua personagem mais famosa. E o resultado já é reconhecido por público e crítica, provando que Marieta tem talento de sobra para fazer - e muito bem - qualquer papel que apareça.A atriz arrasa como Fanny Richard em Verdades Secretas (2015).

2017 - O Outro Lado do Paraíso



Marieta Severo como Sophia do O Outro Lado do Paraíso
Marieta Severo vai viver Sophia, a vilã ambiciosa e cruel na próxima novela das 21h, “O Outro Lado do Paraíso". A nova trama de Walcyr Carrasco estreia em 23 de outubro na TV Globo. Sophia é uma mulher sem escrúpulos. Além de internar. Além de internar a nora Clara (Bianca Bin) em uma clínica psiquiátrica, para poder ficar com as terras dela, rejeita e menospreza a filha caçula Estela (Juliana Caldas), que tem nanismo.

Você sabia?

Mariea Seero e Chico Buarque
Marieta foi casada com Chico Buarque por 33 anos. Os dois tiveram três filhas, Sílvia, Helena e Luisa e são grandes amigos.


É avó carinhosa de Irene, Francisco, Clara, Cecília, Leila e Lia. Atualmente, vive um lindo relacionamento com o diretor Aderbal Freire-Filho. E com a amiga Andréa Beltrão toca o Teatro Poeira, no Rio.

 Chico Buarque, Marieta Severo, a filha Luísa e a neta Clara
 Chico Buarque, a filha Luísa e a neta Clara prestigiaram a primogênita da estrela, Silvia, na peça Amadeus, em 2010.

 Marieta Severo e a filha Helena
 Ela e a filha Helena no no camarim da peça Saltimbancos em 1977
 Aderbal Freire-Filho e Marieta Severo
O diretor teatral Aderbal Freire-Filho, marido de Marieta: parceria no teatro e na vida.


Na telinha

1966O Kheik de Agadir
Princesa Éden
1967 - O Homem Proibido
Thana
1983 -  Champagne
Dinah Brandão
1983 - Bandidos da Falange
Denise 
1984 - Vereda Tropical
Catarina Salgado
1989 - Que Rei Sou Eu? 
Madeleine Bouchet
1994 - Pátria Minha
Loretta
1995 - Carlota Joaquina 

Carlota Joaquina 
Loretta Pellegrini
2000 - Laços de Família
Alma Flora
2004 - Cazuza-O Tempo Não Para
Lucinha
2001 -/2014 - A Grande Família
Dona Nenê
2007 - As Centenárias 
Socorro
2015 - Verdades Secretas
Fany
2017 - O Outro Lado do Paraiso
Sophia

"Uma personagem nova sempre vai me mexer com suas inseguranças, com pensamentos do tipo 'será que vai dar certo?' Quero sempre fazer meu papel da melhor maneira possível", Marieta Severo em entrevista à revista Conta Mais.

Por Daniel Vilela

Publicado na revista TITITI
Edição de 26/06/23015 n/ 876
Marieta Severo
Fotos: AgNews TV Globo/Divulgação-Cedoc/TV Globo  

Por Cristina Souza Da Revista TV Brasil
Edição de n/ 800/920
Por Flávia Serra
Trajetória
Fotos: Globo/Record/Divulgação 
 memoriaglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário