sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Xica Da Silva



Taís Araujo e Zezé Motta  
Xica com sua mãe Maria, que morre esquartejada e dada aos urubus

Em 17 de setembro de 1996 estreou Xica da Silva, na extinta Manchete. A história real da escrava mais famosa de Minas Gerais ganhou uma versão televisiva pelas mãos do diretor Walcyr Carrasco. A trama se passa no século XVIII e começa com o escravo Caetano (Zózimo Bulbul), fugindo de um garimpo e vendendo um diamante roubado para Amadeu (Marcos Breda). Ele é flagrado pelo contratador Felisberto (Reynaldo Gonzaga), no mesmo momento em que sua filha, Xica (Taís Araújo), é observada por oficiais se banhando na cachoeira. Os rapazes entram na água e a atacam. Esperta, Xica consegue fugir e ainda leva as roupas dos oficiais. Ao chegar no arraial, a menina e sua mãe, Maria (Zezé Motta), assistem Caetano sendo torturado. Um pouco antes de morrer, Caetano revela a Xica que seu pai verdadeiro é Jacobino (Altair Lima) e não ele. Jacobino tenta compra a filha-escrava, mas não tem sucesso.

A rainha do Tijuco 

Drica Moraes 
Após interpretar personagens cômicos na TV, Drica viveu magistralmente a megera Violante e levou o Troféu APCA

Xica acaba sendo comprada pelo Sargento Thomaz Cabral (Carlos Alberto), pai da amargurada Violante (Drica Moraes), que não se dá bem com a mucama. A megera é a prometida do contratador João Fernandes (Victor Wagner), mas, ao chegar no Tijuco, o rapaz se encanta mesmo é por Xica.

Taís Araújo e Victor Wagner
Sucesso de público e críticas, o casal encantou o país

O contratador não perde tempo e compra a escrava. Violante descobre a traição do noivo e decide arruinar a vida de Xica. João desiste de se casar com Violante e assume seu relacionamento com Xica, que se livra de ser escrava. Sentindo-se humilhada, a vilã arquiteta um plano de vingança, enquanto a protagonista se esbalda no luxo e na riqueza que não conhecia.

Planos diabólicos

 Aos 29 anos,Guilherme Piva viveu o divertido Zé Maria, ou Zé Mulher, como era conhecido
De cabelos curtos e pretos, Giovanna brilhou em sua terceira novela, na pele de Elvira

Xica vira amiga de Zé Maria (Guilherme Piva) e Elvira (Giovanna Antonelli), que se torna alvo de Violante.Para atingir a rival, a megera destrói Elvira, que torna-se prostituta. Mais tarde, Violante faz Xica ser acusada de bruxaria. A ex-escrava é presa e condenada à fogueira. Para salvar a amada, João aceita casar com Violante, livrando Xica das acusações. Depois da cerimônia, em Portugal, ele declara todo seu ódio à esposa e a abandona. Violante enlouquece e João volta ao Brasil para se despedir definitivamente de Xica.

Os anos se passam e, no casamento de sua filha, Joana (Taís Araújo),  Xica (Zezé Motta), já idosa,  lembra com saudade de seus tempos de escrava-rainha.

Curiosidades

A Manchete investiu mais de 6 milhões de dólares para bancar a produção.

Walcyr Carrasco assinava a novela como Adamo Angel, já que na época, era contratado pelo SBT.

Taís Araújo não pôde aparecer nua no início da trama, por ser menor de idade. Uma semana depois de completar a maioridade, ela ficou sem roupa.

Taís Araújo viveu Xica da Silva (Francisca da Silva de Oliveira) e  sua filha Joana da Silva Oliveira.

Zezé Mota viveu Maria da Silva, mãe de Xica da Silva (Taís Araújo) e Xica da Silva (velha)



O leitor Rodrigo Alves
"Xica da Silva". Era de tirar o fôlego! Sem falar nas atuações inesquecíveis de Taís Araújo e Drica Moraes.

Por Thomaz Rocha

Publicado na revista TV Brasil n/n 852
X-TUDO - Memória

Nenhum comentário:

Postar um comentário