quarta-feira, 18 de julho de 2018

Eleanor H. Porter

Eleanor H. Porter

Eleanor H.Porter, cujo nome de solteira era Eleanor Hodgeman, nasceu em Litleton, Nova Hampshire, em 19 de dezembro de 1868.A mãe viveu muitos anos doente, e também a pequena Eleanor tinha saúde delicada, o que parece ter influenciado decisivamente o caráter introspectivo da escritora, levando-a a ler muito e, desde cedo, escolher o caminho das artes.Apaixonada por música , ingressou no Conservatório  de Música de New England, em Boston, onde pôde aprimorar seu talento como cantora lírica.Por muitos anos, tomou parte em corais de igrejas e apresentou-se em inúmeros concertos.

Também ensinava música. Em 3 de maio de 1892, aos vinte e quatro anos, casou-se com John Lyman Porter. O casal foi morar em Cambridge, no estado de Massachusetts.Nunca tiveram filhos.

Sua carreira literária iniciou-se em 1900, quando ela pela primeira vez publicou um conto, e já no ano seguinte passou a escrever em tempo integral. Inicialmente, com o pseudônimo de Eleanor Stewart. Publicou mais de duzentos contos em revistas femininas. O primeiro romance apareceu em 1907, e a partir daí ela escreveu mais de dezessete, além de sete coletâneas de contos, todos com grande receptividade de público, embora apenas Pollyanna tenha chegado à consagração mundial.

Eleonor Hodgman Porter (1868-1920) foi uma escritora norte-americana. Seu livro mais famoso é Pollyanna, publicado pela primeira vez em 1913. O romance, sobre uma menina órfã de atitudes edificantes, tornou-se um best-seller e sua protagonista passou a ser conhecida como a heroína mais otimista da literatura. Em 1915, Eleonor lançou Pollyanna Moça, também um sucesso entre o público infanto-juvenil.




Pollyanna 

Pollyanna, uma menina de onze anos, após a morte de seu pai, um missionário pobre, se muda de cidade para ir morar com uma tia rica e severa que não conhecia anteriormente. No seu novo lar, passa a ensinar, às pessoas, o "jogo do contente" que havia aprendido com o seu pai. O jogo consiste em procurar extrair algo de bom e positivo em tudo, mesmo nas coisas aparentemente mais desagradáveis. Pollyanna passa a ter amizade com todos da cidade, tornando-os felizes.Um dia, Pollyanna sofre um acidente, ficou temporariamente paraplégica.

Pollyanna Moça

Pollyanna agora é uma encantadora adolescente, amada por todos os que conviveram com ela e aprenderam o Jogo do Contente. Sua fama de pessoa especial ultrapassa os limites de Beldingsville. Quando recebe um convite para passar uma temporada em Boston, novas experiências vêm enriquecer sua vida. Ela passa a conviver com pessoas interessantes, faz amizades, ensina e aprende muito, e ajuda pessoas necessitadas que vai encontrando em seu caminho. É nesse livro, também, que Pollyanna descobre o amor e experimenta a inquietação, as dúvidas e as emoções pelas quais passam as pessoas apaixonadas.

Depois do terrível acidente que sofreu, Pollyanna volta para a casa de seus tios, já que a tia de Pollyanna casou-se com o doutor Chilton. O seu tio Chilton precisa ir para a Alemanha e Pollyanna fica na casa de Ruth Carew, uma senhora que sofre de depressão depois que seu sobrinho, Jamie, desapareceu aos 4 anos de idade, pois com o falecimento da mãe, o pai do menino fugiu com ele. Pollyanna vai, assim, para Boston, para a casa da senhora Carew a pedido de sua irmã.Na primeira vez em que ela anda pela cidade, se perde e vai para um bairro, lá encontrando Jerry, que a leva até sua casa. Alguns dias depois, Pollyanna o encontra no parque, e ele a apresenta para Jamie, começando, então, a amizade deles.Pollyanna volta para sua cidade após os seis anos em que esteve na Alemanha, mas volta uma nova Pollyanna, já com 20 anos de idade. Volta acompanhada de sua tia Polly, pois seu tio Chilton havia falecido há 6 meses.


Contra capa do livro PollyannaMoça

Tradução Luis Fernando Martins

Martin Claret

Nenhum comentário:

Postar um comentário