segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Morte Súbita


A morte súbita é aquela onde o óbito acontece de forma abrupta em pessoas saudáveis ou doentes, nas primeiras 24 horas desde o início dos sintomas, como tontura, por exemplo, sendo caraterizada pela súbita parada do coração acompanhada de colapso da circulação sanguínea, devido a alterações importantes no coração, cérebro ou veias.

Geralmente a morte súbita acontece devido a problemas cardíacos não identificados anteriormente, e a maior parte dos casos é devido a arritmia ventricular maligna que pode estar presente em determinadas doenças ou síndromes raras.

Principais causas da morte súbita

As causas da morte súbita podem estar relacionadas com alterações no coração, cérebro, pulmão ou nas veias, como pode acontecer em caso de:
Arritmia maligna;

Infarto fulminante;

Fibrilação ventricular;

Embolia pulmonar;

Aneurisma cerebral;

AVC embólico ou hemorrágico;

Epilepsia;

Consumo de drogas ilícitas;

Durante atividade física intensa.

A morte súbita em atletas é frequentemente causada por alterações cardíacas pré-existentes mas ainda não diagnosticadas até o momento da competição. Esta é uma condição rara, que mesmo nas equipes de alta competição e com a realização de exames rotineiros não são identificados.

Como a causa da morte nem sempre pode ser estabelecida, os corpos devem ser sempre submetidos à autópsia a fim de identificar o que pode ter desencadeado esse tipo de morte.
Morte súbita pode ser evitada?

A melhor forma de evitar a morte súbita é identificar as alterações que podem causar este evento de forma precoce. Para isso devem ser realizados exames regularmente, sempre que a pessoa apresentar algum sintoma.

Jovens atletas devem ser submetidos a teste de esforço, eletrocardiograma e ecocardiograma, antes de iniciar a competição, mas isso não é garantia de que o atleta não tenha uma síndrome de difícil diagnóstico, e que a morte súbita não possa acontecer a qualquer momento, mas felizmente esse é um evento raro.

Existem maiores chances de sofrer de morte súbita os familiares de pessoas falecidas devido a morte súbita, e casos de aterosclerose e hipertensão.
Síndrome da morte súbita no bebê

A morte súbita pode afetar bebês com até 1 ano de idade e acontece de forma brusca e inesperada, geralmente durante o sono. Suas causas nem sempre são estabelecidas mesmo ao realizar autópsia do corpo, mas alguns fatores que podem levar a esta perda inesperada são o fato do bebê dormir de barriga para baixo, na mesma cama dos pais, quando os pais fumam ou são muito jovens. Saiba tudo o que pode fazer para evitar a morte súbita do bebê.

Tua Saúde
TopBuuz.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário