João Emanuel Carnero
O mestre da escrita
João Emanuel Carneiro avisa que Segundo Sol será una novela bem mais dramática.
Prestes a estrear a sexta novela de sua carreira como autor solo, João Emanuel Carneiro pincela a trama de Segundo Sol com o colorido baiano, estado em que a nova trama da Globo é ambientada. Pelo menos é assim que define o carioca, que escreveu os fenômenos Avenida Brasil (2012) A Favorita (2008) e Da Cor do Pecado (2004). "É uma história muito comovente, simples e singela sobre família. É um drama para emocionar mesmo, acredito que a trama vai transmitir uma ternura para os lares", aposta João Emanuel, que acredita estar escrevendo um enredo semelhante a Da Cor do Pecado e ao filme Central do Brasil (1998),que têm forte apelo dramático. O autor joga suas cartas nessa característica para fisgar o telespectador, dois anos depois de concluir A Regra do Jogo (2015). Na ocasião, a novela foi rejeitada pelo público por causa da trama densa, que mostrava uma realidade nua e crua do Brasil, segundo os grupos de discussão do folhetim na época.
Foco central
A ideia da espinha da trama, centrado na suposta morte do cantor de axé Beto Falcão (Emílio Dantas), brotou na cabeça de João Emanuel ainda em 2009, logo após o falecimento do rei do pop, Michael Jackson.Segundo o autor, ele achou inusitado ao saber que o cantor faturou, em uma semana após sua morte, o que ele lucrou em mais de dez anos de vida. "Foi aí que nasceu a ideia de criar alguém que se fizesse de morto. Pensei primeiramente num cantor sertanejo, mas cheguei ao intérprete de axé, que vive na Bahia, que é um lugar que eu sempre gostei muito", afirma João, que se orgulha de contar uma história que se passa em Salvador (BA). "É uma cidade muito importante do Brasil. Nosso país tem poucos lugares com uma identidade visual tão forte. Quero que haja vitalidade, alegria, cor e luz na nossa história. A intenção é mostrar uma Bahia moderna, contemporânea, empreendedora e mais realista", conta.
Inspirações reais
Apesar de ter começado sua careira de escritor ao redigir as histórias em quadrinhos de Ziraldo, foi apenas em 1998 que ficou conhecido, ao levar seu filme Central do Brasil, ao tapete vermelho do Oscar, por conta da indicação do longa como Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz(pela interpretação de Fernanda Montenegro). A premiação não saiu, mas o reconhecimento veio e, após 20 anos do lançamento do longa, João Emanuel é considerado um dos melhores autores de sua geração, servindo de inspiração para muitos jovens escritores. Mas o que influencia o autor são as notícias cotidianas que ele lê nos jornais e vê nos noticiários. "Eu sempre guardo recortes de jornal com notícias que me inspiram, tenho uma pilha de papéis!, afirma o novelista, de 46 anos.
Vilania das boas
Uma característica que define bem as obras do carioca é o carisma de suas antagonistas. Para Segundo Sol, não será diferente. A malvada da vez é Karola (Deborah Secco), que sempre será influenciada por sua mentora maquiavélica Laureta (Adriana Esteves). Segundo João Manuel, as duas vilãs se complementam e vão causar muito em cena. "Elas são amorais, mas bem-humoradas, até um pouco palhaças.As duas se dividem nas maldades, mas a Laureta está sempre à frente, é a mentora dos planos. Karola e Laureta mantém uma relação de dependência e se complementam", conclui.
Confira as megeras de João Emanuel Carneiro que conquistaram o Brasil.
Karola (Segundo Sol,2018)
Deborah Secco
A atual antagonista promete ser uma vilã daquelas. A peste é capaz de armar vários planos diabólicos por causa de dinheiro e de seu amor por Beto Falcão, até conseguir separar o noivo de Luzia.
Atena ( A Regra do Jogo,2015)
Giovanna Antonelli
A vilã interpretada por Giovanna Antonelli era uma estelionatária profissional. Vivia de grandes golpes até se apaixonar por Romero Rômulo (Alexandre Nero), que também não valia nem um centavo.
Carminha (Avenda Brasil, 2012)
Adriana Esteves
A inesquecível personagem de Adriana Esteves se firmou como uma das vilãs mais queridas do público mundial, uma vez que a trama é o folhetim mais exportado para fora.
Flora (A Favorita,2008)
Patrícia Pillar
No início, todos tinham pena da Flora, por sua aparência meiga e frágil. Mas, na verdade, era a grande antagonista da trama, responsável pelos crimes mais escabrosos da ficção.
Leona (Cobras e Lagartps. 2006)
Carolina Dieckmann
Leona virou uma psicopata ao longo da trama das 7. De cabelos platinados, Carolina Dieckmann arrasou ao viver a perversa prima de Bel (Mariana Ximenes).
Bárbara (Da Cor do Pecado,2004)
Giovanna Antonelli
Logo em sua primeira novela, João apostou numa vilã das boas. Coube a Giovanna Antonelli dar vida a perversa Bárbara, que vivia para infernizar Preta (Taís Araúlo).
Trajetória
2002 - Desejo de Mulher
Gloria Pires e Regina Duarte
A inveja e o sucesso andam lado a lado no mundo da moda. Andréa Vargas (Regina Duarte) é uma estilista de renome internacional que tem a vida despedaçada quando sua irmã, Júlia (Gloria Pires), descobre e lhe revela que ela não é filha de Atílio (Hugo Carvana) e Mercedes (Amélia Bittencourt) no dia que ia receber o maior prêmio de sua carreira. Andréa e Júlia viviam às turras desde a adolescência quando Júlia foi a responsável por separar sua irmã de seu primeiro amor, Diogo.
2004 - Da Cor do Pecado
Lima Duarte e Rose Campos
O empresário Afonso Lambertini (Lima Duarte)tem um romance com uma copeira da sua mansão, Edilásia(Rose Campos), que engravida. Porém Edilásia (Rose Campos) esconde de Afonso (Lima Duarte) que está grávida de gêmeos, dois meninos. Germana, a governanta da casa e grande amiga de Afonso e Sílvia, ajuda Edilásia a fugir. Deixando um menino com Afonso e levando o outro.
Omar Pasquim (Francisco Cuoco) é dono de uma grande loja de departamentos, a Luxus, que vende de animais exóticos a aviões e roupas de grife a artigos esportivos. O milionário sofre de uma doença que o matará em poucos meses. Ele sabe disso e teme que sua herança vá parar nas mãos de quem não a merece. Omar é de origem pobre e trabalhou duro a vida inteira para construir seu império. Sabendo que está rodeado de cobras, e para conhecer direitinho as reais intenções de cada uma dessas pessoas, Omar se disfarça de faxineiro, o Pereira, e as observa sem que elas saibam que o milionário está por perto.
2008 - A Favorita
Cláudia Raia e Cláudia Raia
Donatela ( Cláudia Raia)perdeu seus pais num acidente de carro e foi adotada pela família de Flora(Cláudia Raia), assim, as duas cresceram como irmãs. Elas sempre tiveram talento para o canto e chegaram a formar uma dupla sertaneja: Faísca e Espoleta.
2009 - Cama de Gato

Marcos Palmeira e Carmo Dalla Vecchia
Gustavo Brandão(Marcos Palmeira) é um homem rico, mas amargurado, dono da empresa de perfumes Aromas junto a Alcino Rodrigues(Carmo Dalla Vecchia), seu melhor amigo, e casado com a ambiciosa Verônica. Alcino é um bon-vivant, que aproveita a vida ao máximo, mas descobre que está com uma doença grave e com os dias contados. Ao perceber que Gustavo perdeu o prazer das coisas simples da vida, Alcino decide mandá-lo para um deserto, com a ajuda de Verônica e de Davi, irmão de Gustavo. Com esta atitude, Alcino pretendia que Gustavo passasse por um momento de reflexão, que repensasse sua vida, seus valores. Só que Verônica aproveitou-se da situação para dar um fim no marido e ficar com toda a sua fortuna.
2012 - Avenida Brasil

Tony Ramos e Adriana Esteves
A novela se inicia em 1999. Genésio (Tony Ramos) é um viúvo solitário que acaba de se casar com Carminha(Adriana Esteves), uma mulher aparentemente simples e sem maldade, mas que esconde ser um demônio de ambição que só pensa em se aproveitar de Genésio e planeja um golpe. O plano estaria nos conformes, se não fosse Rita (Debora Falabella), a filha de Genésio que, esperta, descobre todo o plano de Carminha e a desmascara para seu pai. Mas, é tarde demais, e o pior acontece, Genésio morre atropelado em plena Avenida Brasil pelo craque do futebol Jorge Tufão (Murilo Benício), que acabou de vencer o campeonato carioca. Este, cheio de culpa pela morte de Genésio decide se aproximar da recém-viúva Carminha para confortá-la, e ela, mesmo entendendo tudo, vê a oportunidade perfeita para se casar com Tufão e enfim se tornar rica.
2015 - A Regra do Jogo
Alexandre Nero e Giovanna Antonelli
Romero Rômulo (Alexandre Nero) é um ex-vereador que tem uma vida menos óbvia do que parece – isso porque ele sabe como ninguém camuflar quem é de verdade. O que a maioria das pessoas vê é um homem altruísta e corajoso, disposto a ajudar ex-detentos em busca de reintegração. Mas será que existe outra camada escondida por debaixo? Romero se envolverá com a sensual e perigosa Atena (Giovanna Antonelli).
2018 - Segundo Sol.
Emílio Dantas
O famoso cantor de axé Beto Falcão (Emílio Dantas) está em plena decadência no final dos anos 1990 em Salvador, até que um avião em que ele deveria estar cai e ele é dado como morto. Beto vê sua imagem ser ovacionada e precisa deixar a cidade para continuar assim.
Publicado na revista Minha Novela n/n 975 de 11 de maio de 2018
Segundo Sol
Vida de artista
Por Thomaz Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário