Sebastião Vasconcelos
Ambientada na fictícia cidade de Santana do Agreste, no nordeste brasileiro, a história teve início quando Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos) flagrou sua bela e sensual filha Tieta - que no início do folhetim foi interpretada por Cláudia Ohana - em atitude suspeita nas dunas do Mangue Seco. Influenciado pelas fofocas da filha mais velha, a invejosa Perpétua (Adriana Canabrava, na primeira fase), o homem decidiu dar um basta nas audácias da mais nova, colocando-a para fora de casa debaixo de cajadadas. Humilhada, Tieta larga tudo e segue para São Paulo.
Sensualidade em alta
Cláudia Ohana
Baseada no romance de Jorge Amado, a novela Tieta se tornou um dos maiores sucessos do horário nobre da Globo, no final dos anos 80.
Tieta mostrou o empoderamento e a força feminina de forma despudorada e marcante no começo dos anos 90.Inspirada na clássica obra de Jorge Amado, Tieta do Agreste, a novela Tieta foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira no início dos anos 90. A adaptação de forma brilhante por Aguinaldo Silva, a trama conquistou os telespectadores e reuniu um elenco de peso. A história era ambientada na fictícia cidade de Santana do Agreste, no Nordeste do Brasil. Tieta (Claudia Ohana/Betty Faria)era uma moça cheia de vida e muito sensual, que enlouquecia os homens da cidade com seu jeito brejeiro e provocativo. O pai da jovem, o rígido Zé Esteves, não gostava nada de seu comportamento e, envenenado por sua outra filha, a amarga Perpétua, resolveu expulsar Tieta não apenas de casa, mas também da cidade.
Herson Capri e Cláudia Ohana
Cláudia Ohana e Herson Capri, que interpretaram Tieta (na primeira fase) e Lucas, respectivamente.
Joana Fomm
Vida nova
A jovem foi humilhada e completamente abandonada por sua família, mas mesmo assim, não baixou a cabeça nem se rendeu. Ela pegou suas tralhas e partiu para começar uma nova vida em São Paulo, longe do falso moralismo dos habitantes de Santana do Agreste. Na cidade grande, a moça fez de tudo um pouco para conseguir se sustentar e até em um bordel trabalhou - contudo, nunca esqueceu o dia em que foi expulsa de seu lar e mantinha o desejo de se vingar daqueles que a magoaram no passado.
Volta triunfal
Betty Faria
Betty Faria fez um enorme sucesso no papel principal.que após 25 anos, voltou à cidade ainda mais exuberante, rica e disposta a se vingar.O tempo passou e nunca mais ninguém teve notícias de Tieta. Apenas 25 anos depois de ser escorraçada é que ela voltou à terra Natal como uma vencedora: rica, exuberante e com a mesma sensualidade de menina.Entretanto, o que ela tinha em mente era se vingar de todas as pessoas que a humilharam no passado. E para chocar ainda mais os habitantes da cidade, Tieta chegou bem na hora em que rezavam uma missa em sua memória. Na ocasião, ela disse que estava mais viva do que nunca e que havia voltado em Santana do Agreste para ficar.
Betty Faria, Reginaldo Faria e Lídia Brondi
Sua volta mudou a rotina do município e atraiu muita gente interesseira, inclusive os que, no passado, condenavam seu jeito moderno e livre.Tudo isso por causa do dinheiro que ela conquistou e que todos tinham interesse. Percebendo que nada havia mudado nas últimas décadas, Tieta aproveitou a hipocrisia da população e causou o maior rebuliço no local, inclusive incentivando as mulheres a serem mais independentes, além de tentar modernizar a cidade junto com Ascânio (Reginaldo Faria), que também retornou à Santana do Agreste após passar anos em São Paulo. Idealista, ele se tornou secretário da prefeitura.
Para escandalizar
Cássio Gabus Mendes
Ricardo, o jovem seminarista que viveu um caso de amor com a tia, Tieta.
Tieta retornou mesmo determinada e não se poupou de viver suas aventuras amorosas, tanto que em certo momento, a protagonista acabou se envolvendo com o próprio sobrinho, Ricardo (Cássio Gabus Mendes). O rapaz era filho da maldosa Perpétua (Joana Fomm), a rancorosa irmã de Tieta. Perpétua ficou viúva e só usava roupas pretas, além de ter se transformado em uma beata radical que pregava a moral e os bons costumes na cidade. A megera queria que seus único filho se tornasse padre, mesmo ele não tendo nenhuma vocação para a carreira religiosa. Contrariando as convenções familiares, Ricardo e Tieta viveram um grande caso de amor e a vida do jovem seminarista virou um inferno, já que ele ficou bem dividido entre o amor proibido pela tia e a obrigação do seminário.
Progresso para Santana
Ary Fontoura
Coronel Arthur da Tapitanga era prefeito de Santana do Agreste
Ascânio lutava para que Santana do Agreste se modernizasse , mas por ouro lado, havia o Capitão Dario (Flávio Galvão), que era completamente contra o desenvolvimento e só queria saber de preservar o meio-ambiente e as belas paisagens locais. Ascânio não desistiu e, ao lado do prefeito Arthur da Tapitanga (Ary Fontoura), tentou facilitar a entrada na cidade da empresa de Mirko Stéfano.
Yoná Magalhães e Marcos Paulo
Porém, o que ninguém sabia, era que o executivo era, na verdade, Arthurzinho (Marcos Paulo), filho do prefeito que tinha ido embora de Santana e jurado vingança contra o pai pela morte da mãe. O rapaz tornou-se um homem rancoroso e sem escrúpulos, que fazia de tudo para conseguir dinheiro.Para conseguir o que quer, Arturzinho chega a seduzir a ingênua Tonha (Yoná Magalhães), madrasta e amiga de Tieta, que chega transformada de São Paulo, depois de anos de privações ao lado do marido, Zé Esteves.
Mistérios revelados e romances
O desfecho de Tieta foi marcado por muitas revelações e cenas emocionantes.
Yona Magalhães
Toinha transformou-se em uma nova mulher após a morte do marido.
Depois que Tieta (Betty Faria) voltou para Santana do Agreste, a vida dos moradores da cidade nunca mais foi a mesma. A 'cabrita', como era chamada pelos homens, mudou a vida de muita gente para melhor, principalmente de algumas mulheres. Toinha (Yona Magalhães) era uma sofrida dona de casa, casada com um homem que a maltratava: o pai de Tieta. A protagonista conseguiu convencer a madrasta a se libertar das garras do marido e patrocinou sua ida para São Paulo. Depois de alguns meses, Toinha voltou para o agreste, completamente renovada, como uma mulher forte, refinada e linda que mexeu com a cabeça dos homens do local.
Contos de fada
Cássio Gabus Mendes e Betty Faria
Depois de viver um romance quente e polêmico com a tia, Ricardo (Cássio Gabus Mendes) desistiu de ser padre e se encantou por Imaculada (Luciana Braga), uma das rolinhas do coronel Arthur da Tapitanga (Ary Fontoura).
Cássio Gabus Mendes e Luciana Braga
Determinada, a moça enfrentava o coronel e conseguiu se livrar das garras do velhaco que mantinha jovens pobres sobre seu domínio. No final da trama. Ricardo e Imaculada tiveram um casamento de conto de fadas e o sonho da jovem, de ter um príncipe ao seu lado, finalmente se realizou.Já o coronel da Tapitanga...ficou na pior e terminou seus dias sob o domínio de Filó (Cristina Galvão), sua antiga empregada. A moça se rebelou! Defendeu e ajudou as rolinhas e passou a comandar a fazenda.
Amor maduro
Arlete Salles, Paulo José e Miriam Pires
Outra história que chamava a atenção na novela era da doce e romântica Carmosina (Arlete Salles), que trabalhava no posto do correio da cidade.Ela era uma mulher madura, que nunca tinha conhecido o amor. Tieta também ajudou a amiga de juventude e colocou em sua vida Gladstone (Paulo José), que viveu um romance com a solteirona. Carmosina ficou grávida e, depois de alguns desencontros, terminou feliz ao lado do amado e de sua mãe, a simpática dona Milu (Miriam Pires), que ficou conhecida pelo bordão "mistério..."Desmascarada
Joana Fomm
Durante toda a vida, tudo o que Perpétua (Joana Fomm) quis foi acabar com Tieta. A megera, então, descobriu que a irmã havia sido prostituta e dona de casa de massagem em São Paulo e que dali vinha o seu dinheiro. Durante a missa em memoria de Artursinho (Marcos Paulo), Perpétua resolveu contar tudo para o povo de Santana de Agreste e humilhar a irmã em público. Ela revelou o segredo de Tieta, mas acabou se dando mal. Irritada, Tieta também desmascarou a megera e arrancou-lhe a peruca, mostrando para todos que a beata sempre foi careca. A cena tornou-se um grande clássico da teledramaturgia. E ainda teve mais! A cidade descobriu o que Perpétua escondia em uma caixa antiga, com quem conversava todas as noites. A maluca guardava o órgão genital de seu falecido mardo, a quem ela chamava de Major. Todos foram à casa da beata para ver 'a coisa'. Perpétua enlouqueceu e sumiu após uma alucinação com o maridão, que a levava com ele. Juntos na Prefeitura
Reginaldo Faria e Lídia Brondi
Leonora (Lídia Brondi) decidiu viver em Santana do Agreste e não quis mais voltar para São Paulo com Tieta. A moça continuou seu trabalho na prefeitura, ao lado de Ascânio (Reginaldo Faria). Os dois haviam se casado, mas estavam separados. Ascânio descobriu que a amada havia sido garota de programa no passado, quando então conheceu Tieta. O prefeito não conseguiu perdoar a moça. Depois de algum tempo ele se rendeu e o casal terminou junto, apaixonados, cheio de projetos para a cidade e à espera do primeiro filho.
Despedida
José Mayer e Betty Faria
Osnar e Tieta viveram uma linda história de amor.
Tieta resolveu ir embora de Santana do Agreste e retornar sua vida em São Paulo. Antes, porém, teve uma despedida emocionada de seu grande amor, Osnar (José Mayer).
José Mayer e Luiza Tomé
Que seguiu sua vida ao lado de Carol (Luiza Tomé).
Betty Faria
No final da história, o progresso chegou à Santana do Agreste com a construção do complexo turístico, que teve como grande incentivadora justamente Tieta. A mulher arretada retornou à cidade natal para a inauguração, onde todos os personagens se reuniram.
Curiosidades
Betty Faria conta que foi ela quem negociou diretamente com Jorge Amado os direitos para adaptar Tieta para a TV. A atriz ainda estava no ar em O Salvador da Pátria, trama anterior, e por isso só entrou na novela por volta do capítulo 20, na segunda fase. O sucesso de Tieta foi tão grande que Betty lançou uma linha de roupas da personagem.
A repercussão da obra foi tão grande que Betty Faria (a protagonista da história) lançou uma linha de roupas, incluindo moda praia, chamada Tieta by Betty Faria. A atriz também comprou os direitos da obra de Jorge Amado com o objetivo de produzir, de forma independente, uma minissérie, dirigida por Roberto Talma - segundo Betty, foi ela quem negociou diretamente com o escritor baiano.
Texto: Flavia Serra
Texto: Rosani Alves
Ficha técnica:
Emissora: Rede Globo
Capítulos: 196
Exibição: Agosto de 1989 a março de 1990
Horário: 20h
Autor: Agnaldo Silva
Publicado na revista TV Brasil n/n 886
Vale a Pena Ler de Novo
Fotos: Divulgação/Gloco
Publicado na revista TV Brasil
Edição de 25 de junho de 2014
Vale a pena ler de novo
Fotos: Divulgação/Globo -e10blog-blogger - Memória Globo
180 Grausmundo G.R.C.S.E.S.Unidops de Santa Bárbara - blogge-Pipoca Moderna -mundo novelas
Nenhum comentário:
Postar um comentário