segunda-feira, 19 de março de 2018

Mulheres Apaixonadas



Polêmicas ainda atuais.Mulheres Apaixonadas foi um dos grandes sucessos do começo dos anos 2000 e colocou o dedo em muitas feridas da sociedade


Há 15 anos a trama de Manoel Carlos estreava no horário nobre da Globo e, assim como em outras histórias do autor, se passava no bairro do Leblon,zona sul do Rio de Janeiro. Na obra, Manoel apresentou sua sexta Helena, na ocasião interpretada pela atriz Christiane Torloni.

Várias histórias

José Mayer e Christiane Torloni na novela Mulheres Apaixonadas
A trama central girava em torno de Helena, mulher bem sucedida que colocou fim em seu casamento com Téo (Tony Ramos) e se envolveu com César (José Mayer). Todas as histórias paralelas estavam ligadas a um ambiente familiar, com dramas e alegrias. Segundo Manoel era como se existissem várias minisséries contando diferentes 'casos' ao mesmo tempo.

Velhinhos simpáticos

Oswaldo Louzada,Regiane Alves e Carmem Silva na novela Mulheres Apaixonadas
O casal de idosos Flora (Carmem Silva) e Leopoldo (Oswaldo Louzada)comoveu o Brasil, pois eram judiados pela neta Doris (Regiane Alves). A atriz até hoje é lembrada pela personagem. "É muito difícil para um ator fazer um papel memorável como a Doris e fico feliz que tenha conseguido", publicou Regiane em uma rede social ao lembrar dos 15 anos da estreia do folhetim, pra lá de marcante em sua trajetória na TV.

Alinne Moraes e Paula Picarelli na novela Mulheres Apaixonadas

O amor entre os jovens Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) também deu o que falar e, pela primeira vez, a homossexualidade feminina foi abordada na TV de forma mais aberta.

Lavinia Vlasak e Nicola Siri na novela Mulheres Apaixonadas
Outra história de amor que gerou comentários foi a da socialite Estela (Lavinia Vlasak) com o padro Pedro (Nicola Siri), que abandonou a batina para viver uma grande paixão.

Famosas raquetadas!

Helena Ranaldi e Dan Stulbach na novela Mulheres Apaixonadas
Raquel (Helena Ranaldi) era agredida por Marcos( Dan Stulbach).Maus tratos domésticos foram abordados no drama de Rachel (Helena Ranaldi), que era espancada pelo marido, Marcos (Dan Stulbach), com uma raquete de tênis. Ela ainda sofreu ao se apaixonar por um aluno e, no fim o rapaz e Marcos morrem em um terrível acidente de carro.

Emoção e drama


Vanessa Gerbelli na novela Mulheres Apaixonadas

Cena icônica com Vanessa Gerbelli

A violência urbana no Rio de Janeiro foi um tema recorrente. Na trama, Fernanda (Vanessa Gerbelli) morre vítima de uma bala perdida, tornando a cena uma das mais marcantes da TV. 

Bruna Marquezine e Vanessa Gerbelli na novela Mulheres Apaixonadas
O destaque ficou para a filha da moça, a pequena Salete (Bruna Marquezine). Aos 8 anos , a atriz estreava em novelas com uma capacidade de se emocionar em cena que chamou a atenção.

Cenas fresquinhas

Mulheres Apaixonadas foi bem dinâmica e muitas sequências foram gravadas no mesmo dia em que foram ao ar.O último capítulo, por exemplo, foi editado pouco tempo antes de sua exibição. Outra grande novidade foi a abertura, que era alterada a cada 15 dias com fotos enviadas pelos telespectadoras.

Giulia Gam e Marcelo Antony na novela Mulheres Apaixonadas.
A ciumenta Helena (Giulia Gam) e o marido Sérgio (Marcelo Antony) na novela Mulheres Apaixonadas.


Carolina Dieckmann e Erik Marmo na novela Mulheres Apaixonadas

Edwiges (Carolina Dieckmann) e Cláudio (Erik Marmo) abordaram o preconceito social .


Vera Holtz na novela Mulheres Apaixonadas
A professora Santana (Vera Holtz) sofria com o alcoolismo.

Conquistou o público 


Abordando temas bastantes polêmicos, como violência, maus tratos aos idosos e homossexualidade, a produção caiu no gosto dos telespectadores e chegou a registrar 55 pontos de audiência, cumprindo seu propósito de recuperar os bons índices no Ibope após o fracasso da novela Esperança.

Os assuntos abordados na trama tiveram repercussão internacional e foram tema de reportagem da revista Newsweek, em julho de 2003.

Ficha técnica

Emissora: Rede Globo
Exibição: 17/02/2003 à 11/10/2003
Autor: Manoel Carlos
Horário: 21h
Capítulos: 203

Publicado na revista TV Brasil n/n 934
Memória
Fotos: fotolog.com-TV Foc-Purebreak.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário