Vale Tudo
telenovela brasileira de 1988
Vale Tudo é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida de 16 de maio de 1988 a 6 de janeiro de 1989 em 204 capítulos, com o último capítulo reexibido no dia subsequente, 7 de janeiro. Substituiu Mandala e sendo substituída por O Salvador da Pátria foi a 39 novela das oito " a ser transmitida pela emissora. Teve a autoria de Gilberto Braga ,Aguinaldo Silva e Leonor Brassêres , teve direção de Dennis Carvalho (também na direção geral) e Ricardo Waddington .
Conta com as atuações de Regina Duarte, Antônio Fagundes, Glória Pires, Carlos Alberto Riccelli, Beatriz Segal, Reginaldo Faria , Lídia Bronze, Cássio Gabus Mendes e Renata Sorrah.
Em 2016, Vale Tudo e Avenida Brasil foram eleitas pela revista Veja as "melhores telenovelas brasileiras" de todos os tempos.
Índice
Enredo
A trama tem como plano de fundo a corrupção e a falta de ética no final dos anos 1980 no Brasil. Narra a história de Raquel Accioli (Regina Duarte ), que foi casada com Rubinho (Daniel Filho ), de quem se separou há cerca de dez anos. Depois de uma discussão, ela decidiu abandoná-lo e ir morar em Flor do Iguaçu , na casa de seu pai, Salvador (Sebastião Vasconcelos ), com a ambiciosa filha Maria de Fátima (Glória Pires . O único bem da família é uma modesta casa que Salvador passou para o nome da neta. Raquel vive como guia de turismo e depois que Salvador morre, Fátima vende a casa sem comunicar à mãe e parte para o Rio de Janeiro para tentar uma vida melhor. Fátima é o oposto da mãe: é inescrupulosa, tem horror à pobreza e fará de tudo para enriquecer. No Rio, ela se envolve com César Ribeiro (Carlos Alberto Ricceli), ex-modelo que teve o mundo das passarelas aos seus pés, e que agora é garoto de programa. Raquel parte para o Rio à procura da filha e conhece o administrador de empresas Ivan (Antônio Fagundes ): os dois se apaixonam e constroem uma relação. Para ganhar a vida, ela começa a vender sanduíches na praia.
Enquanto a mãe trabalha honestamente, Fátima é apresentada por César a Solange Duprat (Lidia Brondi ), produtora de moda da revista Tomorrow. Passa a atuar como modelo e vai morar com César, que a incentiva a seduzir o milionário Afonso Roitman (Cassio Gabus Mendes ), namorado de Solange, para se casar com ele. Afonso é filho da poderosa empresária Odete Roitman (,Beatriz Segal ), diretora de uma companhia aérea, a TCA, onde Ivan trabalha como operador de telex. Ela adora manipular a vida dos filhos, além de tratar mal os empregados, se achar superior a todos e odiar morar no Brasil. Com o objetivo de se casar com Afonso, Fátima se une a Odete em razão da mulher prometer que faça com que o casamento ocorra e aceita a ideia de separar sua mãe de Ivan, para que assim ele se case com Heleninha (Renata Sorrah ), filha de Odete, uma mulher insegura que sofre com os problemas de alcoolismo e que mora com a tia, a bondosa Celina (Nathalia Timberg ). Assim, Fátima se casa com Afonso e desfruta da riqueza que sempre sonhou.
Ainda há Marco Aurélio (Reginaldo Faria ), braço direito de Odete nos negócios, que foi casado com Heleninha no passado. Os dois tiveram um filho: Thiago (Fábio Villa Verde ), que começa a sofrer com as desconfianças de seu pai de que ele seja gay. Mau-caráter e sem fundamentos morais, ele desvia o dinheiro da empresa para sua própria conta, surrupiando todo o dinheiro de Odete por debaixo do pano. A secretária de Marco Aurélio, Aldeíde (Lillia Cabral ), é uma mulher divertida e simpática que quer tirar vantagem de tudo, mas faz isso de forma cômica. Ela se casa com um português rico e acaba herdando várias quintas . Com o desejo de ser famosa, ela usa o dinheiro de suas propriedades e grava um comercial onde não vende nada, mas sim diz: "Aldeíde Candeias: Ainda vou incendiar essa cidade". Marco Aurélio tem uma irmã, Cecília (Lala Deheinzelin ), que mantém um romance com Laís (Cristina Prochaska ), uma moça bonita e simpática. Entretanto, Cecília acaba morrendo em um acidente de carro e deixa seus bens para Laís, o que acaba gerando revolta em Marco Aurélio. Disposto a tomar sua herança, ele faz de tudo para que ela não receba a fortuna. Ainda há Leila (Cassia Kis ), ex-mulher de Ivan com quem teve o garoto Bruno (Danton Mello). Inicialmente, vai trabalhar como secretária de Renato Filipelli (Adriano Reys ), amigo de Rubinho e primo de Marco Aurélio, com quem mora, e começa a namorar o patrão. Marco Aurélio então "rouba" a namorada do primo e se casa com Leila, que vê no empresário uma maior estabilidade financeira.
A trama passa então a mostrar a dualidade: Maria de Fátima rica com o casamento arranjado e enganando todos ao seu redor, enquanto Raquel, vendendo sanduíches na praia, acaba subindo na vida e, de maneira honesta, vira dona de uma rede de restaurantes industriais e se torna uma mulher rica, mas sem esquecer dos seus princípios.
Elenco
Produção
A telenovela teve o título provisório de Pátria Amada ou Bufunfa.
Para escrever a história, Gilberto Braga se inspirou no filme Alma em Suplicio , produzido em 1945. Do filme foi extraída a história da mãe que sofre o desprezo da filha.
No capítulo de estreia, as personagens da novela das 19h, Sassaricando , comentaram sobre o primeiro capítulo de Vale Tudo. Na ocasião, Lucrécia, personagem de Maria Alice Vergueiro , diz que não quer perder o primeiro capítulo da nova novela de Gilberto Braga . Essa menção foi uma homenagem de Silvio de Abreu à trama que estrearia naquela noite.
Foi a primeira novela dos atores Adriana Esteves , Cláudia Rangel, Humberto Martins . Lu Grimaldi ,Edson Fieschi , Marcos Oliveira (todos em participação especial), Marcello Novaes, Paulo Reis, Renata Castro Barbosa, Olávio Muller ,Lala Deheinzelin , JoãoCamargo e Flávia Monteiro
A novela teve a abertura criada pela equipe de Hans Donner. A canção "Brasil", do álbum Ideologia , composta por Cazuza, Nilo Romero e George Israel e interpretada por Gal Costa , era acompanhada por um mosaico de imagens que procuravam compor um retrato do país. Em um contexto econômico de hiperinflação ,no Brasil com o fracasso do Plano Bresser no final dos anos 80, a trama tinha como temas principais a corrupção, a falta de ética e a inversão de valores no país. Ao final da vinheta, as imagens formavam a Bandeira do Brasil.
A telenovela sofreu com a censura da Divisão da Censura de Diverções Públicas (DCDP), onde diálogos a respeito do relacionamento homoafetivo das personagens Cecília e Laís, foram vetados, assim como as discussões a despeito da sexualidade do personagem Tiago. A censura também afetava os personagens Marco Aurélio e César, que tinham em sua falas originais palavrões, usados para explicitar o mau caratismo de ambos. Tão situação obrigou aos autores a driblar o órgão censor, utilizando-se da cacofofonia , mas o drible não passou despercebido por muito tempo e tais vícios de linguagem tiveram de ser evitados. Vale Tudo foi o último folhetim censurado pelo DCDP, que foi extinto em 1988 com o surgimento da Constituição cidadã .
A novela trouxe um dos mais famosos temas de suspense "quem matou" da história da dramaturgia. No capítulo 193, exibido no dia 24 de dezembro de 1988, sábado e véspera de Natal , a vilã Odete Roitman foi assassinada com três tiros. No último capítulo, revela-se que Odete Roitman havia sido morta por engano, por Leila, que pensa estar atirando em Maria de Fátima, que havia se tornado amante de seu marido, Marco Aurélio, ex-genro de Odete. A cena do disparo foi gravada no mesmo dia da exibição do último capítulo, quando a identidade do assassino foi revelada. Nem os atores conheciam o verdadeiro final, que foi gravado em cinco versões diferentes.
Recepção
Na época, os bordões "te mete" e "o sangue de Jesus tem poder" falados por Raquel (Regina Duarte ) viraram marcas da sua personagem; este último especialmente entre os religiosos.
O maior destaque da trama foi Odete Roitman, interpretada pela atriz Beatriz Segall, considerada a maior vilã da história da teledramaturgia. Destaque também para Glória Pires interpretando Maria de Fátima, que foi considerada também uma das maiores vilãs de todos os tempos, e eleita "a filha mais ingrata da TV". Na trama, chegou a vender seu próprio filho e deixar sua mãe morando na rua. Renata Sorrah interpretou uma das personagens mais populares de sua carreira: a alcoólatra Heleninha Roitman. O nome da personagem virou referência para quem bebia demais.
Beatriz Segall afirmava que depois de mais de 20 anos da exibição da novela ainda a chamavam de Odete Roitman.
Vale Tudo é marcada por várias cenas antológicas, como a cena do primeiro capítulo, em que Raquel descobre que a filha Maria de Fátima vendeu a casa e sumiu com o dinheiro; a cena do capítulo 14, de 31 de maio de 1988, em que Fátima encontra Raquel vendendo sanduíche na praia; a cena do capítulo 80, de 15 de agosto de 1988, em que Raquel rasga o vestido de noiva de Fátima antes dela se casar com Afonso; a cena do capítulo 108, de 15 de setembro de 1988, em que Fátima rola as escadarias do Teatro Municipal; o acerto de contas entre Fátima e a jornalista Solange, quando esta descobre a traição do marido Afonso, bem como o acerto de contas entre Fátima e Afonso, quando este descobre a traição de Fátima com o bon vivant César no capítulo 160, de 16 de novembro de 1988, além das cenas de barraco homéricas protagonizadas por Heleninha Roitman, sendo uma das mais fortes e tristes a do capítulo 114, de 22 de setembro de 1988, quando ela, muito alterada pelo álcool, sofre uma tentativa de estupro, é agredida, quebra tudo em um bar de hotel e é levada à uma clínica em uma camisa de força. Também marcaram as cenas finais do último capítulo, quando Leila revela ser a assassina de Odete Roitman e a de Marco Aurélio dando uma banana ao deixar o Brasil.
O mistério do assassinato de Odete Roitman lançou a pergunta "quem matou Odete Roitman?", que impulsionou grande repercussão.
Em 2016, um júri convocado pela revista Veja elegeu Vale Tudo junto a Avenida Brasil (2012) as melhores de dezessete novelas da televisão brasileira.
Audiência
Sua média geral no IBOPE foi de 61 pontos, ocupando a oitava colocação entre as novelas de maior audiência da história da Globo.
Com a morte da vilã Odete Roitman no capítulo 193 (24 de dezembro), a trama atinge a marca de 81 pontos.
Wilkipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário