
Fiéis se reúnem no Santuário desde a primeira hora desta segunda-feira (Arquidiocese de BH/DIvulgação)
Por Thiago CÂndudo
Fiéis da Igreja Católica celebram, nesta segunda-feira, 28 de outubro, o Dia de São Judas Tadeu. Conhecido como padroeiro dos aflitos e das causas impossíveis, o santo é um dos mais populares no Brasil e movimenta, anualmente, mais de 100 mil romeiros ao Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, no bairro da Graça, na região Nordeste, em Belo Horizonte.
Primo de Jesus e irmão de Tiago, Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Cristo, segundo as escrituras cristãs. Apesar disso, a figura é pouco citada na obra, aparecendo nos evangelhos de Mateus e João, que revelam detalhes sobre sua escolha pelo postulado e durante a Última Ceia.
Por testemunhar, em diversas ocasiões, a importância da fé para os seguidores de Jesus e a misericórdia de Cristo para com os que duvidam, São Judas Tadeu acabou associado às causas impossíveis. Em sua epístola, no Novo Testamento, o apóstolo promoveu a crença e a perseverança dos primeiros cristãos, fundamentais para a estruturação da religião no mundo.
Nas imagens, São Judas Tadeu é representado com um livro, que simboliza a palavra de Deus, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio.
De capela humilde e pequena, o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, cuja primeira celebração ocorreu em 28 de outubro de 1955, é atualmente um grande centro de evangelização e conversão de fiéis. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h; aos sábados, das 7h30 às 11h30 e das 15h30 às 19h30; e aos domingos, das 08h às 12h e das 17h às 20h.
A novena de São Judas Tadeu acontece pouco antes do Dia do Padroeiro, entre 18 e 26 de outubro. No dia 27 é celebrada a Missa de Véspera, às 19h, seguida de procissão luminosa, às 20h, com a imagem do santo. Durante parte do dia, os fiéis participam de vigília. Em 28 de outubro, o Santuário sedia, anualmente, celebrações eucarísticas de duas em duas horas.
Thiago Cândido
Aluno de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Repórter no BHAZ e colunista no programa Agenda, da Rede Minas de Televisão.
Dia de São Judas Tadeu: conheça a história do santo das causas impossíveis
Igreja Católica honra o padroeiro anualmente em 28 de outubro
Ana Beatriz Dias
da CNN28/10/2024 às 15:55 | Atualizado 28/10/2024 às 21:09
0:001.0x
O Dia de São Judas Tadeu é celebrado nesta segunda-feira (28). Considerado o “santo das causas impossíveis”, ele foi um dos 12 apóstolos de Jesus e recebe, anualmente, um dia marcado por celebrações.
O santo era filho de Alfeu (irmão de São José) e de Maria de Cléofas (irmã de Maria). Assim, ele era primo de Jesus e, por ser identificado como Judas, muitas vezes já foi confundido com Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus.
Conforme a tradição, São Judas Tadeu ganhou a fama por morrer, no dia 28 de outubro, como mártir ao defender a fé cristã.
Em São Paulo, desde a sua fundação, em 1940, o Santuário São Judas Tadeu realiza anualmente, na data, uma grande festa em honra do seu padroeiro.
Nesta data, a Igreja faz memória litúrgica de São Judas e também do seu irmão, São Simão. Este é um dos eventos mais aguardados pelos devotos e paroquianos, sendo, provavelmente, a maior festa em honra a São Judas Tadeu do Brasil.
00:00/01:00
Truvid
Na capital paulista, a Paróquia e Santuário São Judas Tadeu, localizada na Zona Sul, se prepara para mais uma edição de sua tradicional festa. As celebrações em honra ao Padroeiro começarão às 5h da manhã, com a primeira Missa, e se estenderão até a última, marcada para às 20h30.
CNNBrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário