Débora Duarte, Antonio Fagundes,Glória Menezes, Hugo Carvana, Stênio Garcia, Joana Fomm, Malu Mader e Lauro Corona
Ambição e vingança no ar. Trama dos anos 80 tem heroína que vende a alma para subir na vida
Se tem algo que não combina com Corpo a Corpo é aquele estilo de novela 'água com açúcar'. Em novembro de 1984, o autor Gilberto Braga colocou no ar uma trama com temas bem fortes, em que a ambição ditou as regras. Para ter dinheiro e poder, Eloá (Débora Duarte) vendeu até a própria alma já no primeiro capítulo.A protagonista do folhetim fez um pacto com o terrível Raul (Flávio Galvão), que na obra era a personificação das forças do mal, para ascender socialmente. Conseguiu, claro, mas a sua vida nunca mais foi a mesma...
Débora Duarte e Flávio Galvão
Bastante ambiciosa, a protagonista fez um 'pacto' com o estranho e cruel Raul (Flávio Galvão) no detalhe.
União em crise
Antonio Fagundes e Selton Mello
Ao contrário da mulher, Osmar ( Antonio Fagundes ) era um homem pacato e honesto, que só tinha olhos para o pequeno Ronaldo (Selton Mello) no detalhe. Casada há 16 anos com Osmar (Antonio Fagundes), Eloá (Débora Duarte) e o marido trabalhavam na mesma empresa, a Fraga Dantas. Profissionalmente, porém, tinham apenas esse ponto em comum, isso porque a empresária queria subir na vida a qualquer custo, enquanto o engenheiro não era nada ambicioso. O casamento, que gerou um filho, o fofo Ronaldo (Selton Mello), entrou em crise logo depois que Eloá (Débora Duarte) assumiu a direção da empresa e se tornou uma importante mulher de negócios.
O preço do poder
E a conta do 'pacto' que Eloá (Débora Duarte) fez com Raul ( Flávio Galvão) chegou quando ele a obrigou a demitir o próprio marido. Sem ter outra saída, a moça tomou essa atitude radical e, em seguida, foi recompensada com o posto de presidente da Fraga Dantas S.A. E o fim da união foi inevitável. Infeliz e cansada das pressões de Raul (Flávio Galvão) , ela se mudou para o Cairo com o filho e, tempos depois, voltou para o Brasil disposta a descobrir quem era o homem que, literalmente, a infernizou.
A mulher rejeitada
Débora Duarte e Glória Menezes
Eloá (Débora Duarte )e Tereza (Glória Menezes ) foram vítimas do misterioso Raul (Flávio Galvão)
Eloá (Débora Duarte) não foi a única mulher que Raul (Flávio Galvão) usou para alcançar seus objetivos cruéis. Rejeitada por Osmar( Antonio Fagundes) no passado e disposta a se vingar do abandono, Tereza (Glória Menezes) virou alvo fácil do vilão que, em troca de aproximá-la do engenheiro, exigiu que matasse Alfredo (Hugo Carvana), o dono da Fraga Dantas. A enfermeira chegou a preparar uma injeção letal, mas recuou momentos antes de aplicá-la. A partir desse momento, Tereza (Glória Menezes) se convenceu de que não poderia se tornar uma assassina só para ter Osmar(Antonio Fagundes) que, na verdade, nunca deixou de amar Eloá (Débora Duarte).
Hugo Carvana
Alfredo ( Hugo Carvana) quase foi vítima das armações de Raul(Flávio Galvão)
Mistério desvendado
Stênio Garcia e Antonio Fagundes
Amauri ( Stênio Garcia) era o mentor das maldades da novela, que prejudicaram a vida de Osmar (Antonio Fagundes) no detalhe.
Amauri ( Stênio Garcia) era o mentor das maldades da novela, que prejudicaram a vida de Osmar (Antonio Fagundes) no detalhe.
Diante de inúmeros acontecimento que abalaram a Fraga Dantas, Osmar (Antonio Fagundes) decidiu investigar Raul ( Flávio Galvão) e descobriu que quem estava por detrás das ações dele era o seu irmão, Amauri (Stênio Garcia), um ex-presidiário. Esse desejo de vingança que movimentou o folhetim foi motivado, além da ambição, por questões afetivas, pois Alfredo (Hugo Carvana) se casou com Lúcia (Joana Fomm), ex-mulher de Amauri (Stênio Garcia) uma pessoa fria , gananciosa e sem caráter.
Joana Fomm
Lúcia (Joana Fomm) , mesmo sem saber, foi pivô da grande vingança que permeou a trama
Passado que machuca
Nada justifica a sordidez de Amauri (Stênio Garcia), mas não dá para negar que ele vivia atormentado por um passado infeliz. Além de ter vivido anos na cadeia, não se conformava por ter sido impedido por Lúcia (Joana Fomm) de manter contato com a filha, Alice (Luiza Tomé). Como sua vida pessoal era um desastre, ele gastava toda a sua energia para fazer o mal e também para ganhar dinheiro. Ficou muito rico depois de criar um chip para computadores.
Malu Mader e Lauro Corona
A bela Beatriz (Malu Mader) e o galã Rafael( Lauro Corona): sentimentos entre amigos virou uma grande história de amor.
Bastou um olhar para que Beatriz (Malu Mader) e Rafael (Lauro Corona) se apaixonassem. Foi nocurso de datilografia que o sentimento nasceu, mas o romance mesmo demorou a decolar. É que Beatriz (Malu Mader) namorava Zeca (Caíque Ferreira), enquanto Rafael (Lauro Corona) tinha um relacionamento sério com Ângela (Andréa Beltrão). Por serem comprometidos, por muito tempo eles foram apenas bons amigos e confidentes, porém, tudo mudou quando Beatriz (Malu Mader) aceitou se casar com Zeca (Caíque Ferreira) . Diante da possibilidade de perder a amada para sempre, Rafael (Lauro Corona ) que não queria mais viver ao lado de Ângela (Andréa Beltrão), se declarou para Beatriz (Malu Mader), que desistiu de trocar alianças com o noivo.
Stênio Garcia e Joana Fomm
No último capítulo, Amauri (Stênio Garcia) marcou um encontro com Lúcia (Joana Fomm) com a intenção de obrigá-la a fugir com ele. Mas um trágico acidente fez com que os dois morressem queimados.
Antonio Fagundes e Débora Duarte
Já Osmar ( Antonio Fagundes) e Eloá ( (Débora Duarte) retornaram o casamento.
Glória Menezes e Hugo Carvana
E Tereza (Glória Menezes) foi feliz com Alfredo(Hugo Carvana).
Ficha técnica
Emissora: Rede Globo
Capítulos: 179
Exibição: 26 de novembro de 1984 a 21 de junho de 1985
Horário: 20h
Autor: Gilberto Braga
Os herdeiros
Dono da empresa, Alfredo((Hugo Carvana) era um homem autoritário e dominador.Já em família, o viúvo era um pai zeloso, que sempre estava atento à vida dos filhos:Beatriz (Malu Mader), Cláudio (Marcos Paulo) e Olavo (Marcelo Picchi). Beatriz ((Malu Mader) era séria, responsável, estudante de Comunicação Social e preocupada com o futuro da humanidade, o que fazia com que entrasse em conflito com o pai. Já Cláudio ( Marcos Paulo) era o oposto da irmã, pois não sabia nem o que queria para o seu futuro. E Olavo (Marcelo Picchi) era engenheiro e fazia de tudo para agradar Alfredo (Hugo Carvana).
Curiosidades
Depois de brilhar como uma vilã em Dancin'Days (1978), Joana Fomm repetiu o feito em Corpo a Corpo, também escrita por Gilberto Braga. A atriz interpretou Lúcia com tanta verdade, que chegou a ouvir ofensas na rua, pois o público confundiu realidade com ficção. Mas a rejeição dos telespectadores era motivo de alegria para a artista, que sabia que a reação negativa era fruto de um trabalho bem feito.
Texto: Cristina Souza
Publicado na revista TV Brasil
N/ 797 e 798
Vale a pena ler de novo
Vale a pena ler de novo
Fotos: Divulgação/Globo












Nenhum comentário:
Postar um comentário