
As estrias surgem tanto nas mulheres quanto nos homens, geralmente na puberdade, em pessoas obesas e nas gestantes.
Estrias são cicatrizes que surgem devido a uma distensão na pele (obesidade, uso de prótese mamárias, anabolizantes, uso prolongado de corticoides, gestação), que provoca o rompimento das fibras elásticas do colágeno.Tem coloração branca ou rósea ,dependendo do tempo que surgiram. Geralmente, começam avermelhada u róseas e vão ficando mais esbranquiçadas.
As fibras são importantes para a saúde, pois previnem doenças e ajudam no combate à prisão de ventre, no emagrecimento, no controle de diabetes, coleseiral, triglicerídeos, e ajudam a manter a saúde da flora intestinal.
O colágeno é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele.
Ajuda nos tecidos, músculos, ligamento e articulações.
Nas mulheres, as estrias aparecem mais nas coxas, glúteos, flancos, seios e abdômen; nos homens aparecem nos ombros, costas e braços. Apesar de ainda não existir cura, alguns tratamentos são eficazes no sentido de diminuir sua aparência. O importante é começar o tratamento logo no início.
As formas de tratamento vão desde o uso de cremes tópicos, sessões de lazer e peelings, até aplicações de ácidos.
Como ainda não há tratamento definitivo, o importante é ter um controle do peso, praticar exercícios, ter uma alimentação saudável, rica em fibras e colágeno, beber bastante água para hidratar a pele, usar protetores solares.Na dúvida, consulte um dermatologista.
Precisamos cuidar do mosso corpo, afinal, ele é Templo do Espírito Santo d Deus..
Texto: Frei Ricardo Stecanelia, osm
Foto: estockphoto
Nenhum comentário:
Postar um comentário