quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Duas Vidas


 Francisco Cuoco
A autora atendeu aos pedidos do público e fez Victor ter um final feliz com Leda Maria (Betty Faria)

Em Duas Vidas, Janete Clair tinha a intenção de ir fundo no realismo social que marcou seu sucesso anterior, Pecado Capital (1975). Para isso, a autora pretendia abordar como uma obra de interesse público - no caso, a construção do metrô no bairro carioca do Catete - pode afetar a vida particular das pessoas. Mas, como se tratava de um projeto federal, o governo da época, do General Ernesto Geisel, impôs vários cortes à obra.

Sadi Cabral

Nos primeiros 40 capítulos, dirigidos por Daniel Filho, o drama dos moradores do Catete, que tinham as casas desapropriadas para dar espaço ao metrô , ainda teve espaço na novela. Destacava-se , nesta trama, Menelau (Sadi Cabral) , um dos mais antigos moradores do bairro, que , após a destruição de sua casa, era obrigado a se mudar para um apartamento. Nele, dividia o espaço com o filho, Tomás (Cecil Thiré), a nora (Leda Maria (Betty Faria), e o neto, Téo (Carlos Poyart).     

Cecil Thiré  morreu antes da revolta por que passou a novela
Betty Faria se apaixonou por Mário Gomes e fez o então marido, Daniel Filho abandonar a direção da trama das 8.
Carlos Poyart, neto de Sadi Cabral 

Novos rumos

Janete Clair fez de tudo para salvar a sua ideia inicial, chegando a enviar uma carta à Censura Federal, Mas nada adiantou. O governo federal continuou em guerra contra a novela o que afetou a audiência, e ela teve que dar um novo rumo à trama.
Arlete Salles viveu Gilda, amane de Tomás( Cecil Thiré), que por ela, roubou o próprio pai e abandonou a família.A partir do capítulo 41, o romance deu tom da história . Tomás roubava a indenização recebida pelo pai, e fugia com a amante , Gilda (Arlete Salles). Logo depois morria atropelado.

Mario Gomes - Dino César fez seu interprete virar cantor e lançou moda, com o colar de contas brancas.
Betty Faria

Leda Maria (Betty Faria) , então, se reaproximava de Dino César (Mario Gomes), seu namorado de adolescência, e despertava o interesse de Victor Amadeu (Francisco Cuoco), médico que atendia a população carente do Catete.

Trio amoroso do barulho

Susana Vieira - Cláudia tinha uma queda especial por jovens cantores

Enquanto Leda Maria lutava para criar o filho ,Téo, com dificuldade, Dino sonhava em se tornar cantor de sucesso. E disposto a tudo pela fama, iniciava um romance com Cláudia (Susana Vieira), a presidente de uma gravadora. A poderosa o transformava em um astro, mas... quando a relação desandava, ela destruía a carreira do moço. E colocava outro em seu lugar, Ricardo,  que também chegava ao topo com a ajuda dela. Detalhe: Ricardo era de fato, um cantor que se lançava aquele momento, com a música Eu Gosto de Você.

Francisco Cuoco

Victor (Francisco Cuoco) acabava conquistando Leda, depois de muitas idas e vindas. No final, os dois se casavam, para atender ao desejo do público, como , um tempo depois, Janete Clair confessou em entrevista. 

 Isabel Ribeiro
O que ocorreu com Sonia (Isabel Ribeiro)  filha de Menelau, e Mauricio (Stepan Nercessian), que oficiaram a  união , por imposição da Censura, e dos telespectadores. É que ambos não aceitavam  que uma mulher mais velha se relacionasse de maneira livre com um homem bem mais novo.

Christiane Torloni fazia sua estreia na televisão como Juliana , e Stepan Nercessian encarnava Maurício.

Novela da vida real

Duas Vidas ,apesar da assinatura de Janete Clair - conhecida como a Maga das Oito,  tamanho seu sucesso no horário nobre ,só pegou o público de jeito no final. Tudo por causa dos problemas que a autora teve  que enfrentar ao longo da história.

Além da censura, os bastidores também pegaram fogo.Betty Faria, casada com Daniel Filho, se envolveu com Mario Gomes. Por causa da traição, o diretor deixou a novela no capítulo 40 e foi substituído por Gonzaga Blota."Foi abandono mesmo", diz Daniel no livro Nossa Senhora das Oito, de Mauro Ferreira  e Cleodon Coelho.

Para completar na reta final, Francisco Cuoco ficou doente e, com o seu afastamento das gravações,a direção teve de transformar os 151 capítulos escritos em 154. Duas Vidas foi exibida na Globo, às 20 horas de 13 de dezembro a 13 de junho de 1977. E, em 1981, foi reprisada às 22 horas, em um compacto de apenas 20 capítulos.

Curiosidades

O primeiro título pensado para a novela foi O Metrô.

O colar de contas usado por Dino César virou moda no país inteiro.

A brincadeira  de "cama de gato", apresentada na abertura , virou mania nacional.

Francisco Cuoco lançou um compacto duplo, recitando dois poemas: Duas Vidas de Hélio Matheus, e Vida, de Sílvio César.

Numa cena, Leda Maria fazia um vestido com uma cortina,igual a Scarlett (Vivien Leigh) em ...O  Vento Levou (1939).

Ator soltou a voz

A trilha sonora nacional, com 14 faixas, foi lançada com hits como Paralelas(Vanusa) e As Rosas não Falam (Beth Carvalho) , mas um nome chamava atenção:Mario Gomes, Chiclete e Cabochard era interpretada pelo ator, que gravou um álbum e fez sucesso, como cantor.Já a internacional tinha One Love In My Lifetime (Diana Ross), Golden Years (David Bowie) e Tonight's The Niight( Rod Stewart).





"Duas Vidas. Foi excelente!Não se faz mais novelas como essa. E ainda tinha Francisco Cuoco e Betty Faria!"

A leitora Lúcia Helena Manhães

Publicada na revista Minha Novela 27 de setembro de 2019.
X-TUDO
Memoria

Por Heloiza Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário