sábado, 30 de janeiro de 2016

Fato Novela


Em Páginas da Vida...(2006)

 Helena Ranaldi, Tarcisio Meira, Sônia Braga e Letícia Sabatella
Como sempre gostou de fazer em suas novelas, o autor Manoel Carlos inseriu notícias reais nas cenas. Como, por exemplo, quando Anna (Deborah Evellyn) e Minoel (Ângelo Antonio) leram reportagens sobre a morte de jovens por conta de distúrbios alimentares ou, ainda, mostrando as freiras Natércia (Bete Mendes), Fátima (Inez Viana) e Zenaide (Selma Reis) se informando sobre a morte brutal do menino João Hélio, que chocou o Brasil. A propósito, o folhetim inovou e passou a adotar (sempre ao fim de seus capítulos), a exibição de depoimentos de anônimos sobre um acontecimento marcante de sua vida. Em um deles, os pais do garoto João emocionaram o público ao falarem sobre a dor de ter perdido o filho em um crime tão violento. O fim da personagem Angélica (Cláudia Mauro) também sofreu influência da vida real, imitando a morte de uma moça que, em dezembro de 2006, foi uma das vítimas que estava a bordo de um ônibus no Rio de Janeiro, que foi assaltado e incendiado, deixando mortos e feridos. A atriz Lilia Cabral brilhou em cena na pele de outra famosa Marta: uma vilã autoritária e sem nenhum escrúpulo.

Em Barba-Azul...(1974)


 Eva Wilma e Carlos Zara
Outro grande sucesso da autora Ivani Ribeiro, a novela do gênero comédia romântica chegou a conquistar 54% da audiência.

Em 1985, a trama ganhou um remake na Rede Globo, A Gata Comeu, também escrita por Ivani Ribeiro, que alcançou o mesmo sucesso que a primeira versão da TV Tupi.

Os protagonistas Eva Wilma e Carlos Zara se casaram na vida real durante a exibição do folhetim.

Foi a primeira telenovela a ser exibida em cores do horário das 19h na emissora. A partir de sua estreia, todas as produções noturnas do canal deixaram de ser transmitidas em preto e branco.

Em Fera Ferida...(1993)

 Cassia Kis Magro
Inspirada na obra de Lima Barreto, a trama fazia referências ao autor, como nas ruas da cidade (Praça Policarpo Quaresma, Rua Gonzaga de Sá...), que levavam títulos de suas obras. As cenas em que D.Ilka Tibiriçá (Cassia Kis Magro) cozinhava, fizeram tanto sucesso que os telespectadores pediram que fossem exibidas devagar, para que pudessem anotar todas as receitas.

Em E Nós Aonde Vamos?...(1970)

Leila Diniz, Geraldo Del Rey e Glória Magadan
A obra de Glória Magadan para a Rede Tupi foi um fiasco. A tentativa de abordar a juventude, e não temas recorrentes de suas tramas, como conflitos de princesas e duques, não agradou o telespectador. Essa foi a última novela da protagonista Leila Diniz, que morreu dois anos depois em um acidente aéreo.

Publicado na revista TV Brasil n/n 826



Nenhum comentário:

Postar um comentário