sábado, 9 de agosto de 2025

Histoplasmose pulmonar.


Histoplasmose pulmonar. A histoplasmose pulmonar é uma infecção causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, frequentemente adquirida pela inalação de esporos do fungo presentes em fezes de aves e morcegos, especialmente em locais como cavernas, galpões e galinheiros. A maioria dos casos é assintomática, mas pode causar sintomas como tosse, febre e falta de ar, e em casos mais graves, pode se espalhar para outros órgãos.

O que é Histopalsmose?

A histoplasmose é uma infecção sistêmica causada pela inalação de partículas do fungo Histoplasma capsulatum. 

Uma vez dentro do organismo, essas estruturas microscópicas podem afetar regiões como pulmão e fígado. Enquanto alguns pacientes infectados não apresentam sintomas, outros podem desenvolver a forma mais grave e disseminada da doença, quando se espalha por todo o corpo.

Como a Histoplasmose é transmitida?

Os esporos do fungo Histoplasma capsulatum são facilmente encontrados em matéria orgânica em decomposição, como fezes de pássaros e de morcegos, presentes no solo. 

O contágio pode ocorrer ao manusear o solo, frutas secas e cereais. Além disso, demolições de construções antigas e limpezas que levantam muita terra têm potencial de liberar partículas no ar, elevando o risco de inalação.

Devido à relação entre o fungo e o solo, a histoplasmose também é chamada de doença das cavernas.

Agricultores, arquitetos, engenheiros e trabalhadores de obras, por terem contato constante com terra e pó de construção, estão mais suscetíveis ao desenvolvimento da infecção.

Inalar os esporos do fungo nem sempre significa que a pessoa vai desenvolver a histoplasmose. Cabe ressaltar que a doença não é transmitida de um indivíduo para outro, nem de animais para o homem.

Quais são os sintomas da Histoplasmose?

Quando se apresentam, os sintomas da histoplasmose variam de acordo com o estado de saúde do paciente. Entre eles podem estar:

Febre e calafrios;

Tosse seca e persistente;

Dor no peito;

Dificuldade para respirar;

Fadiga;

Fraqueza;

Palidez;

Falta de ar;

Sudorese noturna;

Perda de peso;

Dor ao deglutir.

Tabagistas ou pacientes com o sistema imunológico debilitado podem apresentar sintomas mais severos, a exemplo da histoplasmose pulmonar cavitária crônica, que possui manifestações semelhantes às da tuberculose avançada.

A Histoplasmose tem cura?

A histoplasmose pode ser curada, sobretudo quando diagnosticada e tratada precocemente. Na maioria dos casos, a cura ocorre de forma espontânea, sem a necessidade de medicamentos.

Qual é o tratamento para Histoplasmose?

O tratamento da histoplasmose é feito por meio do uso de antifúngicos e medicamentos para aliviar os sintomas da doença.

Diante da suspeita de histoplasmose, o paciente pode consultar um médico clínico geral ou infectologista. Se houver sintomas como tosse seca, dificuldade para respirar e falta de ar, um pneumologista pode ajudar.

Como é feito o diagnóstico da Histoplasmose?

Além da avaliação clínica realizada pelo médico, o diagnóstico da histoplasmose pode envolver exames laboratoriais e de imagem, como o micológico, histopatológico e sorológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário