sábado, 8 de agosto de 2020

Lampião E Maria Bonita



Escrita por Aguinaldo Silva e Doc Comparatos, Lampião e Maria Bonita foi a primeira minissérie
produzida pela Globo, na faixa batizada como Séries Brasileiras . Em oito capítulos a trama mostrava os últimos seis meses da vida de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. O pernambucano virou símbolo do cangaço brasileiro, entre os anos de 1920 e 1930, pelos crimes que cometeu pelo sertão  nordestino,e pelos quais era  considerado herói por por parte da população local.
Michael Menaugh
As duas face (/Bandido/herói) foram retratadas na trama que iniciava com o rapto do geólogo inglês Steve (Michael Menaugh) pelo bandido de Lampião (Nelson Xavier) . 

(Regina Dourado)

(Regina Dourado)Este usava Joana (Regina Dourado) como intermediária para negociar o resgate com o governo da Bahia. 
Roberto Bomfim

O bilhete pedindo 40 mil contos de réis, caía nas mãos  do sargento Libório ( Roberto Bomfim) , que o repassava ao governador.A partir daí começava a derrogada do implacável Rei do Cangaço.

O governador entrava em contato com a embaixada de Inglaterra, que se negava a pagar o resgate pelo geólogo. Eram, então, enviadas tropas, comandadas pelo tenente Zé Rufino (José Dumont obcecado por pegar Lampião. A informação vazava e o jornalista  Lindolfo (Helber Rangel) fazia a festa, notificando os detalhes da operação.

Cláudio Corrêa e Castro no personagem secretário do Interior da Bahia, que estava ao lado da legalidade.

Antônio Pompeo deu vida ao cangaceiro Sabonete, membro do famoso bando.

Amor no sertão

A caçada a Lampião resultava em vários confrontos entre seu bando e a polícia, mas, entre as balas trocadas , havia espaço para romance . O amor entre o protagonista e a companheira , Maria Bonita (Tânia Alves)
. a primeira mulher a entrar no Cangaço, rederam belas cenas na minissérie. Assim como as visitas que faziam à filha, Expedita  (Adriana Barbosa), criada por uma família na região.

Em determinado momento teve até triângulo amoroso. É que Maria Bonita 
,se afastava  do bando, para fazer um aborto sem contar a Lampião.. Quando reaparecia com dores no corpo e febre alta era cuidada por Chandler E a aproximação fazia com que o geólogo se apaixonasse por ela. Mas o moço não  conseguia separá-la do marido.

Casal foi massacrado
Nelson Xavier e Tânia Alves 

As tropas de Zé Rufino se esforçavam para pegar  Lampião, mas,por muito tempo , seu bando conseguiam escapar. Cansados dos fracassos das operações ,  o governo baiano e a Embaixada da Inglaterra decidiam oferecer recompensas para quem fornecesse pistas do paradeiro dos cangaceiros. N o último capítulo , soldados, liderados pelo tenente José Batista (Gilson Moura), descobriram o esconderijo da gangue, na grota de Angico, em Sergipe. Pego de surpresas, Lampião  e Maria Bonita eram metralhados , sem nenhuma possibilidade de reação.       

Trilha sonora
Um clássico


   
Amelinha
Lampião e Maria Bonita não teve disco, mas o produtor musical Roberto Nascimento criou uma espécie de roteiro, sem se deter aos sons da região, e foi certeiro com tema de abertura., Mulher Nova, Bonita e Carinhosa  de Zé Ramalho e Otacílio. Gravada por Amelinha com os versos: "Virgulino Ferreira, o Lampião/Bandoleiro das selvas nordestina/Sem temer a perigo nem ruínas/Foi o rei do cangaço, no sertão/Mas um dia sentiu no coração /O feitiço atrativo do amor.."

Curiosidades

Tânia Alves foi eleita a melhor atriz de 1982 pela Associação de Críticos de Artes ((APCA) juntamente com Irene Ravache  (Sol de Verão),Cleyde Yáconis ((Ninho de Serpente) e Marilia Pêra (Quem Ama não Mata)

AAPCA elegeu Aguinaldo Silva e Doc Comparato como revelações masculinas na TV.

A caracterização  de Nelson Xavier ficou tão perfeita que uma figurante , bem idosa, falava com o ator como se ele fosse Lampião.

Dirigida por Paulo Afonso Grisolli e Luís Antônio Pia, a produção foi ar ar na Globo às 22h15,de 26 de abril a 05 de maio de 1982.Foi reapresentada em março de 1984: em 1990.em versão compacta, no Festival 25 Anos da Globo, e em 2015, no Luz, Câmara ,50 anos. Além de ter sido  reexibida em 1988, apenas no Distrito Federal.

Publicada na revista Minha Novela
X-TUDO Memória
Por Heloísa Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário