terça-feira, 1 de abril de 2014

Germano Romero - Um Merecido Apelo


Num mundo que elege como preferência pseudomusical o tal "forró pornô", não deixa de ser admirável que ainda existam crianças interessadas em aprender a tocar piano, flauta, violino... E como é bonito vê-las com suas pastinhas cheias de partituras e aquele olhar colorido de felicidade...

Pois é, estamos falando da única escola de música pública, em todo Estado da Paraíba, que funciona há muitas décadas, confirmando a vocação natural do paraibano para a boa música, embora ameaçada pela deseducação, vulgaridade e falta de incentivo.

Esse "oásis" cultural não tão conhecido, remonta há muito tempo, desde a época dos saudosos professores Gazzi de Sá, Luzia e Augusto Simões, e já formou muita gente boa. É a "Escola de Música Anthenor Navarro".

Instalada em dependências da Fundação Espaço cultural, por falta de espaço próprio, e depois de ter perambulado por vários prédios antigos, a escola é vinculada à Secretaria de Educação e mantém mais de quinhentos alunos regularmente matriculados, todos os semestres. Mesmo em virtude das atuais obras de reforma, ela continuará funcionando, provisoriamente, na escola Antônia Rangel de Farias, a todo vapor.

Lá podem ser vistas crianças das mais diversas faixas e cores, e até adultos, em busca do conhecimento e da magia do maravilhoso mundo da música. Com um programa disciplinar predominantemente erudito, é a música clássica que ali se ensina. Pelos seus corredores podem-se ouvir tanto um prelúdio de Chopin, ao piano, como os acordes de bandinhas e coros infantis tocando em alguma sala de aula.

Na Paraíba, especialmente na Capital, há um público significativo que conhece música, prestigia e ovaciona solistas e músicos de nossas orquestras, em memoráveis noites de concertos, sem falar nos bons profissionais que muito têm contribuído para esse privilégio. Temos várias orquestras, inclusive no âmbito da administração municipal, um Bacharelado de Música na UFPB, com corpo docente de primeira linha, além de corais e outros grupos menores que têm feito muito sucesso aqui e alhures.

É preciso incentivar essa rara vocação cultural dando o apoio que a escola Anthenor Navarro precisa, para que novos talentos aflorem e continuem fazendo jus à fama que a Paraíba tem de ser um fértil berço de artistas, escritores e amantes da música.

Germano Romero é arquiteto e bacharel em Música

Publicada no jornal Correio da Paraíba
Edição:13/09/2013
Caderno: Opinião 

Nenhum comentário:

Postar um comentário