O termo biodiversidade, descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.
Para entender o que é biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes. Todas as formas de vida, assim como genes contidos em cada indivíduo, as inter-relações, ou ecossistemas, na qual existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.
A diversidade biológica está presente em todo lugar. No meio do deserto, nas fundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas.
A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas. Como elas florescem com mais intensidade nas áreas úmidas e quentes, a maior diversidade é detectada nos trópicos, como é o caso da Amazônia. Infelizmente, não podemos deixar novamente de falar sobre as dificuldades que a nossa biodiversidade enfrenta em relação a má administração de retiradas de espécies para uso de qualquer coisa que seja. A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão urbana da fronteira agrícola em detrimentos dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção.
Prof. Emmanoel de Alcântara
Biólogo/Especialista em Ciências Ambientais.
Publicado na revista fiquesabendo
Maio/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário