Carlos Kroeber e Jonas Mello
Escrita por Walter George Dust e dirigida por Herval Rossano. a novela foi uma adaptação de três romances de Jorge Amado: Cacau (1933), Terras do Sem Fim (1943) e São Jorge dos Ilhéus (144).A mistura deu numa trama em que o conflito central era a disputa política e de terras, na Bahia entre dois latifundiários: Sinhô Badaró (Carlos Kroeber) e Horácio Badaró (Jonas Mello) . Para expandir seus domínios , eles brigavam pela posse das matas do Sequeiro Grande, situada entre as suas propriedades.
Jonas Mello
Horácio era o homem mais rio e temido da região, que compreendia as cidades de Ferradas e Tabocas. Ambicioso .Ambicioso, ele tinha como aliado o coronel Maneca Dantas (Jose Lewgoy) e os donos da roça Brás Velho(Angelito Melo), Jarde (Adalberto Silva ) e Firmo (Felipe Donavan)
Carlos koeber
Já Sinhô Badaró era cristão e avesso a lutas sangrentas mas acabava se rendendo a elas.No final Badaró via seu rival l Horácio ser aclamado pelo povo como o novo líder político da região
Otávio Augusto
Contratava jagunços Vicente (Roberto Montini) e Damião ( Milton Gonçalves) e tinha com fiel escudeiro o irmão Juca (Otávio Augusto), que matava sem dó nem piedade.
E o coronel Teodoro (Sebastião Vasconcelos) que chegava a incendiar o cartório da cidade para invalidar o registro de Sequeira Grande em nome de adversários .O coronel Teodoro não media esforços para para ajudar os amigos, até incendiou um cartório.Para completar ainda mais a disputa , Tabocas recebia uma trinca de forasteiro.
O primeiro era o advogado Virgílio (Paulo Figueiredo), chamado por Horácio para ajudá-lo
Atrás do rapaz chegava a bela Margô(Maria Cláudia), sua protetora e eterna apaixonada desde a época em que ele era estudante. A prostituta Margô chegava a Tabocas atrás de Virgílio, mas ficava com o irmão de Sinhô.
O último "estrangeiro" era o capitão João Magalhães (Cláudio Cavalcanti) um jogador de cartas trapaceiro que se fazia passar por engenheiro militar. Só que João estava de olho no cacau da região e conseguia enganar oda a população local.Cláudio Cavalcanti era um farsante que terminava a trama como mocinho romântico
Nem tudo era política
Sura Berditchevsky
Em meio a essa disputa pelo poder, havia espaço para os romances também. Virgílio se apaixonava , e era correspondido por Ester (Sura Berditchevsky) a mulher de Horácio. Sura vivia Olga ,Mulher de Juca e a maior fofoqueira da cidade.
Cláudio Cavalcanti e Nívea Maria
João se envolvia com Donana (Nívea Maria )a filha de Sinhô. Na reta final , João percebia que amava Donana e abriu o jogo com a moça revelando que se aproximou de sua família por interesse. E assim o casal se acertava de vez.
Virgílio também mantinha um caso com a prostituta Margô (Maria Cláudia), que se incomodava com a relação dele e de Ester. A senhora de “difícil vida fácil” se envolvia com Juca Badaró (Otávio Augusto), praticamente capanga do irmão Sinhô, casado com a fofoqueira Olga (Bárbara Bruno, filha de Nicette Bruno e Paulo Goulart).
Enquanto isso Juca, se tornava amante de Margô.
Depois e várias discussões, emboscadas e assassinatos, Horácio vencia Sinhô Badaró e assumia o poder público da cidade Ferradas, com o apoio geral da população.

Carlos Kroeber e Jonas Mello
No último capítulo Horácio descobria uma carta de amor entre Ester e Virgílio e mandava matar o rival numa emboscada.
Paulo Figueiredo e Sura Berditchevsky
Nenhum comentário:
Postar um comentário