
TV Brasil
#7deSetembro

Nacional Notícias
07/09/2025 - 10:15
Brasília
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Desfile em Brasília
O presidente Lula chegou à área de desfile em carro aberto acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. 



Lula foi recebido pelo ministro da Defesa, José Múcio e os chefes da Marinha, Aeronáutica e Exército.
Em seguida foi executado o hino nacional.
Dentro do rito, o comandante Militar do Planalto, general Ricardo Carmona, pediu ao presidente autorização para o início do desfile cívico-militar de 7 de setembro.
Até agora, desfilaram atletas olímpicos, alunos de colégios militares e estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Entre os temas das homenagens, os trabalhadores rurais, os pioneiros de Brasília e a fauna e a flora. Desfilaram também orquestras de estudantes, trazendo no repertório a nossa MPB.
A banda sinfônica Neojibá, formada por 50 jovens músicos de Salvador, na Bahia, está agora em destaque.
Como antecipei, um bandeirão do Brasil e outra com a frase Brasil Soberano tiveram lugar de destaque agora há pouco nesse desfile do 7 de setembro
O desfile conta também com símbolos ligados à saída do Brasil do Mapa da Fome e à mobilização do global pelo clima, em referência à COP30.
Desfile no Rio de Janeiro
Começou há pouco no Rio de Janeiro o desfile da Independência na Avenida Presidente Vargas, na região central da capital.
As atividades tiveram início com a revista da tropa e o acendimento da pira com o Fogo Simbólico da Pátria, seguido do canto do Hino da Independência e Salva de Gala.
Participam do desfile cerca de cinco mil integrantes entre militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, das Polícias Militar e Civil do Estado do Rio, do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Administração Penitenciária, da Guarda Municipal, além de escolas públicas, privadas e entidades civis.
Além disso haverá a apresentação de 250 veículos, entre blindados, viaturas e motocicletas, cavalaria e aeronaves que vão sobrevoar a região central da cidade. As atividades devem ser encerradas às 11h30.
Em outro ponto do centro do Rio, manifestantes de movimentos sociais, comunidades e grupos populares se concentram na trigésima primeira edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas, que traz como lema: “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia” e para o ato “Quem manda no Brasil é o povo Brasileiro”
Edição:
Ana Lúcia Caldas / Rafael Gasparotto / Marizete Cardoso
Lula participa de desfile esvaziado em Brasília e aposta em slogans para alavancar popularidade
Por Jocelaine Santos
07/09/2025 às 11:21139

Lula e Janja na abertura do desfile de 7 de Setembro em Brasília. (Foto: Reprodução/TV Brasil)
O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) abriu o desfile cívico-militar do 7 de Setembro em Brasília, neste domingo (7), ao lado da primeira-dama, Janja Maria Anja de Silva, no Rolls-Royce presidencial conversível. Com forte esquema de segurança, o evento teve público esvaziado e tentou reforçar a nova estratégia do governo de usar o apelo à soberania nacional e ao patriotismo, que devem ser explorados na campanha para a reeleição de Lula em 2026.
A aposta do Planalto é no uso de peças publicitárias e slogans – como “Governo do Brasil do lado do povo brasileiro” – para capitalizar eleitoralmente o Dia da Independência. Em sintonia com o novo slogan, militantes posicionados estrategicamente próximos ao palanque oficial e aos microfones da transmissão da televisão estatal gritavam a frase “Lula, guerreiro do povo brasileiro” quando o presidente se aproximou do local. Na tribuna, Lula e Janja ficaram ao lado do vice-presidente Geraldo Alckimin e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Malta, além de diversos ministros e membros do governo. Mesmo convidados, os ministros do Supremo Tribunal Federal (TF) não compareceram.
Alinhado à estratégia de usar o 7 de Setembro para melhorar a popularidade, o governo Lula lançou, neste domingo, um novo jingle: a canção “Coração Brasileiro”, gravada pela ministra da Cultura e cantora Margareth Menezes . Oficialmente, a nova música seria uma celebração das comemorações do Dia da Independência do Brasil.
Nas contas oficiais de Lula nas redes sociais, o novo material foi anunciado com destaque: “Neste 7 de Setembro, celebramos um Brasil que bate forte no coração de cada brasileiro e brasileira. Uma canção de orgulho e esperança, na voz potente de Margareth Menezes, que nos lembra: este é o governo do Brasil pelo povo brasileiro”, diz a postagem.
Lula participa de desfile de 7 de Setembro em Brasília com baixa adesão popular e ausência de ministros do STF
Por: Victor Fernando/Rádio Sampaio
/ Publicado em 07/09/2025

Chegada do presidente Lula em carro aberto para o desfile de 7 de Setembro — Foto: TV Brasil/Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã deste domingo (7) do desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Lula chegou por volta das 9h04 e desfilou em carro aberto ao lado da primeira-dama, Janja da Silva.
O evento contou com a presença de algumas autoridades, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara, Hugo Motta, e ministros como Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça) e Marina Silva (Meio Ambiente). No entanto, nenhum dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) esteve presente, e a participação do público foi visivelmente menor do que em anos anteriores.
Entre os ministros que compareceram estavam Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esporte), ambos de partidos que recentemente anunciaram saída da base do governo. Sabino chegou a usar o boné “Brasil Soberano”, entregue pelo governo no evento, enquanto tenta se manter no cargo apesar da pressão do União Brasil para deixar o ministério.
O de desfile deste ano, marcado pela baixa adesão popular, destaca um contraste com celebrações anteriores e evidencia tanto a ausência de algumas autoridades quanto o clima de mobilização mais contido entre o público presente.

Presidente Lula e Janja desfilam em carro aberto durante o 7 de Setembro — Foto: Ton Molina /FotoArena/Estadão Conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário