terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Suplício de uma saudade (1955)

Filmes Inesquecíveis

Jennifer Jones como Dra. Han Suyin  e  William Holden como Mark Elliot 

Suyin, uma médica eurasiana (Jones) que se apaixona pelo jornalista Mark Elliot (Holden).

Love Is a Many-Splendored Thing (bra: Suplício de uma Saudade; prt: A Colina da Saudade) é um filme estadunidense de 1955 do gênero Drama romântico, dirigido por Henry King para a 20th Century Fox.

Em 1949, a China se torna comunista e os refugiados não param de chegar em Hong Kong.

A médica eurasiana viúva Han Suyn está sobrecarregada com tantos atendimentos no hospital que trabalha e resolve tirar um dia de folga e ir a uma festa da sociedade.

Lá ela encontra o correspondente de guerra americano casado Mark Elliott, que pede para fazer uma entrevista com ela. 

Os dois se apaixonam mas o homem não consegue o divórcio e a doutora começa a sofrer pressões, tanto em seu trabalho quanto da sua família. 

Quando estoura a Guerra da Coréia, o jornalista parte para acompanhar o conflito e o casal passa a se corresponder por cartas.

Ambientado em Hong Kong durante a Guerra da Coréia, ele narra a história de Suyin, uma médica eurasiana (Jones) que se apaixona pelo jornalista Mark Elliot (Holden).

Eles se conhecem numa festa oferecida pela high society inglesa residente na cidade e, é lá, que Suyin é informada de que os comunistas estão iniciando o controle político da China.

À medida que sua paixão por Elliot vai crescendo, surgem problemas de ordem política, social e emocional colocando em jogo o relacionamento do casal.

Ele é um homem comprometido e tentará a todo custo uma separação. 

Por conta da condição de amante, Suyin começa a ser “mal vista” pelas aristocratas de Hong Kong e vê seu emprego no hospital ameaçado.

Como se não bastasse tudo isso, a médica começa a ser pressionada pela família que quer vê-la de volta à China. 

Mesmo com todos os percalços, o casal persiste na relação, mas o destino teima em traçar um caminho diferente para os dois.

Todo o exótico esplendor de Hong Kong foi capturado pela magnífica fotografia de Leon Shamroy e a trilha sonora vencedora do Oscar (Melhor Trilha Sonora), assim como a canção título (Melhor Canção Original) está entre as melhores já compostas para o cinema.

Elenco:
• William Holden como Mark Elliott
• Jennifer Jones como Dra. Han Suyin

Prêmios

• Venceu o Oscar por melhor figurinos coloridos, canção original e trilha sonora (Sammy Fain e Paul Francis Webster por "Love Is a Many-Splendored Thing").

• Foi indicado para melhor atriz (Jennifer Jones), direção de arte colorida (Lyle Wheeler, George Davis, Walter M. Scott, Jack Stubbs), Edição a cores, melhor filme e melhor som.

Curiosidades

* Baseado num livro autobiográfico - A Many Splendored Thing - que virou best seller, de autoria da escritora chinesa Han Suyin.

* Ambientado em Hong Kong durante a Guerra da Coréia, ele narra a história de Suyin, uma médica eurasiana (Jones) que se apaixona pelo jornalista Mark Elliot (Holden). Eles se conhecem numa festa oferecida pela high society inglesa residente na cidade e, é lá, que Suyin é informada de que os comunistas estão iniciando o controle político da China.

* Jennifer Jones, casada com o chefe de estúdio David O. Selznick, teve uma desavença com o ator William Holden, que fazia seu par romântico na produção.

* Para afastar o mulherengo William Holden, a atriz Jennifer Jones mastigava alho antes de gravar as cenas românticas.

Elenco:

• William Holden como Mark Elliott

• Jennifer Jones como Dra. Han Suyin

• Torin Thatcher como Humphrey Palmer-Jones

• Isobel Elsom como Adeline Palmer-Jones

• Murray Matheson como Dr. John Keith

• Virginia Gregg como Anne Richards

• Richard Loo como Robert Hung

• Soo Yong como Nora Hung

• Philip Ahn como Terceiro Tio

• Jorja Curtright como Suzanne

• Donna Martell como Suchen, irmã de Suyin

Nenhum comentário:

Postar um comentário