sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Pularam Fora Na Metade Das Novelas

Muitas vezes um ator deixa a atração antes do final e são substituídos por outros para que  o personagem siga no ar
Fazer uma produção para a TV já não é fácil. Agora imagina quando um ator tem que ser substituído sem tirar o personagem de cena. O jeito então é usar a criatividade.

Duda Wedling
 Em Cumplices de um Resgate uma substituição deu o que falar. Duda Wedling interpretava Dóris na novela infantil e de uma hora pra outra foi afastada da trama. Sophia Valverde, que era de Chiquititas, foi escolhida para dar continuidade à personagem. A assessoria do SBT diz que a saída de Duda do folhetim foi 'uma questão estritamente operacional, considerando a impossibilidade de renovação do contrato manifestada por Camila Wendling, mãe da atriz'. Porém, Noeme Wendling, prima da jovem, usou as redes sociais para dizer que Duda sofria "perseguição nas gravações com intermináveis implicâncias por parte de três mães de atores do elenco".
Karen Hils
Karen teve que deixar Pé na Cova
Enfim, nem sempre as trocas de atores acontecem de maneira conturbada. Quem acompanha Pé na Cova sabe que Soninja, inicialmente interpretada por Karen Hils, acabou sendo interpretada por outros artistas. tudo porque Karin foi escalada para outra produção de Miguel Falabella - Sexo e as Negas - e também protagonizou o espetáculo Mudança de Hábito. A gêmea negra da barraca de cachorro quente acabou entrando para clínica do dr. Zolta e saindo bem diferente, passando a ser interpretada por Mary Sheila. Na temporada que está no ar, mais uma reviravolta e Soninja acaba virando homem com H, na pele do ator Amauri Oliveira. Ou seja, divertido e inusitado!

Criatividade em cena

 Drica Moraes e Marjorie Estiano
Aguinaldo  Silva teve uma dor de cabeça e tanto para mudança de última hora em Império. E pior: envolvendo uma personagem de suma importância na trama. O autor teve que pensar rápido quando Drica Moraes não pôde dar continuidade a Cora por conta da saúde frágil.Em vez de chamar outra atriz da mesma idade ou tirar a personagem de cena, o recurso foi rejuvenescer a vilã e trazer de volta Marjorie Estiano, que havia interpretado Cora na primeira fase do folhetim. " Se é para tomar uma atitude tão inusitada, tem que ser radical mesmo, já que o fator surpresa em termos de ficção é a principal qualidade da novela. Pensei, assim: 'O que Janete Clair faria numa situação dessas?' E concluí que ela chamaria Cora jovem, ou seja, Marjorie Estiano, e não daria maiores explicações - estas se tornariam supérfluas com o decorrer da novela", disse Aguinaldo Silva em entrevista ao jornal Extra.

 Outras produções já passaram por situações semelhantes, seja por necessidade de última hora ou simplesmente por estar no sinopse. Confira:

Quinto dos Infernos (Globo 2002)


Ewerton de Castro
Ewerton de Castro entrou no ar na minissérie como Cauper, um comerciante. Mas o ator ficou profundamente descontente com o papel, já que praticamente todas as suas cenas eram cortadas ou minimizadas quando os capítulos da produção iam ao ar. O resultado foi chato: Castro pediu demissão e foi substituído por Flávio Galvão. "Não fui respeitado artisticamente. Meu personagem não tinha falas e nunca era enquadrado pela câmera. Eu jamais imaginei que eles chamariam a mim, um profissional com 34 anos de carreira, para fazer praticamente uma figuração na série", disse Ewerton de Castro, chateado, na época. 

O Clone (Globo, 2001) 
Débora Falabella
Corria tudo bem na novela até Débora Falabella, que interpretava uma personagem chave na trama, ficar doente. Na época, a atriz vivia Mel, filha de Lucas (Murilo Benício), em sua fase do vício em drogas. Débora precisou ficar internada uma semana para tratar uma meningite viral. O jeito foi apelar para a irmã da atriz, Cynthia Falabella, que já havia a substituído uma vez no teatro. Durante uma semana, Qynthia apareceu em cenas fortes, como quando Mel foi internada numa clínica de reabilitação para drogados. "Procurei passar a mão no cabelo de um jeito nervoso, como ela fazia, e olhar para tudo de modo desconfiado", explicou Cynthia.

O Primeiro Amor (Globo, 1972)

Sérgio Cardoso
 Não é só por problemas pessoais ou descontentamento por parte do ator que um personagem pode ganhar outro interprete no decorrer de da trama. Algumas vezes substituir um personagem é motivo de muita tristeza. Foi exatamente isso o que aconteceu na novela O Primeiro Amor. Infelizmente o ator Sérgio Cardoso morreu no meio da trama. Sérgio interpretava o professor viúvo Luciano, mas teve um infarto fatal quando faltavam apenas 28 capítulos para o desfecho do folhetim. Ele teve que ser substituído por Leonardo Villar. O novo ator entrou em cenas após um texto emocionante lido por Paulo José em homenagem à Sérgio Cardoso.

Texto: Núcia Ferreira

Publicado na revista TV Brasil n/n 823
Troca-Troca

Nenhum comentário:

Postar um comentário