sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Comidinhas Que Fizeram História Nas Novelas

Vira e mexe, a teledramaturgia revela quitutes pra lá de saborosos que aguçam o paladar dos telespectadores.
As tramas brasileiras muitas vezes ditam costumes na moda e nas expressões verbais, com os famosos bordões dos personagens. Mas outro elemento também consegue despertar o interesse do público e, não raro, se transforma em uma atração a mais dos folhetins: são as "comidinhas". Doces e salgados que são mostrados durante a história que agregam 'importância' a um personagem e tornam-se populares. E a TV Brasil fez um cardápio pra lá de saboroso pra você relembrar (e se deliciar, claro), com alguns desses famosos quitutes da nossa telinha.

Profiteroles do Foguinho
(Cobras e Lagartos)
  
   
                  
Exibida pela Globo em 2006, a novela das 19h, contava, entre outras coisas, a história de Foguinho (Lázaro Ramos) que, do dia para noite, ficou milionário e se apaixonou por uma das sobremesas mais clássicas e saborosas do mundo, o profiterole. Trata-se de um doce de massa açucarada e leve, recheado com cremes, sorvetes e coberto com caldas dos mais vaiados sabores. Na França, a delícia foi considerada iguaria real no século 16.Já na trama, Foguinho e Ellen (Taís Araújo) provaram o quitute, acharam chiquérrimo e o doce virou estreia em várias sequências da história.

Pastel da Dona Jura
(O Clone)

A novela exibida em 2002, teve inúmeros destaques e, além do polêmico tema sobre a clonagem humana, vários personagens chamaram a atenção. Um dos mais populares foi a Dona Jura, interpretada por Solange Couto. A debochada e esquentada dona do bar era a alegria do bairro de São Cristovão e conquistou o público com seu bordão 'não é brinquedo não!'. Além disso, os famosos pasteizinhos da veterana foram uma atração à parte na trama de Glória Perez e várias celebridades pintaram em cena só para provar o delicioso quitute, que ganhou fama como um dos mais populares da teledramaturgia brasileira. Pelé, Zeca Pagodinho, Alcione, entre outras personalidades fizeram uma visitinha a São Cristovão atrás do famoso pastel.  

Cocada da Dulce
(Morde e Assopra)

O doce feito pela batalhadora Dulce (Cássia Kis) na divertida trama da Globo (em 2011), ajudou a moça a criar o filho, Guilherme (Klebber Toledo) e mandá-lo para a cidade grande estudar medicina. A simplória e doente dona de casa vendia as cocadas para custear os gastos do herdeiro que, ingrato, morria de vergonha dela. Todos os personagens amavam a delícia feita de água, açúcar, leite condensado e coco. Dá até água na boca!

Churros da Dona Florinda
(Chaves)

Uma das séries mais queridas e populares do Brasil, exibida até hoje pelo SBT, também teve sua iguaria que ficou bem famosa. Quem acompanhou o seriado deve lembrar-se dos churros da Dona Florinda (Florinda Meza). Ela fazia o doce, de origem espanhola, e Seu Madruga (Ramón Valdéz) até tentava vender a guloseima na porta da Vila, mas de tão bom que era, ele e Chaves (Roberto Bolaños) acabavam comendo tudo e voltavam pra casa satisfeitos, mas sem nenhum tostão no bolso.

Bolinho de Chuva da Tia Nastácia
(Sítio do Picapau Amarelo)

Quem assistiu à novelinha infantil baseada na obra de Monteiro Lobato nunca vai esquecer o famoso bolinho da simpática e carinhosa Tia Nastácia, a cozinheira de mão cheia do Sítio.Entre outros pratos, ela tinha num jeito tão especial de preparar bolinho de chuva, que acabou eternizando o doce nas histórias da trama. Narizinho, Emília, Pedrinho e companhia se fartavam com a guloseima. Até o Minotauro (monstro mitológico que apareceu em um dos episódios da série) se rendeu aos encantos da deliciosa sobremesa. "Pegou outro, e outro e outro, e comeu a peneirada inteira", dizia a cozinheira em um dos capítulos. Hum, que gostinho bom de infância, heim! Coisa de avó!.

Texto: Núcia Ferreira
Dá Água na Boca

Publicado na revista TV Brasil n/n 827

Nenhum comentário:

Postar um comentário