quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Fato Novela

As curiosidades dos programas que foram destaque na telinha

Páginas da Vida...(2006)

A novela evidenciou a discussão sobre a síndrome de Down e os preconceitos da sociedade contra a deficiência. Em 2007 o autor Manoel Carlos foi homenageado com a medalha Pedro Ernesto pela abordagem do tema. Cada episódio da trama terminava com o depoimento de um anônimo, sobre um acontecimento marcante de sua vida. E, ao longo da trama, o público foi simpatizando com as histórias contadas.
Regina Duarte e Joana Mocarzel
 A atriz Regina Duarte viveu a sua terceira Helena nas telenovelas do autor, cujas protagonistas quase sempre têm esse nome . A intérprete de Clarinha, a então menina Joana Mocarzel é filha do cineasta Evaldo Mocarzel, que tratou da síndrome de Down em seu documentário Do Luto à Luta (2005). 

Grazi Massafera e Thiago Lacerda
 Grazi Massafera teve a sua primeira experiência como atriz e recebeu elogios no papel de Thelminha. 

Deus nos Acuda...(1992)

 Dercy Gonçalves
Protagonizada por Dercy Gonçalves, a trama estreou com grande repercussão por criticar os escândalos de corrupção da época. Um mês depois, houve o impeachment de Fernando Collor de Mello.

Com 86 anos, Dercy contava com a ajuda dos atores Luís Carlos e Luci Fontes nas gravações. Eles liam para ela as falas de sua personagem num ponto eletrônico;

Cláudia Raia e Edson Celulari levaram o romance dos seus personagens, Maria Escandalosa e Ricardo Bismark, para fora da telinha e se casaram;

A produção reuniu o trio de autores Alcides Nogueira, Sílvio de Abreu e Maria Adelaide Amaral.

Duas Caras...(2007)
Dalton Vigh
A história de amor e ódio de Maria Paula (Marjorie Estiano) e o personagem de Dalton Vigh, que usava vários nomes, foi ambientada numa favela do Rio e fez com que o prefeito da cidade na época, Cesar Maia, reclamasse para o autor Aguinaldo Silva que a trama fazia uma "abordagem negativa do Rio". Foi a primeira novela da Globo totalmente gravada em alta definição.


VAMP...(1991)

Cláudia Ohana
A trama inspirada no filme A Dança dos Vampiros (1967) misturava comédia, suspense, rock e atores mirins. Ney Latorraca ia fazer apenas nove capítulos, mas com o sucesso de seu personagem, ficou até o fim da novela. Devido à repercussão que teve entre o público infanto-juvenil, Vamp deu origem a um álbum de figurinhas lançado pela Editora Globo.

Publicado na revista TV Brasil
Edição de nº 809

Nenhum comentário:

Postar um comentário