mensagem de fé
Em tempos de Copa do Mundo há muito o que se aprender. De fato, de quatro em quatro anos o futebol mobiliza o mundo, desperta emoções, evoca sentimentos e ensina lições de vida.É a pedagogia da "bola", que emana da grande sala de aula improvisada - o campo de futebol. Em um certo sentido, a vida é uma grande competição; é um jogo diário.
- O que podemos aprender com as lições extraídas da "bola"?
Em primeiro lugar, aprendemos a lição da objetividade. Na vida é preciso descobrirmos o "caminho do gol". Quem não sabe onde quer ir, não chegará a lugar nenhum. Numa partida de futebol o objetivo principal é a vitória. Quais são os objetos da sua vida? Qual o sentido da sua existência?
Em segundo lugar, para vencer na vida é preciso determinação. Ela é a força que nos faz enfrentar obstáculos, não temer inimigos, sua ausência distancia a vitória. Nosso cotidiano é cheio de desafios, por isso, é preciso determinação para superar à todos eles. Caso contrário, nossos sonhos tornam-se devaneios. Jesus disse:" No mundo tereis aflições, tende bom ânimo. Eu venci o mundo". A fé é a força da nossa vitória.
Por último, aprendemos com o futebol sobre o valor do trabalho em equipe. A cooperação de todos é segredo do sucesso de cada um. Ninguém vence isoladamente, nem mesmo nos esportes individuais. Assim, também, ocorre com a nossa vida. Devemos aprender a fazer amizades construtivas, buscar conselhos de quem sabe mais, construir "pontes", manter relacionamentos significativos, como também, a tornarmo-nos um canal por onde os outros possam passar, aprender e crescer.
Por sermos campeões na grande competição da vida, precisaremos vencer muntos adversários. Com a "pedagogia da bola" aprendemos, portanto, que é fundamental que tenhamos objetividade de propósitos, a força da determinação e espírito de cooperação. Fazendo isso, a vitória não tardará, com a ajuda do nosso Deus.
Estevam Fernandes. Pastor da 1ª Igreja Batista
Publicada no jornal Correio da Paraíba
Edição de 24 de junho de 2018
Opinião
Nenhum comentário:
Postar um comentário