quinta-feira, 5 de junho de 2014

A Semana Santa - Missa Dos Santos Óleos E Do Lava Pés

Em igrejas como a da Misericórdia em João Pessoa, os santos ficam cobertos como forma de reflexão.

Uma tradição popular da Igreja Católica na época da Quaresma é cobrir as imagens dos santos em todas as igrejas. Quem entrar numa igreja até o próximo sábado, pode notar este ritual, que simboliza que este é o tempo de reflexão para os fiéis.

Renovação

O dia de hoje (17.04.) reserva dois momentos que tem a participação dos fiéis, mas são voltados principalmente para os sacerdotes: a Missa dos Santos Óleos e do Lava Pés.

"A quinta-feira é o dia da instituição da eucaristia, é dia dos padres ser reunirem para renovarem os votos da ordenação. Os Santos Óleos, como são elementos usados pelos ministros ordenados para os sacramentos (Batismo,  Crisma e Unção dos enfermos) são abençoados neste dia.

A missa do Lava Pés é a missa da última ceia do Senhor. O sentido é celebrar com a comunidade a instituição da eucaristia, deixada pelo próprio Senhor, para dizer que não foi uma invenção humana ou da Igreja, mas algo deixado pelo próprio Cristo. Para entender o que Cristo veio fazer, tem que lavar os pés das pessoas, trabalhar em benefício delas", explicou o sacerdote.

Por Julio Silva e Ainoã Geminiano

Publicado no jornal Correio da Paraíba
Edição de 17/04/2014
Cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário