quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Os Livros Que Ganharam Adaptações Para A TV Brasileira


A Novela: Essas Mulheres

Livros : Senhora, Lucíola e Diva
Autor : José de Alencar


Glória/Lúcia (Carla Regina), Aurélia (Christine Fernandes) e Mila (Miriam Freeland)

Quem não fica contente quando sabe que um livro querido vai ser levado para as telas? Para a nossa alegria, no Brasil, várias obras já viraram séries, novelas e até minisséries. Essas Mulheres, exibida pela primeira vez em 2005, era inspirada em três obras de José de Alencar: Senhora, Lucíola e Diva. Aproveitando que a trama está de volta para a grade da Record a partir desta segunda-feira, dia 30, confira outras obras que ganharam as telinhas!

Conta a história de mulheres excepcionais que viveram tórridos romances e tiveram suas vidas transformadas radicalmente pelo amor. Delas, as três mais importantes são:

Glória/Lúcia (Carla Regina). Com Glória, amiga de Aurélia na adolescência, o destino é cruel. Órfã de mãe e com o pai doente numa cama, ela se vê obrigada a se vender para comprar remédios para o pai e dar de comer à irmã menor. Por este gesto extremo de generosidade, será expulsa de casa, trocará de nome com uma prostituta que morre, e acabará se tornando a cortesã mais famosa da cidade. E aí será traída pelo amor, erro fatal numa mulher da sua profissão. Glória se apaixonará por Paulo (João Vitti), um jovem rico. E para viver seu romance terá de lutar contra os preconceitos, contra o pai do rapaz e contra o vilão Manoel Lemos, que a mantém subjugada por sórdidos ardis.

Aurélia (Christine Fernandes). A protagonista. É uma autêntica heroína romântica. Pobre, mas digna e honrada, se torna rica quando recebe uma inesperada herança. A fortuna lhe dará condições de ter o homem que ama, Fernando Seixas (Gabriel Braga Nunes), e ela não hesitará em, num lance de extrema ousadia, vencer sua maior rival, Adelaide (Adriana Garambone), e casar-se com ele, só para descobrir que, longe da ventura sonhada, comprou o infortúnio. Aprenderá que a felicidade pode se tornar um fruto proibido e que sua conquista exige muito mais do que podia supor. Além disso, terá de enfrentar as manobras do terrível vilão que é seu tio e tutor, Manoel Lemos (Paulo Gorgulho), firmemente disposto a se apropriar da fortuna que ela herdou.

Mila (Miriam Freeland). Jovem bem nascida é uma mulher inconformada com as limitações e preconceitos da sua época. Tem um comportamento que causa estranheza. O maior problema de Mila é a própria mãe, Leocádia (Ana Beatriz Nogueira), com quem vive terríveis conflitos. Tudo isso a levará a sofrer sérios distúrbios psicológicos. Será tratada por um médico negro, Augusto (Alexandre Moreno), por quem se apaixona e vive um conflituoso romance. Solidária a Aurélia na luta contra o tio, será alvo do ódio do vilão, que descobrirá um segredo na vida de Augusto e o usará como arma.


Divulgação/Record TV



A novela: Orgulho e Paixão

Livros: Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Emma, entre outras.
Autora: Jane Austen


Tato Gabus Mendes,  Chandelly Braz, Anajú Dorigon , Pâmela Tomé, Vera Holtz, Nathalia Dill e Bruna Griphao.

Atualmente no ar na faixa global das seis, Orgulho e Paixão é inspirada não só em uma, mas várias obras da escritora Jane Austen, como Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Emma, entre outras.

Ambientada em 1910, início do século XX a trama se passa no fictício Vale do Café e conta a história de Elisabeta (Nathalia Dill), mulher à frente do seu tempo, com sonhos e ambições completamente diferentes para uma jovem do período. Ela é incentivada pelo pai Felisberto(Tato Gabus Mendes) a realizar seus sonhos, diferente da mãe Ofélia (Vera Holtz), com quem vive as turras sobre a criação das filhas. Elisabeta vive com outras quatro irmãs, cada uma com uma personalidade diferente: Jane (PâmelaTomé ) é a mais bela; Cecília (Anajú Dorigon) é a leitora voraz; Mariana (Chandelly Braz) é louca por aventura; Lídia (Bruna Griphao) já é mais espevitada.

Divulgação-TV Record


A novela: Paixões Proibidas
LivrosAmor de Perdição, Mistérios de Lisboa e Livro Negro do Padre Dinis 
AutorCamilo Castelo Branco


Anna Sophia Folch e Miguel Thiré


Já as obras de Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição, Mistérios de Lisboa e Livro Negro do Padre Dinis foram adaptadas na novela Paixões Paixões , exibida em 2007 em uma parceria entre a Band e a portuguesa Camilo Castelo Branco.


No início do século XIX nascida de do Rio de Janeiro, Simão (Miguel Thiré) e Teresa(Anna Sophia Folch) , filhos de famílias divididas por ódios que atravessam os anos, se apaixonam perdidamente. Mas é uma paixão proibida, que não tem a bênção dos pais e dos irmãos, nem o apoio da sociedade. Além disso, os dois sofrerão com as armações de Mariana, falsa amiga de Teresa que tenta de tudo para separar o casal e ficar com o rapaz. É entre os rebeldes, os escravos e os marginalizados que Teresa e Simão vão encontrar apoio para lutar por esse amor, vivendo tragédias e aventuras.

A novela: Escrava Isaura
Livro:  A Escrava Isaura
Autor: Bernardo Guimarães


Lucélia Santos


Um dos maiores sucessos da teledramaturgia, Escrava Isaura teve como base o romance de mesmo nome escrito por Bernardo Guimarães em 1876. A primeira versão, de 1976, foi estrelada por Lucélia Santos, e a segunda, de 2004, por Bianca Rinaldi.

A SérieSítio do Picapau Amarelo
Livro: Sítio do Picapau Amarelo
Autor: Monteiro Lobato



Rosana Garcia, Isabelle Drummod e Cesar Cardadeiro

No caso do Sítio do Picapau Amarelo - inspirado nos livros de Monteiro Lobato, a Rede Globo já fez duas versões do clássico: uma entre 1977 e 1986 e outra entre 2001 e 2007. 

Novela: Gabriela
Livro: Gabriela Cravo E Canela
Autor: Jorge Amado

Sônia Braga

Como não falar de Gabriela? Baseada no clássico de Jorge Amado, a história já teve uma adaptação em 1975, com Sônia Braga no papel principal, e outra em 2012, com Juliana Paes. Na trama, Gabriela é uma menina sedutora que mexe com a imaginação dos homens da Ilhéus de 1925.

A Minisérie: A Casa Das Sete Mulheres
Livro: A Casa Das Sete Mulheres
Autor: Leticia Wierzchowski



Camila Morgado,Bete Mendes,Nívea Maria,Daniela Escobar, Eliane Gardini,Samara Felippo e Mariana Ximenes.

A Casa Das Sete Mulheres foi um grande sucesso de público. Mas o que pouca gente sabe é que a trama foi inspirada na obra de Leticia Wierzchowski, escrita em 2002. Assim como na série, o livro fala sobre a consequência da Guerra dos Farrapos na vida de uma família de mulheres.


A Minissérie :Ligações Perigosas

Livro: Ligações Perigosas

Autor:  Chordelos de Lacros,



Patrícia Pillar e Selton Mello

Lições Perigosas deu o que falar quando foi exibida em 2016. Escrito por Chordelos de Lacros, a história girava em torno de dois amigos que adoravam manipular e enganar as pessoas. Ao contrário do original, que se passava na França, a adaptação da Rede Globo se passava no litoral paulista, no ano de 1928.

A Minissérie: Presença de Anita
Livro: Presença de Anita
Autor: Mário Donato

Mel Lisboa e José Mayer

E também não poderíamos esquecer de Presença de Anita. Exibida em 2001, a minissérie era baseada no livro de Mário Donato. Na adaptação para a TV, a jovem e sedutora Anita era interpretada por Mel Lisboa.

A Novela:  Ciranda de Pedra 
Livro:  Ciranda de Pedra 
Autora: Lygia Fagundes Telles


Ana Paulo Arósio

Você sabia que a novela Ciranda de Pedra também foi inspirada num livro? Escrito em 1954 por Lygia Fagundes Telles, a última adaptação para a TV, que foi ao ar no ano de 2008, contou com a participação de Ana Paulo Arósio. Na primeira versão, exibida em 1981, a personagem principal era interpretada por Eva Wilma. Embora as duas adaptações tenham algumas diferenças entre si, o eixo central da história é basicamente o mesmo: Laura, uma mulher de família rica, sofre com o temperamento difícil do marido. Apesar disso, no livro, a história é toda contada pelo ponto de vista de Virgínia, a filha que Laura teve secretamente com o seu verdadeiro amor, Daniel.

Novela: Liberdade, Liberdade
Livro: Joaquina, Filha de Tiradentes
Autora: Maria José de Queiroz


Andreia Orths E Bruno Ferrari

Liberdade, Liberdade também bebeu da fonte de um livro. No caso, o nome da obra é Joaquina, Filha de Tiradentes e ela foi escrita pela autora Maria José de Queiroz.

Noah Depois

TopBuzz.com
https://pt.wikipedia.org/wiki
Divulgação-BandDivulgação-TV RecordDivulgação-Tv Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário