sábado, 16 de janeiro de 2016

Fato Novela

Em Os Mutantes: Caminhos do Coração...(2008)

Escrita por Thiago Santiago, a novela é uma continuação de Caminhos do Coração, do mesmo autor. Apostando em uma temática bem diferente (a existência de seres humanos que sofreram mudanças genéticas que os tornaram um misto de homens e serpentes, vampiros, lobisomens...)a trama foi alvo de muitas críticas. No entanto, é inevitável que se admire a ousadia do enredo, que, em alguns momentos, lembrou o filme X-Men. Os personagens foram inspirados no folclore brasileiro, como a mutante Pisadeira (Curupira) e nos seres mitológicos da Grécia, como a Ceres. Na época, o autor global Antônio Calmon acusou o colega da Rede Record de plagiar um de seus personagens, o Victor Victorio (de Gabriel Braga Nunes), de O Beijo do Vampiro. A suposta cópia seria o maldoso Taveira, interpretada pelo mesmo ator na emissora paulista. Na filmagem original da ponte Octávio Frias de Oliveira para a abertura da novela, aparecia acidentalmente o prédio da Rede Globo ao fundo. Para evitar esse "furo", a produção encobriu o edifício com árvores e morcegos por meio de computação gráfica.

Em Estrela de Fogo...(1998)



Fúlvio Stefanini e Cristina Prochaska

Exibida pela Record, a obra de Yves Dumont retratava o universo country e ficou marcada pelos belos cenários e figurinos, sendo a primeira novela a ter sucesso desde que a emissora voltou a investir em dramaturgia, em 1997. Seis meses depois do último capítulo, o folhetim teve sua primeira fase reexibida. É uma das tramas mais longas da TV, com 248 capítulos. Estrela de Fogo é o nome do cavalo dos Alvarenga e  gira em torno de conflito das duas famílias Gustavo e Estela Alvarenga (Fúlvio Stefanini e  Cristina Prochaka) e Tadeu Gomes de Oliveira (Luiz Guilherme).


Em O Espigão (1974)

Ary Fontoura e Susana Vieira
Abordando o crescimento descontrolado das metrópoles, a trama de Dias Gomes foi a primeira a tratar de ecologia na TV

A expressão "espigão", do personagem Lauro Fontana, entrou para o dicionário como definição de "edifício com muitos andares".

Susana Vieira ganhou o prêmio de atriz revelação por sua atuação como Tina Camará.

Para reproduzir a tecnologia descrita pelo autor, a produção trabalhou muito! A esteira de Lauro, por exemplo, era uma carrinho puxado por um contra-regra.

Em Verão Vermelho...(1969)


Jardel Filho e Dina Sfat

A primeira novela produzida para o horário das 22 h foi também a primeira a ser assinada por Dias Gomes sem o uso do pseudônimo Stela Calderón. O folhetim marcou a estreia de Dina Sfat na Rede Globo. Sua personagem Adriana, causou polêmica ao abordar o assunto do divórcio, prática que se tornou legal apenas em 1997.

Publicado na revista TV Brasil n/n 823

Nenhum comentário:

Postar um comentário