quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Germano Romero - Lamentável Intolerância




Puxa vida, que inversão de valores! Quanta animosidade, quanta intolerância, quanta agressividade estamos vendo, entre as pessoas, nesta campanha eleitoral.Bem disse o nosso ilustre Procurador do Trabalho, Eduardo Varandas, num comentário em rede: "Não somos pacíficos e nem republicanos. Somos desinformados, racistas, machistas, elitista , higienista, segregacionista, homofóbicos e com discernimentos crítico quase nulo. A opção não ocorre entre as ideologias de direito e esquerda, políticas públicas ou planos de governo. A escolha é pelo ódio, pela revolta e pela violência. É triste, é verdadeiro, é o caos".

Acrescentaria à lúcida colocação de Eduardo, com quem desfrutamos o prazer da amizade e a quem admiramos de longas datas, a surpresa de que o brasileiro não é tolerante. Basta haver uma polarização ideológica, para que essa verdade venha à tona, em meio a um povo dantes imaginado cordato e solidário . Uma pena.

Atitudes e pensamentos extremistas são observados de ambos os lados. Nunca vimos com bons olhos nenhum tipo de rotulação, que só serve para generalizar, dividir e criar arestas entre raças, classes, e até contra a intimidade sexual e a tendência de comunhão afetiva entre as pessoas. Um assunto estritamente pessoal, que jamais deveria incomodar terceiros. Mas, os rótulos viraram moda. Fascista,esquerdista, ditador, machista, fundamentalista, homofóbico, são 'títulos' que viraram moda corriqueira nos lábios e discussões.

E haja incoerência. Gente que idolatra os princípios democráticos, mas defende ditadores. Gente que brada contra fascismo, esquecida de que é, historicamente, uma ideologia muito mais vinculada às ditaduras comunistas do que à democracia. 

Infelizmente, os programas mais importantes do país, como educação, saúde, insegurança pública, transportes e saneamento, vão ficando abaixo dos gritos de intolerância. Lamentável...

Germano Romero
Arquiteto e bacharel em Música

Publicada no jornal Correio da Paraíba
Edição de 12 de outubro de 2018
Opinião

Nenhum comentário:

Postar um comentário