quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Berta Loran

Berta Loran

Caras Brasil

A atriz Berta Loran faleceu na noite de domingo, 28, no Rio de Janeiro, aos 99 anos. A veterana estava internada em um hospital particular em Copacabana. A causa da morte não foi divulgada.

Nascida em Varsóvia, na Polônia, a artista chegou no Brasil com apenas 9 anos e se consagrou como comediante em programas humorísticos da Globo.

Berta, que completaria 100 anos em março de 2026, vivia reclusa e sem contato com a imprensa.

Viva+

A atriz Berta Loran fugiu da Polônia ainda na infância e, ao chegar no Brasil, teve o nome de registro alterado; conheça a história

A atriz Berta Loran faleceu na noite de domingo, 28, no Rio de Janeiro, aos 99 anos. A veterana estava internada em um hospital particular em Copacabana. A causa da morte não foi divulgada.

Nascida em Varsóvia, na Polônia, a artista chegou no Brasil com apenas 9 anos e se consagrou como comediante em programas humorísticos da Globo.

Berta, que completaria 100 anos em março de 2026, vivia reclusa e sem contato com a imprensa.

Casada quatro vezes, atriz não teve filhos; entenda o motivo

Artista, que morreu aos 99 anos, abandonou sonho da maternidade após receber diagnóstico médico em decorrência de dois abortos

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

A atriz Berta Loran, em 2016 Daniel Marenco/Agência O Globo

Teve a trajetória marcada por episódios de drama familiar, incluindo alguns casamentos que foram "péssimos negócios", como ela costumava citar em entrevistas. Conhecida por papéis de humor — entre os quais a portuguesa Manuela D'Além Mar, da "Escolinha do Professor Raimundo ", e a empregada Frosina, da novela "Amor com amor se paga " (1984) —, a artista não teve filhos devido a um problema de saúde causado por dois abortos realizados no primeiro matrimônio.

Viagem de navio: Berta Loran era polonesa e se mudou para o Brasil ´para fugir do nazismo: Saí para nunca mais voltar

Na década de 1940, aos 20 anos, Berta Loran se casou com um ator argentino de 51 anos, com quem morou por dois anos em Buenos Aires . Depois, os dois foram para Poetugal , onde viveram durante sete anos. Apesar de ter feito relativo sucesso como atriz naquele país, Berta e o marido — que era viciado em apostas — passaram por dificuldades. Ela fez dois abortos justamente devido à delicada situação financeira que ambos precisavam lidar.

Berta Loran em foto de 1970 — Foto: Arquivo / Agência O Globo

"Fiquei grávida do velhinho duas vezes. Mas como não tínhamos dinheiro para comer, a mulher colocava uma gilete dentro de mim e tirava os bebês", contou ela ao site "Ego", em entrevista publicada em 2016. Na mesma ocasião, ela enfatizou que o casamento foi muito ruim, e que ela não cultivava amor pelo companheiro.

"Casei com ele porque queria ir para Buenos Aires. Ele era baixinho, tudo era pequenininho! Me castigou muito, pois era jogador, adorava os cavalinhos. Estudava os animais na cama, e eu pedia: 'Me estuda um pouco também...' Mas ele ficava estudando o avô do cavalo, a tia do cavalo...", comentou ela, na entrevista concedida em 2016.

Esses abortos encerraram de vez o sonho de Berta ser mãe. Em seu segundo casamento, aos 37 anos, com o comerciante paulistano Julio Marcos Jacoba, também de origem polonesa e que tinha a mesmíssima idade dela,

Berta recebeu um triste diagnóstico médico: dali em diante, ela estaria impossibilitada de ter filhos e precisaria se submeter a uma histerectomia. "Tive que tirar o útero, pois ele estava estropiado", contou. A união durou até 1988.

Em 1990, já separada de Júlio Marcos Jacoba, casou-se com o cantor Paulo Carvalho. Os dois ficaram juntos até 2016. No ano seguinte, engatou um novo relacionamento com Claudionor Vergueiro.

Berta Loran - Foto: Reprodução / TV Globo

A atriz nos deixou na noite de domingo  28  aos 99 anos, no Rio de Janeiro . 

Dona de uma trajetória de sucesso, a artista, que se consagrou em programas humorísticos da TV Globo e já somava mais de 70 anos de carreira, chegou ao Brasil ainda na infância, com apenas 9 anos de idade.

Nascida em Varsóvia, na Polônia, Berta fugiu do país na década de 1930 devido ao avanço do holocausto. Em 2018, durante participação no programa ‘Conversa com Bial’, a famosa contou que o pai, que era alfaiate, vendeu duas máquinas para vir ao Brasil junto com a família.

“Meu pai disse: ‘Ai, meu Deus’. Vendeu as duas máquinas e veio para o Brasil. E nós perdemos toda a família, mas não quero falar de drama“, recordou ela, na ocasião. Já no Brasil, Berta passou por uma mudança significativa ao se matricular em uma escola.

Na época, a atriz foi orientada a mudar seu nome de registro, que era Basza Ajs, para evitar bullying de colegas. Com isso, passou a se chamar Berta Ajs. A adição de Loran, sobrenome artístico, aconteceu em 1952, quando fez sua estreia no teatro.

Segundo Berta, a ideia partiu de uma amiga: “Quando fazia teatro de revista, observei que as pessoas não sabiam falar o meu nome. Aí, uma amiga sugeriu Loran, já que eu era loira. São 59 anos de Berta Loran“, contou a veterana em entrevista à ‘Quem’, em 2011.

Berta Loran – Foto: Márcio de Souza/TV Globo

A carreira de Berta Loran

A estreia e Berta Loran TV Globo aconteceu em 1966, no programa de humor ‘Riso Sinal Aberto’ (1966). 

Nos anos seguintes, a atriz atuou em ‘Balança Mas Não Cai’ (1968), 

‘Faça Humor’, ‘Não Faça Guerra’ (1970), 

‘Satiricom’ (1973),

‘Planeta dos Homens’ (1976), 

‘Escolinha do Professor Raimundo’ (1990), 

‘Zorra Total’ (1999) 

e ‘A Grande Família’ (2012).

Mas não foi só em programas humorísticos que a veterana mostrou seu talento ao público. Além do teatro e do cinema, Berta Loran esteve em grandes novelas como 

‘Amor com Amor se Paga’ (1984), 

‘Cambalacho’ (1986),

 ‘Cama de Gato’ (2010),

 ‘Tititi’ (2011), 

‘Cordel Encantado’ (2011) 

e ‘A Dona do Pedaço’ (2019), sendo esse seu último trabalho nas telinhas.

“Você pode perder apartamento, joia, dinheiro, e até um grande amor – 30 anos depois, quando você o reencontra, dará graças a Deus que o perdeu. Agora, o humor não pode ser perdido. Humor é tudo na vida“, declarou a veterana em entrevista ao ‘Memória Globo’.

Berta Loran em A Diarista – Foto: TV Globo / João Miguel Júnior

A morte de Berta Loran

Berta Loran faleceu na noite de domingo, 28, aos 99 anos. A atriz estava internada em um hospital particular em Copacabana, no Rio de Janeiro. Até o momento, a causa da morte não foi divulgada.

“Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2025 – O Hospital Copa D’Or informa, com pesar, o falecimento da Sra. Berta Loran na noite de domingo (28) e se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes“, diz a nota divulgada à imprensa.

Último trabalho de Berta Loran foi em A Dona do Pedaço – Foto: Reprodução / TV Globo

Rafaela Oliveira é repórter de conteúdo do site CARAS. Formada em jornalismo, já passou por sites como MaisNovela, Portal Márcia Piovesan, Purepeople Brasil e Jornal O Dia. Escreve sobre celebridades, TV e reality show. (email: rboliveira_colab@caras.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário