segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Paraíso


A trama central de Paraíso , de Aguinaldo Ruy Barbosa, girava em torno de Maria Rita (Cristina Mullins) e Zeca (Kadu Moliterno). Os dois viviam numa cidade do interior, homônima ao título da novela, mas tinham histórias de vida completamente diferentes.
Cristina Mullins e Kadu Moliterno

Maria Rita era muito religiosa vista como santa , mas não resistiu ao charme de Zeca, o Filho do Diabo. A diferença no entanto, não impedia o final feliz do casal principal
Eloísa Mafalda

Ela era conhecida como Santinha, por causa dos supostos milagres realizados na infância e devidamente alimentados por  sua mãe, Dona Mariana (Eloísa Mafalda), que havia prometido que a filha se tornaria freira.

Cláudio Corrêa e Castro
Coronel Eleutério se divertia com as lendas sobre o diabo na garrafa.

Zeca por sua vez era chamado de Filho do Diabo. Isso porque  seu pai ,o coronal Eleutério (Cláudio Corrêa e Castro)antes do rapaz nascer , havia comprado uma garrafa com o tinhoso dentro. O objeto era apenas um souvenir, adquirido numa viagem ao Rio de Janeiro, para a população de Paraíso, o estranho bibelô tinha poderes mágicos. A morte da mulher de Eleutério, após o parto de Zeca, e o fato de o rapaz desafiar a morte montando em touros bravos só reforçavam a crendice popular.

Opostos se atraem

Jofre Soares

Com Deus escreve certo por linhas tortas ...Uma troca de olhares entre Santinha e o Filho do Diabo resultava numa paixão avassaladora e, claro,proibida. Fora essa questão religiosa - Dona Mariana era a pior opositora do casal por ser uma beata ferrenha -, Eleutério e Antero (Jofre Soares), o pai de Santinha, grandes fazendeiros e figuras importantes da região, eram antigos opositores políticos.

Mário Cardoso
Otávio fez de tudo para conquistar a mocinha da história, mas foi abandonado no altar

Maria Rita e Zeca , mesmo com todas as dificuldades, iniciavam um tímido romance cheio de idas e vindas - No meio caminho o amor chegava a ficar abalado. Maria Rita tentava romper a áurea de santidade que a perseguia e ficava noiva de Otávio (Mário Cardoso) um jornalista vindo da cidade grande que se instalava na pensão de Ida (Henriqueta Brieba). Mas Zeca sofria um acidente num concurso de peões de boiadeiros e perdia o movimento das pernas . Santinha rezava fervorosamente, o rapaz ficava bom e outro milagre era atribuído a ela.

Para retribuir a graça, Maria Rita decidia ir para um convento, para seguir a vida religiosa.Mas a decisão ia por água abaixo quando Zeca a raptava do convento. Mesmo assim a moça decidia continuar com o seu compromisso com Otávio.

Amores complicados 

Zeca e Otávio não eram os únicos encantados por Maria Rita. Ricardo  (Caíque Ferreira) um publicitário chegado da cidade grande, também tentava conquistar a moça. Além de Santinha  Otávio e Ricardo ainda disputavam Aninha (Simone Carvalho), neta de Ida.

Elizângela)

 Maria Rosa (Elizângela) filha do prefeito Norberto ( (Sergio Brittol). Esta, no entanto se casava com Otávio - antes do noivado do rapaz com Santinha.

Zaira Zambelli)
Rosinha demorou para perceber que gostava mesmo era de Terêncio, com quem terminava.

Já Zeca era cobiçado por Rosinha (Zaira Zambelli) filha de Zefa (Neuza Amaral), cozinheira na casa de Eleutério e apaixonada pelo patrão. O rapaz via a moça como uma  irmã , mas cedia a seus encantos.Para a tristeza de seu melhor amigo, o peão Terêncio (Roberto Bomfim)que a amava secretamente.

Zefa depois de anos amado secretamente, conseguia conquistar o patão no fim da trama.

No entanto, na reta final, os enganos amorosos se dissipavam . As relações  de Otávio e Maria Rosa e de Zeca e Rosinha não davam certo, e os casais de separavam. Rosinha ficava com Terêncio, Ricardo se casava com Aninha, Maria Rosa se acertava com Geraldo (Roberto Pirilo)dono da rádio Voz do Paraíso. Zefa conquistava Eleutério. E Maria Rita abandonava Otávio  no altar e caia nos braços de Zeca. Paraíso teve 195 capítulos exibidos de 23 de agosto de 1982 a 25 de março de 1983, sob a direção Gonzaga Blota (no primeiro mês)e Ary Coslov. Voltou ao ar no Vale a Pena Ver de Novo em abril de 1986, e ganhou um elogiado remake em 2009.

Trama paralelas

Cosme do Santos vivia o peão Tobi, amigo de Terêncio. Já Elizâgela interpretou Maria Rosa, vista como o melhor partido da cidade por ser filha do prefeito Noberto.

Som rural

Paraíso teve só trilha nacional lançada em LP com 12 faixas, a maioria seguia o clima rural da novela, como Eu,a Viola e Deus (com Rolando Boldrin), Varandas (Amir Sater)e Boiadeiro Errante ( Sérgio Reis)que também estreava em novelas como ator, na pele de peão Diogo. Entre as canções "urbana", destaque para tema de abertura Promessas Demais( Ney Matogrosso),e Simplesmente (Roupa Nova).

Curiosidades

O primeiro título pensado para a novela foi Na Morada do Sol.

Em Renascer (Globo, 1993) Benedito Ruy Barbosa voltou a usar a lenda do diabo preso na garrafa. Dessa vez, o dono do "tinhoso" era Tião Galinha (Osmar Prado).

Paraíso foi exibida em Portugal, em 1994. 

As cenas das fazendas na fictícia Paraíso, foram gravadas na cidade de Vassouras(RJ).

Nathalia Dill e Eriberto Leão estrelaram o remaker de 2009.


"Paraíso. Gostei muito da primeira versão, com aquela moto e o cavalo branco correndo na abertura."
O leitor Wellinton Formigueiri.

Publicada na revista Minha Novela
11 de outubro de 2019
X TUDO Memória

Por Heloiza Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário