quinta-feira, 24 de abril de 2014

A Grande Família - Hora Do Adeus

Por Bruno Dias Barbosa

Os Silvas e seus agregados: Paulão, Lurdinha, Agostinho, Bebel, Tuco, Nenê, Lineu, Mendonça, Beiçola, e Florianinho.


Após 13 anos no ar, "A Grande Família" estreia sua última temporada na Globo. Nos bastidores da série, o clima de despedida emociona o elenco.


Marieta Severo
A Nenê: "Essa sensação que estamos sentindo será única em nossas trajetórias. Quando você  fica 14 anos dentro de um grupo, você entra em outro estágio (de relação). Como viver sem eles? A Nenê já habita em mim. Não preciso pensar muito quando recebo o texto, porque sei como ela pensa. A verdade é que, durante o ano, a gente (o elenco) se encontra mais do que com a nossa própria família. Nós vamos nos lembrar da série para sempre". 
 Marco Nanini
O Lineu: "Foi uma alegria permanecer tanto tempo com esse grupo. O elenco soube atravessar e vencer a rotina diária.  É uma turma que vai deixar muita saudade. Não vou sentir falta só do Lineu, mas de todos eles. Mas sempre achamos que uma hora teria de terminar. Enfrentamos o que era inevitável. Estamos felizes por terminarmos bem esse projeto. É um presente que todos nós estamos recebendo"
Lúcio Mauro Filho
O Tuco: "Mesmo com a minha mulher e meus filhos, não sei se passo oito horas seguidas com eles. A não ser em férias. Fora isso, só dormindo (risos). A nossa intimidade (do elenco) é de uma família mesmo. A gente sabe o que aconteceu na nossa vida e na vida de nossos colegas durante esse tempo,. Isso é muito bonito e único".
Tonico Pereira
O Mendonça: "Fico muito triste com o fim. Sou materialista, apegado. Queria agradecer ao Guel Arraes (diretor de núcleo da série) pela oportunidade. Ele disse que foi difícil manter o elenco tanto tempo junto sem ter nenhuma perda para as novelas. A verdade é que a gente não queria fazer novela... Mas vamos ter que fazer agora, não é (risos)"
Guta Stresser
A Bebel: "Tinha 28 anos quando comecei; foi meu primeiro trabalho na TV. "A Grande Família" mudou a minha vida. E tem esse amor que sentimos um pelo outro... O que ficará na memória são as risadas e a alegria das gravações (chora). Penso como será a despedida. Tive o privilégio de o meu primeiro trabalho na TV ter durado quase 14 anos. A sensação é de perder um ente querido".
Pedro Cardoso
O Agostinho: "O que me comoveu foi a habilidade do convívio artístico entre pessoas com temperamentos tão diferentes. Eventualmente, tivemos nossas dificuldades, mas isso não arranhou o amor que temos. Já tinha admiração pela Marieta e pelo Nanini. Com a Guta... Foram 14 anos de uma imensidão de situações dramáticas e que a gente resolveu bem".
Evandro Mesquita
O Paulão: "Ao mesmo tempo em que nos lamentamos, existe um alívio em fechar esse ciclo tão bacana, vitorioso. Convivi com pessoas maravilhosas, que, mesmo diferentes umas das outras, encontram um ponto em comum para permanecerem tanto tempo juntas, fazendo um trabalho legal".

E depois do seriado...

Após tanto tempo se dedicando ao programa "A Grande Família", os atores torcem por novos projetos.

Marco Nanini acredita que é possível voltar às novelas. "Gosto de fazer papéis interessantes, quando isso acontecer, estarei disponível. Mas nada de emendar uma na outra", diz o  ator, aos risos.

Lúcio Muro Filho não sabe o que o aguarda ao se despedir do Tuco, mas acredita que é preciso pensar com calma qual será seu próximo trabalho. "Nós (os atores) estamos pensando juntamente com a direção da casa como será (essa transição). Com certeza, será algo bem estudado", contou o ator.

Guta Stresser revela que gostaria de fazer um novo seriado, mas, claro, não descarta nenhum trabalho: "Estou aberta a possibilidades".

Você sabia?

A primeira versão de "A Grande Família" estreou em 1972 e ficou no ar por três anos.

Em 1987, a Globo fez um episódio especial de Natal. Na história, Pedro Cardoso interpretava um namorado de Bebel (Djenane Machado). Só 14 anos depois é que ele iria viver o Agostinho.

Marieta Severo terminou "Laços de Família" (2000) num dia e, no outro, já estava envolvida com a produção da série.

A obra é exibida em 20 países. Entre eles: Estados Unidos, Japão e África do Sul.

A série chegará ao fim com 489 episódios, no total. 

A 14º temporada de "A Grande Família", que estreia em 10 de abril, será a última da série. Após 13 anos no ar, a equipe do programa decidiu, em acordo com a Rede Globo, pôr um fim na história dos Silva. O desfecho da obra começou a ser elaborado há cerca de dois anos. "Foi uma decisão madura. Programamos esse final com bastante antecedência. Um grupo que planeja o encerramento de um programa é algo raro. Foi um trabalho muito bonito", explica Guel Arraes, diretor de núcleo do seriado. Para a redatora Adriana Falcão, a responsabilidade de escrever os episódios finais é grande. "Eu me sinto fazendo parte de um momento histórico e isso vai ficar marcado para sempre na minha vida", diz.

No último ano da série, a história se passará entre o passado e o presente da família Silva. "Teremos duas épocas retratadas: 1974, quando Lineu (Marco Nanini) e Nenê (Marieta Severo) se conheceram: e 1994, época do casamento de Bebel (Guta Stresser) e Agostinho  (Pedro Cardoso)", adianta o diretor-geral, Luís Felipe Sá. Além disso, todos os personagens passarão por alguma crise pessoal. No caso de Tuco (Lucio Mauro Filho), ele sente o peso da idade e se cobra por ainda não ter se firmado na vida. Já Bebel quer ter outro filho com o marido, mas não sabe se é a hora certa. Lineu se sente profundamente incomodado por não ser mais o chefe da casa, já que Agostinho passou a bancar todas as contas. E Nenê busca a sua independência, trabalhando em um restaurante. "Queremos mostrar os desejos desses personagens", destaca o redator Mauro Wilson.

A despedida do seriado terá diversas participações especiais. Além de Maria Clara Gueiroos, que fez a temporada de 2013 como Lurdinha, Eva Wilma, Álamo Facó, Brunbo Mazzeo, Gregorio Duvivier e Grazi Massafera estão certos na atração. outra novidade fica por conta da música de abertura, que ganhou uma versão na voz de Zeca Pagodinho. Com 23 episódios, a nova temporada fica no ar até setembro. 

Por Bruno Dias Barbosa
bruno.barbosa@abril.com.br
X-Tudo Está no Ar


Publicado na revista Minha Novela
Edição nº 761 4 de abril de 2014.


Revista AnaMaria
Pedro Cardoso - Guta Stresser -  Vinicius Moreno - Lúcio Mauro Filho - Marieta Severo -  Marco Nanini


Esta semana aconteceu o lançamento da última temporada de A Grande Família! Catorze anos após a estreia, a série está chegando ao fim. Marieta Severo e Marco Nanini (Dona Nenê e Lineu) se emocionaram e disseram que vão sentir saudades de seus personagens e dos colegas.


A última temporada começará no dia 10 de abril! Essa família muito unida vai fazer falta, né? 


Personagem: Agostinho Carraro
Ator: Pedro Cardoso

Personagem: Bebel Carraro
Atriz: Guta Stresser

Personagem: Floriano Carraro
Ator: Vinicius Moreno

Personagem: Tuco
Ator: Lúcio Mauro Filho

Personagem: Nenê
Atriz: Marieta Severo

Personagem: Lineu 
Ator: Marco Nanini

Foto: Paulo Belote/ TV Globo
#revistaanamaria #agrandefamilia - com Jessy Mariae Karollyna Teixeira

Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário