quinta-feira, 5 de junho de 2014

O Último Adeus Ao Anjo da Alegria Jair Rodriguesr

Familiares, amigos e milhares de fãs se despediram emocionados do grande ídolo da MPB
Jair Rodrigues
Jair Rodrigues, Nara Leão e Chico Buarque
num dos festivais da Record 
Abração de Gilberto Gil num dos festivais da Record


Jair Rodrigues e Wilson Simonal
nos anos 70
Hebe Camargo e Jair Rodrigues
 em 2011, no programa Manhã Maior, da rede TV
Pedro Camargo esteve no velório de Jair
Carlinhos Brown e Jair Rodrigues
cantando juntos 

Claudine Rodrigues
O Brasil ficou muito mais triste sem o sorriso sempre aberto e a voz lindíssima de Jair Rodrigues. O cantor morreu aos 75 anos, vítima de um infarto, na quinta, 8. Ele foi encontrado sem vida na sauna de sua casa em Cotia, região metropolitana de São Paulo, pela mulher Claudine Rodrigues, com quem era casado havia mais de 40 anos.

Ela e os filhos, Jair Oliveira e Luciana Mello, estavam inconsoláveis durante o velório ocorrido na noite de quinta para sexta-feira no salão principal da Assembléia Legislativa, na capital paulista, onde milhares de fãs e amigos foram se despedir.

Jair tinha quatro netos: Isabela, de 6 anos e Laura, de 2, herdeiras de Jairzinho com a atriz Tania Khalill, e Nina,4,e Tony, de 4 meses, filhos de Luciana com o fotógrafo Ike Levy.

Jair Rodrigues cantando com Alcione. 
Durante o velório, Alcione cantou a belíssima música "Estrela Luminosa", de Altay Veloso, em homenagem ao grande amigo e emocionou todos os presentes, que eram muitos, inclusive famosos, como Agnaldo Rayol, Roberta Miranda, Chitãozinho, Xororó, Roberto Leal, Junior Lima, João Suplicy, Supla, Marisa Orth, Simoninha, Moacyr Franco, Raul Gil, Ary Toledo, Juca chaves, Serginho Groisman, Luiza Possi, Otávio Mesquita, Rappin Hood, entre outros.
Agnaldo Rayol
O amigo de longa data Roberto Leal chorou e rezou pelo cantor.
Marisa Orth falou da falta que ele fará
Jair Rodrigues e Simoninha
com o filho de Wilson Simonal, Simoninha
Raul Gil e Ary Toledo lamentaram a grande perda.
Juca Chaves
Luiza Possi, Rappin Hood estiveram no velório de Jair
Otávio Mesquita
Jair Rodrigues cantando com o filho Jair Oliveira
"Obrigado, pai, por toda a sua luz"

Com a tranquilidade que vem da certeza de ter tido uma vida de paz, amor, aprendizagem e muita alegria com o pai, Jairzinho declarou: "Tive a honra de conviver e aprender com a alegria de um anjo"!! Estamos todos muito emocionados, agradecemos todo o carinho prestado. E muito obrigado, meu pai, por toda a sua luz! Descanse em paz".

Na madrugada de sexta, 9, o músico postou a canção que fez para o pai, que acabara de perder. Veja que linda!

Sorriso

"É... A vida é tão frágil
E o tempo é tão ágil
Que a gente nem vê passar
É... A realidade
Abraça a saudade
E aperta pra sufocar
É... Este é o paraíso!
Sorrir é preciso
Pra não se perder a razão do sonhar
Então sorri com força
Sorri com vontade
Sorri pra vida
Pra ela te sorrir de verdade".   

Amor e humildade


Luciana Mello
Luciana Mello, filha do astro, também homenageou o pai na internet com uma comovente declaração de puro amor. "Não tenho palavras para explicar minha dor nesse momento, mas também não existem palavras para agradecer todas as orações e carinho que estamos recebendo! Meu pai sempre foi e sempre será um grande homem, um grande pai, um grande avô e um exemplo de alegria, honestidade ,sinceridade, humildade e amor! Hoje o céu está mais alegre! Deus quis levar essa luz do Jairzão de volta pra casa! Porque, sim, sua luz é divina e nunca se apagará! Enquanto houver saudade e amor, ele existirá! Pai, eu sei que o senhor está ao lado do Todo Poderoso, pois sua alma é pura e divina! Te amo", publicou a cantora.

Na voz dos amigos

Serginho Groisman lembrou do legado que Jair deixou
Serginho Groisman não escondia sua enorme tristeza, mas elogiou o grande homem que Jair foi e a família que criou. "É importante dizer que ele teve uma companheira sensacional, uma esposa dedicada, genial e os dois filhos... Deixa uma família maravilhosa. Hoje é um momento triste para a música brasileira, triste mesmo, porque ele estava em plena atividade."
Roberta Miranda ficou inconsolável
Roberta Miranda chorou muito. "Não tenho mais estrutura para perder tanta gente que amo. Ele é um cara a quem devo demais. A gente se amava, ele era a mesma pessoa no boteco, na televisão, com seus colegas. Estava na essência dele", declarou aos prantos.
Chitãozinho, Júnior Lima e o pai, Xororó, prestaram suas homenagens.
Ao lado de Chitãozinho e do filho, Junior Lima, Xoxoró não queria acreditar. "A disposição, a alegria, tudo que ele passava desde que a gente se conheceu ainda garotos se foi. Um cara tão jovem, tão cheiro de vida... Eu sempre falava que o Jair iria até os 100 anos. Foi uma surpresa muito grande".

Caetano Veloso lembrou "Disparada"

Também amigo e fã assumido de Jair,Caetano Veloso se manifestou no Facebook:"Jair Rodrigues é uma dessas poucas grandes coisas de que o Brasil deve se orgulhar. Ele foi talento espontâneo e alegria genuína (...) Sua parceria com Elis Regina no "O Fino da Bossa é um dos momentos altos da história de nossa música.(...) E, assumindo a responsabilidade da "Disparada", Jair, com sua incrível voz de tenor, emprestou à canção uma autoridade de outra natureza que não a dela mesma (...). Seu timbre, a cor de sua pele, o tom que ele deu à interpretação da música revelou um homem brasileiro que reequilibrou nossa autoimagem. Para minha cabeça, Jair morrer é um contrassenso(...)".

Deixa isso pra lá...
Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em 6 de fevereiro de 1939, em Igarapava (SP). Batalhou muito antes de conquistar prestígio no mundo da música. Foi engraxate, pedreiro, mecânico e ajudante de alfaiate e, só em 1957, iniciou sua carreira, cantando em casas noturnas de São Carlos (SP).

Gravou seu primeiro disco em 1964 e foi com o sucesso "Deixa Isso pra Lá" que Jair marcou seu estilo tão bem-humorado. A música permaneceu nas paradas de sucesso por meses e meses, e nas ruas todo mundo imitava o artista dançando e fazendo gestos com as mãos.

Jair Rodrigues e Elis Regina
sua parceira em "O Fino da Bossa"
Com a inesquecível Elis Regina, falecida em 1982, gravou "Dois na Bossa" em 1965. O sucesso foi tal que a dupla ganhou um programa na Record, "O Fino da Bossa". Após dois anos da estreia na TV, Jair conquistou o primeiro lugar no II Festival da Música, com a música "Disparada" , uma das interpretações mais criativas e marcantes da MPB.

Em quase 60 anos de carreira, Jair gravou 44 discos, entre álbuns de inéditas e coletâneas. O cantor foi indicado ao Grammy Latino, com o álbum "Alma Negra" (2005), na categoria Melhor Álbum de Samba Brasileiro, e continuava na ativa. Seu último trabalho é o CD duplo "Samba Mesmo, produzido por seu filho, Jairzinho.

Sob aplausos e versos de canções que consagrou, Jair, o querido "Cachorrão", foi enterrado no finalzinho da manhã de sexta-feira, 9, no Cemitério Gethsêmani. Todos choraram, mas também sorriram ao lembrar a alegria intuitiva e contagiante que ele espalhava por onde passava.

Foi uma trajetória marcada por sucessos, como "Tristeza" e "Triste Madrugada".
Inesquecíveis.

Por Márcia Piovesan,
redatora-chefe de TITITI.

Publicado na revista TiTiTi
Edição 16/-05/2014 nº 818
Saudade
Fotos:AgNews-TV Glogo/Divulgação
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário