Vanusa
Últimas -Notícias/Luto
Morre a cantora Vanusa aos 73 anos em casa de repouso em Santos
A artista teve um histórico difícil nos últimos meses por conta da demência
Da Redação Publicado Hoje, às 08:53
A cantora Vanusa dos Santos Flores, de 73 anos, morreu na manhã deste domingo (8), na casa de repouso em Santos, localizada no litoral de São Paulo, onde morava há mais de 2 anos. Ela passou pouco mais de um mês internada em decorrência de problemas respiratórios.
Rafael Vanucci, filho da artista, revelou recentemente que a mãe sofria com um quadro de demência, e não o mal de Alzheimer, como apontado antes.
Em comunicado oficial, a família informou que a causa da morte teria sido uma insuficiência cardíaca. Por volta das 5h30 da manhã, um dos enfermeiros que cuidava dela percebeu que Vanusa estava sem batimentos.
"Imediatamente chamaram a UPA que constatou insuficiência respiratória como a causa mortis", diz a nota
"Ontem ela teve um dia muito feliz com a visita da Amanda, a filha mais velha. Cantou, brincou, riu, se alimentou bem. Nos últimos anos Vanusa teve depressão, problemas gerados pelo uso de medicamentos tarja preta em excesso, o que a deixaram muito debilitada", acrescenta.
Vanusa deixa três filhos: Rafael Vanucci, Amanda Marcos e Aretha Marcos.
Histórico hospitalar
No dia 8 de setembro, Vanusa deu entrada no Hospital dos Estivadores em Santos (SP), depois de ter uma pneumonia. Ela permaneceu lá por 32 dias e deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em 19 de outubro.
"Apresenta estabilidade do quadro clínico, consciente e respirando espontaneamente. Alta eletiva para a enfermaria de clínica médica", comunicou o boletim médico na ocasião.
Carreira
Ao longo de sua carreira, gravou 23 discos e vendeu mais de três milhões de cópias. Representou o país em vários festivais internacionais e recebeu cerca de 200 prêmios. Por dois anos seguidos foi eleita a Rainha da Televisão.
Em 2015, lançou seu primeiro álbum de canções inéditas em 20 anos: "Vanusa Santos Flores", produzido por Zeca Baleiro. A cantora foi casada duas vezes: com o músico Antônio Marcos com quem teve as filhas Amanda e Aretha, e com o ator e diretor de televisão Augusto César Vannucci, pai do seu filho Rafael Vannucci.
Um enfermeiro do local, onde a artista morava há dois anos, percebeu que ela estava sem batimentos cardíacos, por volta das 5h30. Uma equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi acionada e constatou que a causa da morte foi uma insuficiência respiratória.
Segundo funcionários da casa de repouso, Vanusa recebeu a visita de Amanda, sua filha mais velha, neste sábado (7). Ela cantou, brincou, riu e se alimentou bem. A artista fazia fisioterapia e outros tratamentos na residência para idosos.
Vanusa morava havia dois anos na casa de repouso Barros Residência para Idosos em Santos, SP — Foto: Carlos Abelha/G1
Em setembro e outubro, Vanusa esteve internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, por causa de um quadro grave de pneumonia.
Aretha Marcos, também filha de Vanusa, publicou homenagens à mãe nas redes sociais. Em uma delas, ela relembrou que, neste domingo, seu pai, Antônio Marcos, completaria 75 anos.
"O amor é impossível. Hoje, aniversário do meu pai, Antônio Marcos ele veio buscar minha mãe para viverem juntos na eternidade. A vida é arte!"
O filho Rafael Vannucci, ator, cantor e produtor de eventos, mora em Goiânia e está viajando para São Paulo para encontrar a família.
Cenário musical
Após a morte da cantora, Mauro Ferreira, jornalista e crítico de música, fez uma retrospectiva da carreira da cantora. Segundo ele, Vanusa teve importância especialmente na década de 70.
Ele também falou sobre a importância da cantora na cena musical brasileira e sua veia feminista. "Vanusa foi uma pioneira, ela foi empoderada. Ela sempre defendeu isso quando o mundo era mais machista, poucas mulheres tinham voz ativa na música brasileira como compositoras, sobretudo", disse Ferreira.
Vanusa
Carreira
Vanusa Santos Flores nasceu em 22 de setembro de 1947 na cidade de Cruzeiro (SP), mas foi criada em Uberaba (MG).
Com mais de 20 discos lançados ao longo da carreira e 3 mais de milhões de cópias vendidas, a cantora e compositora era mais identificada com a canção popular do que com a MPB, mas flutuou entre gêneros como rock, funk americano e samba.
Aos 16 anos, cantava com o grupo Golden Lions. Em 1966, fez sucesso com a canção “Pra nunca mais chorar” e passou a se apresentar na TV Excelsior.
Na mesma época, participou das últimas edições do programa da Jovem Guarda. Pouco depois, se juntou ao elenco do programa humorístico “Adoráveis trapalhões”, com Renato Aragão.
Nos anos 1970, emendou sucessos como “Manhãs de setembro”, que escreveu em parceria com seu parceiro frequente Mário Campanha, e baladas como "Sonhos de um palhaço", de Antonio Marcos e Sérgio Sá, e "Paralelas", de Belchior.
Em 1972, se casou com Antonio Marcos. O cantor participou diretamente da carreira de Vanusa com outras músicas, como “Coração americano”, escrita com Fagner.
Vanusa, em foto de agosto de 2015 — Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo/Arquivo
A música faz parte de um dos melhores discos da cantora “Amigos novos e antigos”, lançado em 1975. Na mesma década, ela ainda esteve no elenco de montagem do musical “Hair”.
Em 1977, lançou com o cantor Ronnie Von o LP “Cinderela 77”, trilha sonora da novela com o mesmo nome da TV Tupi.
Nas décadas seguintes, manteve a carreira ativa com o lançamento de discos e participações em diversos festivais de música no país e no exterior, como Uruguai, Coreia do Sul e Chile.
Em 2005, participou ainda de eventos e shows comemorativos dos 40 anos da Jovem Guarda.
Em 2009, Vanusa foi convidada para cantar o hino nacional em um evento na Assembleia Legislativa de São Paulo. Um vídeo que mostra a cantora trocando palavras da letra se tornou viral na internet. Na época, ele contou que remédios para labirintite a deixou desorientada na ocasião
Pouco tempo depois, Vanusa sofreu um acidente doméstico, segundo ela. também provocado pela labirintite. Por causa da queda, a artista precisou se submeter a três cirurgias na clavícula.
Vanusa contou sua vida na autobiografia “Ninguém é mulher impunemente” e no monólogo musical “Ninguém é loura por acaso”, que estreou no teatro em 1999 em São Paulo.
Vanusa contou sua vida na autobiografia “Ninguém é mulher impunemente” e no monólogo musical “Ninguém é loura por acaso”, que estreou no teatro em 1999 em São Paulo.
Vanusa usa teve uma carreira bem-sucedida e de respeito desde o início na Jovem Guarda, quando foi lançada por Eduardo Araújo, até a consagração como grande cantora romântica. Nos anos 1970, sua fase mais "experimental" e criativa, ela se embrenhou por vários estilos, até pelo rock pesado..
A cantora Vanusa ao chegar no 27º Prêmio da Música Brasileira, em 2016Imagem: Thyago Andrade/Brazil News
Carreira de sucesso
Vanusa Santos Flores nasceu em Cruzeiro, interior de São Paulo, mas foi criada em Uberaba, Minas Gerais. Foi lá que, aos 16 anos, iniciou sua carreira no grupo Golden Lions. Depois de percorrer diversas cidades, acabou levada para a TV Excelsior, estreando na televisão nos anos 1960. Ela fez parte do humorístico Os Adoráveis Trapalhões. Em seguida, participou de algumas edições do programa Jovem Guarda, da Record. Na década seguinte, Vanusa emplacou diversos sucessos musicais, como "Mudanças", "Sonhos de um Palhaço" e "Paralelas". Conquistou o Brasil com "Manhãs de Setembro", de 1973, parceria com Mário Campanha. Lançada em plena ditadura, a letra, romântica.
Foi lá que, aos 16 anos, iniciou sua carreira no grupo Golden Lions. Depois de percorrer diversas cidades, acabou levada para a TV Excelsior, estreando na televisão nos anos 1960.
Ela fez parte do humorístico Os Adoráveis Trapalhões. Em seguida, participou de algumas edições do programa Jovem Guarda, da Record.
Na década seguinte, Vanusa emplacou diversos sucessos musicais, como "Mudanças", "Sonhos de um Palhaço e "Paralelas".
Conquistou o Brasil com "Manhãs de Setembro", de 1973, parceria com Mário Campanha. Lançada em plena ditadura, a letra, romântica à primeira vista, esconde um contumaz discurso político. "Fui eu que em primavera só não viu as flores", canta em referência Falei Das Flores", de Geraldo Vandré.
No fim dos anos 1960, Vanusa começou a explorar outros ritmos, como o funk americano, que dá o tom em músicas do álbum "Vanusa" (1969), o samba ("Mercado Modelo", "Quebra Cabeça") e a valsa ("Quero Você"). A faixa "What to Do", de 1973, é um rock pesado cheio de dinâmica e energia. Ela gravou 23 discos na carreira, superando a marca de três milhões de cópias vendidas. Representante do Brasil em vários festivais internacionais, ganhou diversos prêmios durante a carreira.
Internação
O estado de saúde de Vanusa piorou nos últimos meses. Ela foi hospitalizada em 8 de setembro no Complexo Hospital dos Estivadores, em Santos, com problemas respiratórios e retenção de líquidos. Depois de quatro dias internada, ela foi transferida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Diante de boatos sobre o estado físico na mãe, Vannucci pediu nas redes sociais mais "empatia neste momento, e não julgamentos". A cantora recebeu alta após 32 dias e voltou à casa de repouso, onde veio a falecer.
A cantora recebeu alta após 32 dias e voltou à casa de repouso, onde veio a falecer.
Além de Rafael e Amanda, deixa a filha Aretha.
TVE Famosos
Filho de Vanusa fala sobre a mãe e desabafa: ‘Fazendo tudo possível’
Rafael Vanucci, filho de Vanusa, se pronunciou em entrevista coletiva, realizada na tarde desta quinta-feira (10) e transmitida ao vivo pelo Balanço Geral SP, sobre a internação da mãe. A cantora está em um hospital público de Santos, no litoral de São Paulo.
O empresário musical deu detalhes do estado de saúde da cantora.
“Ela está tomando antibióticos intravenosos, por não conseguir tomar medicamentos em casa, porque tem um quadro de doença de demência, está sendo assistida aqui por conta disso”, relatou. “O estado dela é estável, vem melhorando a cada dia, não respira com ajuda de oxigênios, está acordada, lúcida, conversando… Tem momentos de oscilação por conta da doença, da demência”, completou.
Vanucci também rebateu os comentários que recebeu de alguns internautas nas redes sociais alegando que Vanusa não estaria sendo bem assistida.
“Ela está sendo muito bem tratada, este é um dos melhores hospitais de Santos, um braço do Hospital Oswaldo Cruz, de São Paulo. Perguntem para as pessoas, vejam com os próprios olhos…”, declarou Vanucci, que explicou que o plano de saúde da mãe foi negado.
“Isso pode acontecer com qualquer pessoa. Vocês não têm planos de saúde? Eu ser sou ser humano, minha mãe também… Os mesmos problemas que qualquer um tem, a gente tem também.”
O filho de Vanusa afirmou ainda que, por conta da pandemia de covid-19, está sem trabalhar e tem feito todos os esforços para cuidar da mãe.
“Minha classe não voltou, estou sem trabalhar, mas correndo atrás, cuidando da minha mãe, fazendo tudo possível. Quem me segue sabe o que eu venho passando, sabe da minha índole.”
O empresário se emocionou em diversos momentos da coletiva e agradeceu o carinho que tem recebido de fãs, amigos, colegas de imprensa neste período difícil que enfrenta.
“Desde setembro, a minha vida é só Vanusa, porque os fãs não esquecem dela, me mandam mensagem, me dão forças… Esse carinho não tem igual. Eu tenho que me apegar ao bem, sempre fui uma pesosa do bem, o mal nunca esteve na minha vida e não vai. Minha mãe, que tem 40 anos de carreira, deu a vida pela música, ser respeitada, querida e amada até hoje pelos fãs… Isso não tem preço.”
Fonte: R7
'Não interessa que ela não saiba que eu sou a filha dela, eu sei que ela é minha mãe', contou Aretha Marcos em entrevista ao 'Extra'
Aretha Marcos, filha dos cantores Vanusa e Antnio Marcos, falou mais sobre como a doença de Alzheimer tem afetado sua mãe, em entrevista ao jornal Extra publicada nesta quinta-feira, 6.
"Minha mãe não tem mais cognitivo. Ela assistiu a minha reportagem na TV e não entendeu nada. Não tem mais como conversar com ela. Minha mãe se tornou uma criança, que às vezes fica brava", contou.
Em seguida, refletiu: "Ela merece uma vida maravilhosa. Não interessa que ela não saiba que eu sou a filha dela. Eu sei que ela é minha mãe"
"Não quero que minha mãe fique numa clínica para sempre. O Alzheimer é uma doença muito difícil. Como eu vivo hoje, não tenho como trazê-la de lá. A condição dela exige um cuidado maior e eu vivo só", continuou a filha de Vanusa.
Seu plano é juntar R$ 150 mil visando trazer sua mãe para morar próximo a ela e à sua irmã, Amanda: "é o suficiente para comprar o terreno e levantar minha casa. A primeira casa que eu sei que vou levantar vai ser a da minha irmã, para morar eu, ela e minha mãe"
A cantora Vanusa também é mãe de Rafael Vanucci, empresário do ramo sertanejo e vencedor da 2ª edição da Casa dos Artistas. No último domingo, 2, uma reportagem no Domingo Espetacular, da Record, trouxe a confirmação por parte de Aretha de que sua mãe estaria sofrendo com Alzheimer.







Nenhum comentário:
Postar um comentário