terça-feira, 8 de outubro de 2019

15 Benefícios Do Chá De Erva Cidreira -Para Que Serfe E Como Fazer

mundoboaforma
TopBuzz.com




Aqui, você verá quais são os benefícios de incluir o chá de erva cidreira na sua dieta para tratar algumas condições e melhorar a saúde como um todo.

Desde a Idade Média, a erva cidreira é indicada na medicina tradicional para ajudar a melhorar o sono, diminuir a ansiedade e até a tratar feridas na pele. O uso da erva na forma de chá é o mais popular devido às suas propriedades relaxantes e sedativas, embora ela também possa ser usada como um óleo essencial e na culinária, mas você também pode fazer um suco de erva cidreira, por exemplo.

Erva cidreira

A erva cidreira – cientificamente conhecida como Melissa officinalis – é uma erva com aroma cítrico que faz parte da mesma família que a menta. Nativa da Europa e de países do norte da África e do oeste da Ásia, hoje a erva cidreira é cultivada em praticamente qualquer lugar do mundo.

O chá de erva cidreira é o seu uso mais comum, mas a erva também pode ser encontrada na forma de suplementos, extratos e óleos essenciais.

Os principais compostos ativos da erva cidreira são:

Triterpenos: ácido ursólico e ácido oleanólico;
Compostos fenólicos: ácido cafeico, ácido rosmarínico, hesperidina, naringina e luteolina;
Compostos voláteis: geranial, citronelal, neral e geraniol.

A presença desses compostos ativos e de outros constituintes como flavonoides, taninos, eugenol além de vitaminas e minerais como o manganês, o cobre e o zinco garante diversos benefícios para a saúde.

Para que serve

Além de ser muito utilizada na forma de chá, a erva cidreira também é usada para temperar alimentos na culinária.

O uso tradicional do chá de erva cidreira tem relação com a melhora do humor e de funções cognitivas, mas existem diversos outros benefícios que esse chá pode proporcionar, incluindo a melhora de problemas digestivos e a regulação do sono.

A presença de compostos antioxidantes na erva como o ácido rosmarínico, por exemplo, pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. As propriedades bactericidas e antivirais da erva também ajudam a evitar e combater doenças aumentando a imunidade.

Os principais benefícios do chá de erva cidreira são destacados abaixo para que você conheça tudo de bom que o consumo regular dessa bebida pode trazer para a sua saúde.

Benefícios do chá de erva cidreira

1. Redução da ansiedade e depressão

2. Alívio do estresse

3. Proteção da saúde do coração e do fígado

4. Melhoria da função cognitiva

5. Tratamento de distúrbios do sono

6. Alívio da indigestão

7. Auxílio no tratamento do herpes labial

8. Alívio de náuseas

9. Controle das cólicas menstruais

10. Redução de dor de dente

11. Alívio da dor de cabeça

12. Auxílio no tratamento de sintomas da doença de Alzheimer

13. Combate a diabetes

14. Efeito antioxidante

15. Efeito anti-inflamatório

Há relatos de que o chá de erva cidreira pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais e a melhorar o humor durante o ciclo menstrual.

Como fazer o chá de erva cidreira

O chá de erva cidreira pode ser preparado a partir de sachês prontos e da própria erva em pó, em folhas secas ou em folhas frescas. O uso das folhas frescas é o ideal por preservar a maioria das propriedades da planta.

Para preparar um chá de erva cidreira com folhas frescas, é indicado selecionar bem as folhas, evitando aquelas que estão amareladas ou descoloridas. Em seguida, lave muito bem as folhas selecionadas e corte ou rasgue as folhas em pedaços menores. Adicione 1 colher de chá de folhas frescas de erva cidreira em uma xícara de água quente e cubra o recipiente para que a bebida permaneça em infusão por pelo menos 5 minutos. Depois disso, é só coar e beber o chá.

No caso da erva seca, é possível preparar a bebida com ½ colher de chá de erva cidreira para cada xícara de água quente.

Efeitos Colaterais

Embora não seja comum, o chá de erva cidreira pode causar alguns efeitos adversos que podem incluir:

Tontura;

Dor de cabeça;

Dor ao urinar;

Náusea ou vômito;

Reação alérgica;

Irritação na pele;

Ansiedade ou agitação;

Chiado no peito;

Dor de estômago;

Febre.


Esses possíveis efeitos colaterais geralmente são evitados tomando o chá sempre com o estômago cheio e consumindo no máximo 2 gramas da erva por dia.

Cuidados e dicas

– Gravidez e interações medicamentosas

Qualquer tipo de erva deve ser evitado durante a gestação ou quando o indivíduo faz uso de algum medicamento – incluindo remédios para a tireoide e para o glaucoma, além de barbitúricos, sedativos e medicamentos que afetam os níveis de serotonina.

– Cuidados no uso tópico

Como mencionado, o chá também pode ser aplicado topicamente sobre a pele para tratar alguns problemas de pele. Na aplicação tópica, é recomendado fazer um teste no antebraço e esperar 24 horas para verificar se ocorre alguma reação alérgica. Isso é indicado porque algumas pessoas podem apresentar dermatite de contato após o uso tópico da erva cidreira. Ao observar sinais como vermelhidão, irritação ou erupções cutâneas, o melhor é suspender o uso.

– Erva cidreira não é um medicamento

De maneira nenhuma o chá de erva cidreira deve ser utilizado como substituto para tratamentos recomendados por um médico. O chá pode ajudar a aliviar alguns sintomas desagradáveis, mas nada substitui uma consulta médica e um bom diagnóstico.

– Doses devem ser moderadas

Os extratos e suplementos de erva cidreira não são recomendados por longos períodos de tempo porque esses produtos tendem a conter uma concentração alta da erva que podem causar efeitos adversos.

A melhor opção é tomar doses moderadas do chá por ser uma forma mais segura e procurar um médico em caso de dúvidas ou desconforto.

TopBuzz.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário