Tom Veiga
Drauzio Varella explica tudo sobre o aneurisma cerebral que levou Tom Veiga à morte
Uma alegria contagiante e, agora que ele nos deixou, fica uma saudade imensa. Tom Veiga, que deu vida ao personagem Louro José, morreu jovem, aos 47 anos de idade. Ele teve um aneurisma no cérebro.
Os episódios de rompimento e sangramento do aneurisma ocorrem geralmente a partir dos 50 anos, afetam mais as mulheres e se tornam mais comuns à medida em que a pessoa envelhece.
Por Fantástico
08/11/2020 23h25 Atualizado há uma semana
O que é Aneurisma Cerebral?
Aneurisma cerebral é a dilatação anormal de uma artéria que irriga o cérebro, geralmente localizado nos pontos em que ela se bifurca (mais frágeis). Pode se romper e causar uma hemorragia cerebral ou permanecer sem estourar durante toda a vida. Os aneurismas também podem ocorrer em qualquer artéria do corpo, como as de coração, rim e abdômen. Os do tipo cerebral e da aorta torácica e abdominal apresentam altas taxas de mortalidade.
“O aneurisma cerebral geralmente passa a vida inteira sem dar sintoma. Ele fica lá silencioso, o paciente não sabe que tem o aneurisma”, explica o neuro-intervencionista Daniel Abud.
O doutor Drauzio Varella explica que os aneurismas ficam perigosos quando rompem, porque o sangue jorra para dentro do cérebro. No caso do Tom Veiga, aconteceu o pior: o aneurisma se rompeu, provocando um AVC hemorrágico - acidente vascular cerebral, também conhecido popularmente como derrame.
Grupo de risco:
Os episódios de rompimento e sangramento do aneurisma ocorrem geralmente a partir dos 50 anos, afetam mais as mulheres e se tornam mais comuns à medida em que a pessoa envelhece.
Diagnóstico:
“Aneurismas não costumam provocar sintomas. Para diagnosticar, precisa fazer tomografia computadorizada ou ressonância magnética”, explica Drauzio.
O aneurisma é genético?
Segundo Drauzio, é raro o aneurisma congênito - quando a pessoa já nasce com ele. Parte considerável dos casos surge por causa da pressão alta sem tratamento.
Alerta:
“Se você desconfiar que uma pessoa está com um quadro neurológico que apareceu de repente, de uma hora para outra, é uma emergência. Corra com ela para o hospital”, diz Drauzio Varella.
Tratamento:
Prevenção: “Para diminuir o risco de ter um aneurisma, é muito importante controlar a pressão alta, fazer exercícios e principalmente não fumar”, orienta Drauzio.


Nenhum comentário:
Postar um comentário