terça-feira, 13 de março de 2018

Causas Mais Comuns De Dor Nas Costas E No Abdômen


Na maioria dos casos, a dor nas costas é provocada por inflamação dos músculos ou alterações na coluna e, ocorre devido a má postura ao longo do dia, como sentar no computador com as costas curvadas, passar muitas horas em pé ou dormir num colchão muito mole, por exemplo. Mas quando a dor nas costas irradia para a barriga, as possíveis causas podem ser:

1. Pedra nos rins

O que se sente: Na crise renal é comum a pessoa sentir intensa dor nas costas, no final da coluna mais para o lado direito ou esquerdo, mas em alguns casos também pode irradiar para a região abdominal. A inflamação dos rins, bexiga ou ureteres, que causam infeção urinária também pode causar dor no pé da barriga.

O que fazer: Deve ir ao pronto socorro, porque a cólica renal é muito forte e pode ser preciso tomar remédios ou até mesmo fazer cirurgia para remover a pedra.

2. Problemas de coluna

O que se sente: No caso da artrose a dor nas costas costuma ser perto do pescoço ou no final das costas, sendo mais centralizada, embora também possa afetar a barriga.

O que fazer: Ir ao ortopedista para fazer um Raio X da coluna a fim de identificar a possível alteração e iniciar o tratamento que pode ser feito com uso de analgésicos, antiinflamatórios ou fisioterapia para melhorar a postura, combater os sintomas e evitar o agravamento com o surgimento da hérnia de disco ou bico de papagaio, por exemplo. 3. Gases

O que se sente: Em alguns casos a acumulo de gases intestinais também pode causar dor nas costas e no abdômen, deixando a barriga inchada. A dor pode ser em pontadas ou fisgadas e tende a ser localizada numa parte das costas ou da barriga.

O que fazer: Tomar um chá de erva-doce e a seguir caminhar cerca de 40 minutos pode ser útil para eliminar os gases naturalmente, mas se a dor não cessar pode-se experimentar tomar a água de ameixa, porque ajuda a eliminar as fezes que podem estar favorecendo a produção de gases. Veja os alimentos que mais causam gases, para os evitar. Fazer refeições ligeiras comendo alimentos frescos, como frutas e legumes e beber pequenas quantidades de água ao longo do dia, e beber chá de camomila ou cidreira pode ajudar a aliviar a dor.

4. Fratura da coluna

A fratura da coluna é mais comum durante um acidente de trânsito; em pessoas idosas com osteoporose e quando há doenças mais graves, como o câncer no ossos.

O que se sente: A dor é intensa, tipo moedeira, nas costas e pode ou não irradiar para a região abdominal. Em caso de câncer, a dor não melhora com repouso e a pessoa pode, até mesmo, acordar devido a dor nas costas.

O que fazer: Deve ir ao médico para realizar exames como o Raio X que possam evidenciar as fraturas, e usar coletes para se recuperar mais rápido. Veja mais detalhes do tratamento para fratura na coluna.

5. Inflamação da vesícula

A pedra na vesícula pode levar a uma inflamação que se manifesta sempre que a pessoa come alimentos gordurosos, mas nem sempre é grave.

O que se sente: Quando a vesícula está inflamada a pessoa sente uma dor na barriga, e geralmente há má digestão, sensação de peso na barriga, barriga inchada e arrotos. A dor abdominal pode irradiar para as costas. Saiba mais sintomas para identificar a pedra na vesícula.

O que fazer: Deve ir ao gastroenterologista e fazer um ultrassom para confirmar a presença da pedra e a necessidade de cirurgia para retirar a vesícula.

6. Doenças do intestino

As doenças intestinais, como no caso da Síndrome do Intestino Irritável, geralmente causam dor no abdômen mas estas também podem irradiar para as costas, sendo mais difusa.

O que se sente: Podem surgir sintomas como dor abdominal com sensação de ardência, em pontadas ou cólicas. Também podem surgir desconforto no pé da barriga, fezes moles ou muito duras e barriga inchada.

O que fazer: Deve observar seus hábitos intestinais a fim de identificar se pode ser prisão de ventre, gases ou diarreia. Uma consulta com um gastroenterologista pode ser útil para identificar outros sintomas, fazer exames para chegar ao diagnóstico e iniciar o tratamento. No caso de intolerância ao glúten, por exemplo, é preciso retirar o glúten da alimentação, mas um nutricionista poderá indicar as mudanças necessária para cada alteração intestinal.

7. Pancreatite

A pancreatite é uma situação grave, que pode precisar de atendimento médico de urgência, podendo ser realizada uma cirurgia de urgência.

O que se sente: A dor começa mal localizada e afeta o lado esquerdo da barriga, na parte mais próxima das costelas, mas tende a ir piorando e pode irradiar para as costas. À medida que a infecção piora a dor fica mais localizada e se torna ainda mais forte. Enjôo e vômito também podem estar presentes. Saiba mais detalhes dos sintomas da pancreatite.

O que fazer: Deve ir ao pronto-socorro para saber se realmente é pancreatite e iniciar o tratamento com analgésicos, antiinflamatórios e enzimas específicas para o bom funcionamento do pâncreas. Se houver uma obstrução do pâncreas, pode ser preciso uma cirurgia para remover as pedras que estejam agravando a doença.

8. Lombalgia

O que se sente: A dor no fundo das costas pode surgir mais no meio das costas, especialmente depois de fazer muito esforço como subir escadas ou carregar sacolas pesadas. Ficar muito tempo sentado ou de pé, tende a piorar a dor, que pode começar a irradiar para o abdômen. Se irradiar para o bumbum ou para as pernas, pode ser uma inflamação do nervo ciático.

O que fazer: Colocar uma compressa quente nas costas pode aliviar a dor leve ou moderada mas é preciso ir ao ortopedista para realizar exames e iniciar o tratamento que pode ser feito com sessões de fisioterapia, por exemplo.

Dor na gravidez

A dor nas costas que irradia para o abdômen no início da gravidez pode acontecer quando há uma neuralgia intercostal devido ao estiramento do nervo por causa do crescimento da barriga No entanto outra causa comum são as contrações uterinas.

O que sente: A dor causada pela neuralgia intercostal pode ser em forma de pontada e geralmente é perto das costelas, mas a dor nas costas irradia para o fundo da barriga pode ser sinal de contrações uterinas, como acontece no trabalho de parto.

O que fazer: Colocar uma compressa morna no local da dor e fazer um alongamento, inclinando o corpo para o lado oposto da dor pode ser uma boa ajuda para aliviar a dor. O obstetra pode indicar ainda a toma do complexo de vitamina B, já que esta vitamina ajuda na recuperação dos nervos periféricos. Se há suspeita de trabalho de parto deve ir ao hospital.

Quando ir ao pronto-socorro

É importante ir no médico quando a dor nas costas irradia para a região abdominal e tem as seguintes características:

É muito intensa e impossibilita a realização de atividades normais da vida diária, como comer, dormir ou andar;

Surge após uma queda, lesão ou pancada;

Agrava ao fim de uma semana;

Persiste durante mais do que 1 mês;

Surgem outros sintomas como incontinência urinária ou fecal, falta de ar, febre, formigueiro nas pernas ou diarreia.

Nestes casos, a causa da dor pode ser provocada por situações mais graves como inflamação de um órgão ou câncer e, por isso, deve-se ir no hospital para fazer exames, como Raio X ou ultrassom e iniciar o tratamento mais adequado logo que possível.

Debora M Monteiro
2018-03-12
Fonte Tua saúde
TopBuzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário