A principal característica de A Viagem é ser uma novela com a temática espírita. A história da novela é baseada na obra e filosofia de Allan Kardec, codificador do Espiritismo, e também do médium Chico Xavier.
A novela "A Viagem", exibida originalmente em 1994, aborda a temática da vida após a morte e do espiritismo, com foco na jornada de Alexandre, um jovem que se suicida após cometer um crime e passa a perturbar a vida de seus familiares e amigos como um espírito obsessor. A trama explora os laços familiares, o amor, a redenção e a busca por paz espiritual, tanto no plano terreno quanto no plano espiritual.
Relembre a trama de "A Viagem", novela que retorna em maio à Globo
Novela foi um sucesso de audiência e retornará para as tardes da Globo em 12 de maio
Juliana Melguiso colaboração para a CNN02/05/25 às 13:38 | Atualizado 11/05/25 às 16:14
1 de 16
Guilherme Fontes como o vilão Alexandre em "A Viagem"
• TV Globo/Divulgação
Maurício Mattar como Téo em 'A Viagem'
• TV Globo/Divulgação
Diná (Christiane Torloni) e Otávio (Antonio Fagundes) em "A Viagem"
• TV Globo/Divulgação
Miguel Falabella como Raul em "A Viagem"
• TV Globo/Divulgação
Viviane Pinheiro interpretou Paty em "A Viagem"
• Reprodução/Globoplay
Claudio Cavalcanti fez o papel de Dr. Alberto na novela "A Viagem"
• Reprodução/Globoplay
Eduardo Galvão era Mauro na novela "A Viagem"
• Reprodução/Globoplay
Irving São Paulo interpretou Zeca na novela "A Viagem"
• Reprodução/Globoplay
Lolita Rodrigues viveu Fátima na novela "A Viagem"
• Reprodução/Globoplay
Nair Bello fez o papel de Cininha na novela "A Viagem"
• Reprodução/Globoplay
Gésio Amadeu fez o papel de Julião na novela "A Viagem"
• Reprodução/Globoplay
Mara Manzan interpretou Edineia na novela "A Viagem"
• Reprodução/Globoplay
Cláudio Mamberti viveu Geraldão na novela "A Viagem"
• Reprodução/Globoplay
John Herbert viveu Agenor na novela "A Viagem"
• Reprodução/Globoplay
Yara Cortes interpretou Dona Maroca na novela "A Viagem"
• Reprodução/Globoplay
A novela contou com atuações amplamente elogiadas na época, como é o caso de Guilherme Fontes, que se destacou como o perverso Alexandre – e até hoje, é relembrado por gerações, tornando-se até mesmo meme nas redes sociais. Além dele, a obra contou com nomes como Christiane Torloni, Antônio Fagundes, Andréa Beltrão, Lucinha Lins, Laura Cardoso, Yara Cortes, Jonas Bloch, Fernanda Rodrigues, Nair Bello, Ary Fontoura, e mais.
© Cable News Network Brasil. Uma empresa NOVUS MÍDIA. Todos os direitos res
Otávio e Diná (Foto: Reprodução, Memória Globo)
Lucinha Lins
(Foto: Reprodução, Memória Globo)
Cláudio Cavalcanti
(Foto: Reprodução, Memória Globo)
Laura Cardoso
(Foto: Reprodução, Memória Globo)
Maurício Mattar e Andréa Beltrão
(Foto: Reprodução, Memória Globo)
Thaís de Campos
(Foto: Reprodução, Memória Globo)
Breno Moroni em A Viagem, 1994.
(Foto: Acervo, Globo)
Fernanda Rodrigues e Jonas Bloch
(Foto: Reprodução, Memória Globo)
Otávio Jordão (Antônio Fagundes)
(Foto: Reprodução, Memória Globo)
Céu do Nosso Lar em A Viagem
(Foto: Reprodução, Memória Globo)
por taboola

Criada e escrita por Ivani Ribeiro com colaboração de Solange Castro Neves em direção de Ignácio Coqueiro, Mauricio Farias e Wolf Maya , com Maya na direção geral. É um remake da novela homônima transmitida entre 1975 e 1976 pela Rede Tupi
Contou com as participações de Christiane Torloni, Antônio Fagundes , Guilherme Fontes Maurício Matar, Andréa Beltrão , Cláudio Cavalcante, Lucinha Lins e Miguel Falabella .
Enredo
Alexandre (Guilherme Fontes é um playboy inconsequente, namorado de Lisa (Andréa Beltrão ), e matou um homem em uma tentativa de roubo. Ao fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul (Miguel Falabella e pelo cunhado Téo (Maurício Mattar ). O famoso criminalista Otávio Jordão (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná (Christiane Torloni), que luta para livrá-lo da cadeia. Até mesmo a namorada Lisa o abandona. Condenado, o rapaz comete suicídio na prisão, amaldiçoando todos que o traíram. A temperamental Diná é casada com Téo, um rapaz mais jovem e boa pinta que sofre com o ciúme doentio da esposa, o que coloca o casamento em xeque. A mãe doente, Dona Maroca (Yara Cortes ), tenta se recuperar da perda do filho caçula com a amizade do médico da família, o Dr. Alberto (Cláudio Cavalcante ). Ele é um médico espiritualista que apaixona-se por Estela (Lucinha Lins ), a outra filha de Maroca. Abandonada pelo marido Ismael (Jonas Bloch ), um mau-caráter, Estela criou sozinha a filha Bia (Fernanda Rodrigues ), que sonha reencontrar o pai.
Raul, irmão de Alexandre, Diná e Estela, tem um casamento feliz com Andreza (Thaís de Campos ) e uma boa relação com a sogra, Dona Guiomar (Laura Cardoso ), que o trata como filho. Para completar a felicidade do casal, falta um bebê, que os dois lutam para conseguir. O advogado Otávio Jordão é também amigo do Dr. Alberto. Viúvo, é pai de dois filhos: Tato (Felipe Martins ), que quer seguir a sua carreira, e o garoto Dudu (Daniel Ávila ). Após a morte de Alexandre, a vida de todos esses personagens muda drasticamente.
O espírito de Alexandre planeja uma vingança contra os que lhe viraram as costas. Seus principais alvos são Raul, Téo e Otávio. Dona Guiomar, influenciada pelo espírito de Alexandre, transforma o casamento do genro e da filha em um inferno, até conseguir separá-los. O filho de Otávio, Tato, deixa de lado os estudos e torna-se um delinquente, tal qual Alexandre fora um dia. E Téo passa a sofrer de surtos que o deixam violento, principalmente depois que se separa de Diná e se envolve com Lisa, a antiga namorada de Alexandre.
Entretanto, Alexandre não contava que Diná, a única que lhe estendeu a mão, fosse se apaixonar por Otávio, o seu maior desafeto. O Dr. Alberto, adepto do Espiritismo, tenta, por meio de reuniões mediúnicas, conscientizar o espírito atormentado de Alexandre do mal que causa às pessoas. O clímax é a morte de Otávio, que morre em um acidente de carro. Diná deseja morrer para reencontrar o amor da sua vida, porque está vivendo uma fase sombria e depressiva, porém, sua última missão na terra é reencontrar sua sobrinha Bia, que havia sumido de casa, após vários desentendimentos com sua mãe Estela. Diná acaba por encontrar Bia em uma das pedras da praia e sofre um ataque fulminante, falecendo nos braços da menina.
Já em um outro plano, Diná não entende como chegou até lá, e enfrenta uma grande resistência para aceitar que morreu. Ela só se convence de que fez "A Viagem" depois que finalmente reencontra Otávio, e agora os dois juntos estão em um lugar conhecido como Nosso Lar. Unidos mais uma vez, eles tentam neutralizar a má influência de Alexandre na vida de seus entes queridos.
A Viagem foi a última novela escrita por Ivani, que faleceu em 1995, aos 73 anos, vítima de insuficiência renal .
Nenhum comentário:
Postar um comentário