segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Esteves Fernandes - A Arte De Conviver



Mensagem de fé 

- "Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas..." Com estas palavras, o Mestre convida seus ouvintes a fazerem uma reflexão sobre a vida, na dimensão dos seus relacionamentos e das convivências, inclusive as que nos são hostis. Conviver é uma arte. É desafiador caminhar lado a lado (e trabalhar também) com pessoas cujos sentimentos são obscuros e em cujas palavras não conseguimos confiar.

Os nossos relacionamentos têm um custo-benefício. Quanto custa viver em paz? Qual o preço  que devemos pagar por uma convivência salutar? Três atitudes do espírito  humano amenizam os custos das convivências desgastantes. São elas:  a humildade, a resignação e o perdão.

Por que a humildade? Porque ninguém é nada nesta vida. É a bondade de Deus que nos mantém vivos. Só os humildes são realmente grandes, exatamente porque jamais se sentem como tais. Jesus Cristo desafiou: - "Quem quiser ser o maior, seja o menor..."

Na maratona da vida , a segunda milha é também o desafio da convivência com aqueles aos quais não podemos mudar e,contudo estão em nosso caminho. Por isso, um segundo preço a ser pago será a resignação. Há pessoas que jamais mudarão, por nossa causa. Há situações que são irreversíveis. O segredo é aceitar o que não pode ser mudado. Finalmente, o percurso da segunda milha exige a do perdão. Perdoar é, antes de tudo, uma decisão do espírito.Não perdoar é negar à vida aquilo que ela tem de mais significativo: a arte de construir relacionamentos.

A vida pode ser comparada a uma grande maratona com muitas milhas a serem percorridas. A segunda milha será sempre aquele momento necessário para se retomar o fôlego da vitória, que será alimentado pela humildade, a resignação e o perdão. Por isso, a segunda milha é o percurso dos vencedores. Ninguém se perde nesta rota!

Estevam Fernandes é Pastor da 1ª Igreja Batista

Publicada no jornal Correio da Paraíba
Edição de 17 de janeiro de 2016
Opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário