segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A Próxima Vítima


Assassinato em série - Suspense, traição e romance fizeram parte de A Próxima Vitima.Entre março e novembro de 1995, A Próxima Vítima, de Sílvio de Abreu, entrava no ar e mexia com a imaginação do público com mistério e suspense.

José Wilker e Susana Vieira
A batalhadora Ana (Susana Vieira), dona de uma cantina italiana, era amante há vinte anos do mau caráter Marcelo (José Wilker), com quem tinha três filhos: Carina (Déborah Secco), Sandrinho (André Gonçalves) e Giulio (Eduardo Felipe).Marcelo, por sua vez, era casado com Francesca (Tereza Rachel) por interesse. Os milionários moravam em uma mansão na companhia das irmãs e dos cunhados de Francesca, e da sobrinha Isabela (Cláudia Ohana), que também tinha um caso com Marcelo.
Cláudia Ohana e José Wilker 

A Primeira Vítima

Reginaldo Faria,Francisco Cuoco e Tereza Rachel
Logo em seu primeiro capítulo, Arnaldo (Reginaldo Faria) é atropelado. Sete capítulos depois, Hélio (Francisco Cuoco) e Francesca (Tereza Rachel) são envenenados na sala de espera do aeroporto. A série de assassinatos começou quando a esposa de Marcelo (José Wilker) descobriu o caso do marido com Ana (Susana Vieira) . Francesca (Tereza Rachel)iria viajar para flagrar o marido com a outra, mas acabou sendo morta misteriosamente envenenada na sala do aeroporto. Após isso, uma sequência de mortes inexplicáveis passou a rechear a trama.
Francisco Cuoco e Natália do Vale
Hélio (Francisco Cuoco)vive um casamento fracassado com Helena (Natália do Vale) e Francisca(Tereza Rachel) descobre a traição do marido, Marcelo (José Wilker), diretor do Frigorífico Ferreto. Ana (Susana Vieira), dona de uma cantina italiana, se divide entre continuar o caso com Marcelo (José Wilker) ou se entregar a Juca (Tony Ramos), simpático feirante, que, mais tarde, acaba se envolvendo justamente com Helena (Natália do Vale), a "bonitona do Morumbi".
José Wilker
Marcelo não valia nada, mas fazia o maior sucesso com as mulheres


 Cláudia Ohana

A perversa Isabela foi brilhantemente interpretada por Cláudia Ohana
Aracy Balabanian

Aracy Balabanian se inspirou na amiga Lélia Abramo para fazer o sotaque italiano da Filó


Isabela mora com a mãe, Carmela (Yoná Magalhães), o pai, Adalberto (Cecil Thiré), e a tia, Filomena (Aracy Balabanian), que toma conta dos negócios e do marido Eliseu (Gianfrancesco Guarnieri), com pulso firme. Já a outra tia, a frenética Romana (Rosamaria Murtinho), chega no meio da trama com o namorado, o gigolô Bruno (Alexandre Borges).
José Wilker
Marcelo não valia nada, mas fazia o maior sucesso com as mulheres
Já Marcelo (José Wilker) também é amante da sobrinha, a vilã Isabela (Cláudia Ohana). No dia de seu casamento, Diego (Marcos Frota)descobre a traição da moça e a joga da escada, diante de toda a família Ferreto.



Mais algumas vítimas

Detetive

Vivianne Pasmanter
A jovem estudante de Direito, Irene (Vivianne Pasmanter)começou a investigar o caso para descobrir a identidade do matador. Olavo (Paulo Betti) que teve seu pai e sua tia assassinados, também começou uma investigação paralela.
A filha de Hélio, Irene (Vivianne Pasmanter), começa a investigar se o assassinato do pai e os outros crimes estão interligados. Ela descobre que cada vítima recebe uma lista do horóscopo chinês antes de morrer. Enquanto isso mais vítimas vão surgindo: Josias (José Augusto Branco), Júlia (Glória Menezes), Yvete (Liana Duval), Leontina (Maria Helenas Dias) e Cléber (Antônio Pitanga).

Horror em série

Pelo menos dez personagens morreram misteriosamente no decorrer da trama e todas as mortes tiveram  um final assustador. Nesta fase, descobriu-se que um Opala preto estava nas cenas de alguns dos crimes e que, além disso, todas as vítimas tinham algo em comum: uma lista de horóscopo chinês. 
Todos são suspeitos, inclusive Isabela(Cláudia Ohana), que atira em Andreia (Vera Gimenez) e mata Romana(Rosamaria Murtinho) , com a cumplicidade de Bruno(Alexandre Borges), seu amante. Mas ela  não fica impune. Marcelo (José Wilker) flagra o casal transando na cozinha e a esfaqueia, fazendo um ferimento horrível no belo rosto da moça.

A esperada revelação

Ulisses (Otávio Augusto) o informante e a penúltima vítima. Já na reprise e em Portugal ele foi o matador
Nos últimos capítulos, Ulisses (Otávio Augusto), irmão de Ana (Susana Vieira), é assassinado em uma explosão na cantina. Eliseo(Gianfrancesco Guarnieri) também é morto na garagem da mansão, asfixiado.
Tereza Rachel
 E surpresa:Francesca (Tereza Rachel) está viva e retorna ao Brasil. 
Após minuciosa investigação, o delegado Olavo(Paulo Betti) revela o mistério.

Carlos Eduardo Dolabella
Em 1968, Gigio di Angelis (Carlos Eduardo Dolabella), marido de Francisca (Tereza Rachel), foi assassinado por Adalberto (Cecil Thiré), por amor à cunhada. Eles ofereceram dinheiro para as  testemunhas calarem a boca. Só que, anos depois, Adalberto (Cecil Thiré) passa a receber cartas anônimas sobre o crime. Apavorado, ele começa a eliminar todas as testemunhas e quem mais se envolver no caso.Como Eliseo(Gianfrancesco Guarnieri),que assistiu ao crime da janela de seu quarto e mandava as mensagens ameaçadoras para o assassino.
Yoná Magalhães e Cecil Thiré
Carmela nem imaginava que o ex-marido, Adalberto, era o assassino em série
 
Cecil Thiré
Na revelação, Adalberto(Cecil Thiré) tenta fugir e é morto pela polícia.
Cláudia Ohana
Já Isabela( Cláudia Ohana) vai presa por seus crimes.
 Tony Ramos e Susana Vieira
Juca (Tony Ramos) e Ana (Susana Vieira) era o casal central da trama, mas eles não ficaram juntos

Susana Vieira e José Wilker
Ana (Susana Vieira)  fica feliz ao lado de Marcelo (José Wilker) e 
Tony Ramos e Natália do Vale
Juca (Tony Ramos) fica com Helena (Natália do Vale).

O romance de Sandrinho (André Gonçalves) e Jefferson (Lui Mendes) causou polêmica

Curiosidades

- A novela discutiu a questão da homossexualidade através do casal Jefferson e Sandro.
- A cena da revelação foi gravada horas antes de ir ao ar.
- Ana seria vivida por Regina Duarte, enquanto Fernanda Montenegro seria Romana e Isabela seria Malu Mader.
- Quando foi reprisada no Vale e Pena Ver de Novo, em 2000, o assassino foi outro: Ulisses!



O leitor Edgar Tadeu Tchaikovski
"A Próxima Vítima. Foi com essa trama de Sílvio de Abreu que comecei a gostar de ver novelas, aos 8 anos"

Por Thomaz Rocha

Publicado na revista Minha Novela
Edição de 28/8/2015 n/n 834
X-TUDO Memória
Fotos: Divulgação/Rede Globo/Arquivo Pessoal
canalviva.globo.com -TV Historia


Publicado na revista guia de TV 02/12/2016-Ano 10, n/n 505
Replay de emoções Anos 90

Nenhum comentário:

Postar um comentário