terça-feira, 13 de março de 2018

Saiba O Que É A Hipoglicemia E Como Tratá-la


Algumas pessoas possuem baixo nível de açúcar no sangue. Isso não é uma doença, mas uma condição chamada hipoglicemia. Se as taxas de glicose estão abaixo do normal, o cérebro carece de energia. Para obtê-la, o corpo quebra as gorduras e as proteínas armazenadas. É comum as pessoas sentirem-se tontas ou fracas se possuem essa condição.

A hipoglicemia é uma das complicações mais graves relacionadas ao diabetes tipo 1. Os sintomas costumam ser súbitos. Mal estar, fraqueza, tontura e confusão são alguns deles. Apesar disso, ela não é fatal se for acompanhada por médicos. Do contrário, a hipoglicemia pode causar convulsões e apagões sem aviso. Se a pessoa estiver dirigindo, por exemplo, é perigoso.

Causas e sintomas

É comum relacionar a hipoglicemia ao diabetes. Outros fatores podem originá-la, contudo. Um repentino acréscimo nas atividades físicas pode diminuir os níveis de glicose no sangue. Alto consumo de álcool, obesidade e mesmo envelhecimento também são razões para o aparecimento dessa condição.

É preciso estar atento aos sintomas. Confusões mentais aliadas a tonturas repentinas, à fraqueza, à dificuldade para manter-se ativo ou acordado podem indicar hipoglicemia. Convém consultar seu médico ou médica para evitar problemas mais graves.

Tratamento e prevenção

A hipoglicemia não tem cura. Há formas de tratar essa condição de modo que seus sintomas sejam amenizados. Confira abaixo algumas dicas de como proceder durante uma crise hipoglicêmica.

Consuma de 15 a 20 gramas de carboidratos. Um copo de suco de laranja integral é o mais recomendado. Um copo de água com açúcar também é válido.

Verifique sua glicose após a crise. Essa medição auxilia a prevenir crises futuras.

Tome sucos naturais de fruta ou água com açúcar para uma recuperação mais rápida da crise.

De qualquer forma, previna-se. Evite ficar longos períodos sem se alimentar. Evite o exagero nas bebidas alcoólicas. Não vá dormir em jejum e não deixe de comer carboidratos. Além disso, fique atento a sua taxa de glicose no sangue e não aplique insulina demais. Isso pode causar hipoglicemia.

A prevenção é sempre o melhor remédio. Viva uma vida equilibrada e cuide sempre de sua saúde da melhor forma possível.

O Gabinete das Figu
2018-03-06
TopB uzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário