terça-feira, 13 de março de 2018

O Que É Infarto (Ataque Cardíaco), Tipos, Sintomas E Tratamento




O que é Ataque Cardíaco (Infarto)

O ataque cardíaco (infarto) é a insuficiência de sangue oxigenado na área do coração devido a obstrução de uma veia coronária. Por conta do sangue não conseguir fluir na região, o músculo entra em um processo de necrose, o que pode levar o paciente à morte.

A obstrução da veia coronária em questão normalmente acontece por conta de um coágulo de sangue que se forma acima da placa de gordura que reveste a veia o que leva à impossibilidade do sangue em fluir (isquemia) e ocasionar, consecutivamente, a morte celular.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil infartos acontecem por ano no Brasil e, desses, 80 mil acabam sendo fatais ou por não receberem o tratamento adequado ou por não controlarem os fatores de risco que podem desencadear a doença. Por conta da evolução tecnológica com o passar dos anos, a taxa de mortalidade, atualmente, compõe cerca de 4 a 5% de todos os casos, ou seja, 10 vezes menor do que 50 anos atrás.

Além desse nome, o infarto pode ser conhecido por outros nomes, tais como:

Infarto do miocárdio;

Infarto agudo do miocárdio;

Síndrome coronariana aguda;

Trombose coronária;

Oclusão coronária.

Infarto é o mesmo que parada cardíaca?

Não. Como explicado, o infarto é o baixo fluxo de sangue no músculo cardíaco decorrente de uma obstrução de uma das veias do coração. Já a parada cardíaca acontece quando o coração para de bater, bem como de distribuir sangue para o resto do corpo. Por mais que um infarto possa causar uma parada cardíaca, as duas condições não são a mesma coisa.


Canal FAD
2018-03-05
TopBuzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário