No Dia Internacional da Mulher, relembramos as personagens mais fortes de nossas telenovelas
Regina Duarte
Maria do Carmo
(Rainha da Sucata) - 1990
Do Carmo (Regina Duarte) era uma moça de família simples, que enriqueceu com os negócios do pai. Mas ela acaba perdendo quase tudo e é obrigada a voltar a catar sucatas na rua. Do Carmo não desistiu e se recuperou com a descoberta de que Caio (Antonio Fagundes) e Mariana (Renata Sorrah) eram seus meio-irmãos. Logo, eles passaram a "Do Carmo Veículos" para o seu nome e ela tirou a empresa do caos.
Maitê Proença
Helena
(Felicidade) - 1991/1992
Já nas primeiras cenas da novela, Helena (Maitê Proença) mostrou ao que veio. Muito bonita, a moça era cobiçada e causava inveja em toda a cidade. Assim como muitas mulheres, Helena cometeu loucuras e meteu os pés pelas mãos várias vezes, mas conseguiu lidar com tudo com muita feminilidade e força. Inesquecível, a personagem foi a segunda Helena de Manoel Carlos e é uma das melhores.
Adriana Esteves
Catarina Batista
O Cravo e a Rosa) - 2000/2001
Com ela não tinha papo! Catarina (Adriana Esteves) era dona de si e gostava de deixar claro que não precisava de homem nenhum em sua vida. Mesmo após o casamento com Petruchio (Eduardo Moscovis), a mulher não amansou e dava a palavra final nas discussões. Mas teve maturidade para chegar a um meio termo e ter um final feliz com o marido.
Giovanna Antonelli
Jade
(O Clone) - 2001/2002
A bela muçulmana se apaixonou perdidamente por Lucas (Murilo Benício) e viveu um romance perigoso com o rapaz, desafiando as regras da sua família. Mesmo tendo sido obrigada a se casar com Said (Dalton Vigh) e impedida de ser feliz com o amado, Jade (Giovanna Antonelli) nunca se sujeitou às convenções sociais, culturais e religiosas a que era imposta. E sempre foi à luta!
Giovanna Antonelli
Anita Garibaldi
(A Casa das Sete Mulheres) - 2003
A personagem real, interpretada por Giovanna Antonelli, sempre foi uma inspiração para as mulheres. Verdadeira guerreira, ela se apaixonou por Giuseppe Garibaldi, papel de Thiago Lacerda, durante a Revolução Farroupilha, e resolveu lutar bravamente pela independência gaúcha e de outros territórios ao Sul de nosso país.
Ana Paula Arósio
Yolanda
(Um Só Coração) - 2004
A moderna Yolanda (Ana Paula Arósio) era uma princesinha do café na década de 1920. A moça se apaixonou por um jovem rebelde e foi proibida pelos pais de namorar o rapaz. Pior ainda: foi obrigada a se casar com um primo. Mas a história não terminou aí. Em uma época em que as mulheres se resguardavam, Yolanda causou uma revolução na sociedade paulistana ao fazer um escândalo e pedir o desquite.
Susana Vieira
Maria do Carmo
(Senhora do Destino) - 2004/2005
Abandonada pelo marido, Maria do Carmo (Susana Vieira) decide sair do nordeste e morar no Rio de Janeiro, junto com os seus cinco filhos. Forte e independente, construiu uma vida bem sucedida, ao mesmo tempo em que procura sua filha, roubada ainda recém-nascida. A coragem de Maria do Carmo surpreendeu a todos na novela Senhora do Destino.
Lilia Cabral
Griselda
(Fina Estampa) - 2011/2012
Quem disse que mulheres não se dão bem com ferramentas? Griselda (Lilia Cabral), de família muito pobre, criou os filhos Antenor (Caio Castro), Quinzé (Malvino Salvador) e Amália (Sophie Charlotte) sozinha. Para sobreviver, trabalhou com uma das únicas coisas que sabia fazer: mecânica. Griselda era osso duro de roer e enfrentou as dificuldades com a cara e a coragem.
Taís Araújo
Penha
(Cheias de Charme) - 2012
De empregada doméstica a cantora de sucesso., Essa foi a trajetória da Penha (Taís Araújo), uma das Empreguetes. A gata precisou passar por muito sofrimento sozinha. Penha criou o filho, Patrick (MC Nicolas), sem a ajuda do marido, Sandro (Marcos Palmeira). Teve que lidar com dificuldades financeiras e ainda aguentou os shows e as confusões com o trio. Não é pra qualquer uma!
Irene Ravache
Charlote de Alcântara Pereira Barreto
(Guerra dos Sexos) - 2012/2013
Ninguém melhor do que Charlô (Irene Ravache) para impor respeito! Dona de metade das lojas de joias que levam o seu nome, ela era uma empresária que não abaixava a cabeça para ninguém. Charlô não suportava o machismo do primo, Otávio (Tony Ramos) e vivia em guerra com ele. Uma batalha bem divertida!
Leandra Leal
Cristina
Império - 2014/2015
Vivida por Leandra Leal, a jovem é a determinação em pessoa! Cristina deixou a antiga vida de lado,. após batalhar para ser reconhecida pelo pai e assumir a Império. Além disso, no meio de tanta crise e confusão, ela conseguiu realizar o seu sonho: se formar em Administração.
Por Jaquelini Cornachioni
Publicado na revista Minha Novela
Edição de 6/03/2015 nº 809
Império
Memória
Fotos: Divulgação/Rede Globo - Alex Carvalho/Rede Globo - Renato Rocha Miranda/Rede Globo -
Nenhum comentário:
Postar um comentário