Larissa Santos Casado03/07/2021 • 15:35
Tangerina
A tangerina possui uma extensa gama de nomes que variam ao redor do Brasil. No Rio Grande do Sul, por exemplo, é conhecida principalmente por “bergamota” ou “vergamota”. Subindo um pouco no mapa, no litoral paranaense e na capital Curitiba, muitos chamam de “mimosa”. Já nas regiões sudeste e centro-oeste, o termo mais comum é “mexerica”, embora também seja conhecida por “ponkan”. Por mais que se pareça apenas uma variação regional, bergamota, mexerica e ponkan não são a mesma coisa, embora todas sejam tangerinas - o nome real-oficial da fruta.
Mexerica e ponkan fazem parte da família das tangerinas, assim como a laranja-cravo, a morgote e a tangerina montenegrina. Por mais que tenham a cor alaranjada e sabores muito parecidos, esses diferentes tipos possuem características individuais. Em linhas gerais, essas frutas possuem cheiro cítrico muito característico. A família da tangerina vem da planta Citrus, que se dá bem com o clima tropical brasileiro, podendo ser cultivada em todo o País.
Mexerica
A mexerica vem da família planta Citrus deliciosa, costuma ser um pouco menor, tem casca mais fina e o sabor mais ácido. Por ter um aroma marcante devido aos óleos essenciais presentes na casca, é usada na indústria como aromatizante para sucos e essências.
Ponkan
Já a ponkan vem da família Citrus reticulata, possuindo ainda mais variações dentro da família. No geral, a ponkan é mais doce, tem casca mais grossa, coloração laranja mais amarelada, suculenta e é grande e pesada. É o tipo de tangerina mais consumido no Brasil. Normalmente é consumida mais in natura ou em sucos sem açúcar.
Receitas.Bamd.Uol.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário