quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Verão Vermelho

 Trama inesquecível 


Escrita por Dias Gomes Verão Vermelho abordou temas na época pouco comum como reforma agrária , divórcio (ainda não legalizado no Brasil) e preconceito social e racial.O autor ainda inovou no formato de contar a história do triângulo amoroso central, formado por Adriana (Dina Sfat) , Carlos (Jardel Filho) e Flávio (Paulo Goular)

Dina Sfat Jardel Filho e Paulo Goulartada na Bahia começava com a festa de 15 anos de Patrícia (Maria Cláudia) , filha de Adriana e Carlos. Na comemoração , a mãe reencontrava o médico Flávio , um amor da juventude por quem a filha estava apaixonada. Ai, ela lembrava do seu passado. Entrava então um flasback que durava 12 capítulos. Nestes o público tomava conhecimento de que Adriana , uma moça pobre havia se casado com o rico Carlos, com quem se mudava para uma fazenda no interior da Bahia. Lá, descobriu quem era o marido de verdade, um homem rude e dominado pela mãe, Jandira Serrano (Ida Gomes)

Ida Gomes

Adriana passava  a conviver com Selma (Arlete Salles) ex-noiva de Carlos, que frequentava a casa.E, pior, ainda era assediada pelo cunhado, Irineu (Emiliano Queiiroz). 
Arlete Salles e Emiliano Qujeiroz

Cansada dessa situação, Adriana voltava para a casa do pai, o sapateiro Bruno  (Mário Lago)
Mário Lago

Amor e disputa de terras

Jardel Filho e Dina Sfat

Enquanto Adriana viajava para a casa do pai, Jandira ordenava um massacre da família.Morais, por causa de uma disputa de terras. Bruno, por sua vez mandava Adriana voltar para casa, já que a filha estava grávida.Ao retornar para a fazenda , Adriana conhecia Flávio que estava indo  trabalhar na mesma região onde os Serranos moravam.E ambos se apaixonavam perdidamente..Ela. no entanto, pedia para ele nunca a procurar.

Como o mundo às vezes parece uma pequena praça, Irineu comandava a carnificina que praticamente acabava com a família Moraes, deixando só um sobrevivente,, Raul, de 10 anos.E a essas altura,Flávio já havia assumido seu posto de trabalho e se recusava tratar Irineu , ferido no ataque. Pela ousadia , passava a ser procurado pelos jagunços dos Serrano.

Adriana na ausência do marido,escondia Flávio em sua residência. Mas Selma descobria a artimanha e contava a Carlos que mandava a filha para a casa de Jandira.e surrava a esposa. Um tempo depois o fazendeiro se mudava para a capital, Salvador, com a mulher e a filha. 

Volta ao presente 

Após o longo flashback, a novela voltava ao então tempo presente (Final da década de 1960). Selma era amante de Carlos ; Patrícia estava apaixonada por Flávio , o grande amor de sua mãe; e Adriana fazia tudo para afastar o médico de sua família.Mas Carlos simpatizava com o rapaz e fazia questão de tê-lo por perto, por não saber o que havia ocorrido no passado.

Carlos Vereza

Não bastasse a confusão amorosa, Raul (Carlos Vereza) já com 25 anos fugia da prisão onde foi parar por tentar matar Irineu e se dedicava a se vingar da família Serrano.Para isso, buscava encontrar Flávio, única testemunha do massacre e que,reconhecido por  Irineu, tornava -se alvo dos Serranos. 

Final polêmica

Dina Sfart e Carlos Vereza

Ao fim da trama Adriana engravidava e dispensava Flávio. Desiludido  e perseguido pelos Serranos, ele viajava para a Europa. Patrícia se apaixonava por por Raul, que virava líder comunitário, numa luta constante contra o sogro. 

Dina Sfart e Jardel Filho

Depois de sofrer muito com Carlos, Adriana se desquitava , o que desagradou o público., o que,por ser ainda tabu, causou polêmica.
Emiliano Queiroz
O sanguinário Irineu não respeitava nem a própria cunhada, a quem assediava sempre

Arlete Salles

Eternamente apaixonada por Carlos Selma fazia de tudo para arruinar o casamento dele.

Curiosidades:

Verão Vermelho foi a primeira novela em quem Dias Gomes assinou seu nome.Antes usava o pseudônimo de Stela Calderón .

Foi a primeira vez que a TV exibiu uma trama ambientada na Bahia.

Estreia de Lúcia Alves, e Dorinha e de Dina Sfart na Globo.Ela estava grávida de sa primogênita  a atriz Bel Kutner

Flor ( Myriam Pérsia) de Véu de Noiva (Globo,1969, fez uma consulta a Flávio . E a cena passou nas duas novelas. 

Verão Vermelho foi exibida na Globo, às 22 horas de 17 de novembro de 1969 a 17 de junho de 1970, totalizando 209 capítulos . Todos sob a direção de Marlos  Andreucel e Walter Campos. .

X-TUDO Memória
Por Heloíza Gomes

Publicada n revista Minha Novela 

Nenhum comentário:

Postar um comentário